domingo, 5 de junho de 2011

Maratona 616: 10 Fatos sobre Destrutor

Artigo escrito por nosso novo colaborador, André “DestrutorX” Silva.

Alex Summers

Alexander “Alex” Summers, mais conhecido como Destrutor, é um dos X-Men mais antigos e é o irmão mais novo de Scott Summers, o Ciclope. Embora sempre estivesse à sombra do irmão, Alex sempre se mostrou um bom líder e um bom estrategista. Um de seus maiores defeitos é sempre se comparar ao irmão e não dar valor as suas próprias habilidades.

Assim como o irmão, Alex têm seus poderes baseados em energia. Entretanto, ele pode disparar suas rajadas de plasma tanto pelos membros quanto pelo peito. Ele finalmente ganhou uma chance nos cinemas e vai aparecer novo filme dos mutunas – X-Men: First Class. Fã confesso do personagem, não poderia deixar de homenageá-lo lembrando alguns pontos marcantes da carreira do herói mutante nesta Maratona organizada pelo site Universo Marvel 616.


10. O casal Destrutor e Polaris


Alex Summers

Alex Summers e Lorna Dane se conheceram durante o primeiro ataque dos Sentinelas. Ambos foram resgatados e se uniram as fileiras dos X-Men, onde se sentiram atraídos mutuamente. Alex e Lorna sempre tiveram um relacionamento forte, embora conturbado. Passaram por muita coisa juntos, tendo diversos altos e baixos. Chegaram bem perto de se casar certa vez, mas não deu certo porque Lorna estava forçando a barra ao notar que Alex estava se interessando por Annie Ghazakhanian, a enfermeira que havia o ajudado a sair do estado comatoso. Rejeitada no altar, Lorna enlouqueceu e começou a atacar seus companheiros, só sendo detida pelo Fanático. Apesar disso, Alex não hesitou em arriscar sua vida para salvar Lorna Dane quando esta mais precisou. Transformada em Pestilência, uma das Cavaleiras do Apocalipse que tinha a habilidade de absorver doenças, bactérias e vírus para criar uma nova doença mortal, Lorna quase morreu ao final de um confronto com os X-Men. Arriscando ser contaminado por uma doença mortal, Destrutor salvou Lorna com uma respiração cardiorrespiratória. O casal se reuniu novamente quando passaram a integrar a equipe de X-Men formada por Charles Xavier para impedir Vulcano de destruir o Império Shi’ar. Ambos, junto com a sobrinha de Alex, Rachel Summers, atualmente integram os Piratas Siderais.

09. Surge Destrutor!


Alex Summers

Em sua primeira aparição nos quadrinhos, na edição X-men #54 de Março de 1969, Alex foi capturado por um professor de arqueologia chamado Ahmet Abdol, um mutante que tinha uma espécie de simbiose com ele graças as experiências do Senhor Sinistro. Enquanto Alex estivesse absorvendo energia cósmica, Abdol não poderia utilizar suas habilidades. Abdol isolou Alex em uma cápsula e absorveu energia até se transformar no Monolito Vivo, um vilão gigante com vastos poderes cósmicos. Os X-Men aparecem para salvar o dia e Alex têm seu primeiro encontro com seu irmão Ciclope.

08. Destrutor, servo de Apocalipse

Alex Summers

Na realidade deturpada conhecida como Era do Apocalipse, Alex e Scott foram adotados pelo Senhor Sinistro e criados para serem fiéis servos da aristocracia mutante criada por Apocalipse. Os dois irmãos estavam sempre buscando a aprovação de seu pai adotivo, mas Alex sempre se mostrou mais inseguro acreditando que o irmão era o favorito do pai. Os dois irmãos acabaram conhecendo seu pai biológico, mas infelizmente o mesmo fora infectado pela Ninhada. Ciclope optou por matar seu pai para evitar que ele se tornasse uma ameaça maior e Destrutor ficou revoltado com ele, acreditando que eles poderiam ter salvo o pai. Isso deixou a rixa entre os dois cada vez maior. Quando Ciclope, apaixonado por Jean Grey, traiu Apocalipse e o Senhor Sinistro. Destrutor viu a oportunidade perfeita para se tornar o filho favorito de seu pai adotivo. Alex caçou o casal de fugitivos e aparentemente matou Jean Grey. Ele também conseguiu o que sonhara durante toda sua vida: vencer o irmão. Mas sua alegria durou pouco pois Arma X surgiu e matou Alex para vingar a morte de Jean.

07. O Ultimate Destrutor


Alex Summers

No ano 2000, todo o Universo Marvel foi redesenhado dando origem a mais uma realidade alternativa: a Terra Ultimate. Nesta realidade, Alex Summers é o irmão mais velho de Scott Summers e é líder da Academia do Amanhã, o esquadrão mutante pacificador de Emma Frost.
Nesta realidade, a rixa entre os dois irmãos é muito grande. Um dos principais motivos é que Scott já namorou Lorna Dane, atual namorada de Alex. Assim como na Terra-616, os poderes dos dois irmãos não afetam um ao outro.

06. O sacrifício do herói


Alex Summers

Destrutor e os X-Men entram em batalha contra o Adversário, uma entidade maligna que tem como objetivo perpetrar o caos completo e destruir a Terra. O vilão se mostra muito poderoso e nem mesmo com a ajuda de Roma, uma feiticeira filha de Merlin e guardiã do Omniverso, eles conseguem vencê-lo. Forge, então, apresenta uma solução final: um feitiço para aprisionar o vilão em outro dimensão. Para que o feitiço funcione, Destrutor e os X-Men sacrificam suas vidas. Todo o sacrifício é filmado por uma rede de televisão e os X-Men passam a ser tidos como heróis.
Agradecida pela bravura dos X-Men, Roma ressuscita os heróis, que decidem continuar mortos para o mundo. Esses eventos fizeram parte da saga Queda dos Mutantes.

