sexta-feira, 3 de junho de 2011

Maratona 616: Animações com os Filhos do Átomo

Todo mundo conhece o desenho dos anos 90 ou o mais atual e polêmico X-Men Evolution, mas existem mais animações (ou tentativas de animação) dos mutantes do que essas, vamos conferir as animações dos X-Men em ordem cronológica?

Photobucket

A primeira vez que os filhos do átomo deram suas caras em uma série animada não foi em uma série só sua. A aparição se deu na série ‘Homem-Aranha e seus incríveis amigos’ surgida em 1982. Diversos personagens da editora deveriam passar por essa animação e dentre os alunos de Charles Xavier, uma dupla fazia parte do núcleo principal de amigos do Peter Parker: Homem de Gelo e Estrela de Fogo.

Photobucket

Não, você não está sem memória, Estrela de Fogo foi uma personagem criada para o desenho, depois ela foi renomeada Flama e incorporada nas HQs, um exemplo raro de personagens que fazem esse caminho inverso. A dupla aparece em 3 episódios contracenando até com o irmão de Charles, Fanático. Nada de mais, mas era a estréia dos mutantes nos desenhos animados.

.

.

Um pedaço de um episódio:

.

.

Curiosidade: Na versão passada no Brasil, a dublagem mudou o nome de Wolverine para Lobinho... sem comentários, né?


Depois, em 1989, uma tentativa de emplacar uma série animada somente dos X-Men foi feito um episódio piloto chamado: Kitty Pride: O orgulho dos X-Men (Pryde of the X-Men). O piloto não foi muito bem aceito (não tinha um roteiro muito forte, de fato) e parou por aí. Porém, é um marco dos mutantes nessa mídia e ganhou até uma quadrinização adaptada por Danny Fingeroth. A história conta (obviamente) a entrada de Kitty no grupo onde ela interage com os outros x-men Ciclope, Colossus, Wolverine, Cristal, Tempestade e Noturno e acabam enfrentando o vilão mais famoso do grupo, Magneto e sua irmandade de mutantes prestes a eliminar todos humanos da Terra. O piloto foi escrito por Larry Parr e narrado por Stan Lee em pessoa.

Photobucket

.

.


Três anos depois, em 1992, os X-Men ganhariam finalmente sua versão animada que teve grande sucesso: a série animada dos anos 90 (X-Men Animated Series). Muitos fãs do Homo superior acompanharam essa série se não, conheceram seus heróis favoritos (ou não) por ela. Seu truque para ser uma série bem sucedida era a fidelidade (na maioria) aos quadrinhos, adaptando, inclusive, sagas conhecidas dos leitores como a Saga da Fênix Negra (feita impecavelmente como sua versão das HQs tirando o final mais ‘feliz’), Dias de um Futuro Esquecido e toda a problemática política e o preconceito em torno do Homo superior.

Photobucket

O elenco principal ficava com os personagens Professor X, Wolverine, Ciclope, Jean Grey, Tempestade, Gambit, Vampira, Fera e Jubileu, sendo que diversos outros personagens fizeram participações ou aparições em algum episódio. Porém, nem tudo é perfeito e o grande defeito dessa série era a má qualidade da animação. Ok, a Marvel ainda não tinha todo o poder que tem hoje, mas os cenários malfeitos, a animação estranha e a