05. Alex Summers, Príncipe dos Duendes


Alex Summers

Durante a invasão demoníaca na saga Inferno, Alex Summers se entrega aoamor por Madelyne Pryor, acaba corrompido pela demônio N’astirh e trai seus companheiros X-Men, tornando-se o Príncipe dos Duendes. Madelyne havia enlouquecido após descobrir toda a verdade sobre suas origens e se valia dos sentimentos de Alex para ter ajuda em sua vingança. Ao final da saga, com Madelyne e N’astirh derrotadas, X-Men e X-Factor decidem caçar o verdadeiro vilão por trás de tudo: Senhor Sinistro. Alex e Scott se dão conta de que o Senhor Sinistro estava por trás de todas as desgraças em suas vidas. Alex energiza Scott com seus poderes e este, vencendo um bloqueio mental colocado em sua mente a muito tempo atrás, derrota Senhor Sinistro com uma potente rajada óptica.

04. Líder do X-Factor

Alex Summers

Val Cooper recebe ordens para criar uma nova super-equipe mutante filiada ao governo para substituir a Força Federal. Surge então o X-Factor, que têm como líder Destrutor e como membros originais Lupina, Polaris, Fortão, Homem-Múltiplo e Mercúrio. Os membros da equipe e a relação com Val Cooper eram muito instáveis e o X-Factor acabou tendo vida curta. O ponto final aconteceu quando Destrutor, o líder da equipe, foi dado como morto num acidente aéreo.

03. A Irmandade de Destrutor


Alex Summers

Cansado de seguir os sonhos dos outros e talvez abalado moralmente pela lavagem cerebral sofrida nas mãos do Fera Negro, Alex Summers decidiu fundar sua própria equipe de mutantes, a qual chamou de Irmandade. Começava ali a fase bad boy do herói mutante. Destrutor pretendia impor à força o respeito pelos mutantes numa versão intermediária entre as visões do Professor X e Magneto. Fera Negro, vilão oriundo da Era do Apocalipse e um dos membros desta nova equipe, acreditava estar no controle das ações pouco ortodoxas de Alex. Durante esse período, Destrutor tentou matar JJ Jameson e chegou bem próximo de matar seu próprio irmão, Ciclope. As ações da equipe fizeram seus membros serem tidos como terroristas. Destrutor, na verdade, estava de olho nas experiências do Fera Negro e tentava descobrir qual era o grande plano do mesmo para impedi-lo. Com a ajuda da equipe mutante vinda do futuro, chamada de XUE (Xavier’s Underground Enforcers), Alex deteve Fera Negro, debandou a Irmandade e retornou ao X-Factor.

02. Alex Summers, o Mutante X


Alex Summers

Greystone, ex-membro da XUE e aspirante a membro do X-Factor, teve um colapso mental e construiu um avião para tentar viajar no tempo e voltar para sua própria realidade. Destrutor tentou salvá-lo mas o avião acabou explodindo. Os dois mutantes foram dados como mortos.

Na verdade, a explosão do avião acabou jogando Destrutor em outra realidade, onde ele substituiu sua contra-parte recém-assassinada nas mãos de sentinelas.

Nesta realidade, Alex foi líder dos Seis, uma equipe de heróis mutantes que consistia de versões alternativas de Madelyne Pryor, Homem-de-Gelo, Fera, Arcanjo e Tempestade (conhecidos lá como Lady Marvel, Homem Gelo, Brutal, O Caído e Tormenta. Naquela realidade, Ciclope fora seqüestrado pelos Shi’ar juntamente com seus pais e Alex acabou se casando com Madelyne Pryor, com quem teve um filho chamado Scotty, nome dado em homenagem ao irmão mais velho. Estranhamente, o menino parecia saber que não estava mais lidando com seu pai. Eventualmente, Alex voltou para sua própria realidade, onde foi encontrado comatoso pela enfermeira Annie Ghazakhanian. Essas aventuras fizeram parte da série Mutant X e sequer foram publicadas direito por aqui.

01. Destrutor derrota Vulcano


Alex Summers

Gabriel Summers, o Vulcano, já havia deixado de ser um problema dos X-Men e agora era o líder do império Shi’ar. Com a morte de seu pai (Christopher Summers, o Corsário), Destrutor havia assumido o comando dos Piratas Siderais e auxiliava a Resistência de Lilandra. Uma ameaça mortal na forma da misteriosa raça alienígena chamada Scy’ar Tal faz com que Alex e Gabriel unam suas forças para salvar o império. Terminada a ameaça, Vulcano trai Destrutor e o joga numa estrela para matá-lo. Mas o tiro sai pela culatra. Destrutor absorve a energia da estrela e aplica uma surra em Vulcano. Com o irmão a sua mercê, Destrutor diz: “O Professor Xavier me disse que eu poderia nunca conhecer o limite de meu poder. Ele nunca pensou em me jogar numa estrela...”

Infelizmente, Alex é obrigado a se render para salvar as vidas de seus companheiros Piratas Siderais e perde a chance de matar seu irmão, o responsável pela morte de Corsário. Se quiser saber mais sobre Destrutor, você pode dar uma conferida na ficha dele no Armada Mutuna.

Agradeço a oportunidade e fico na expectativa de que X-Men: First Class seja um filme a altura dos X-Men.

Que a Força esteja com todos vocês.



André “DestrutorX” Silva.

Fontes: Armada Mutuna; Protocolos Xavier; Marvel Wikia e Comic Vine

comments powered by Disqus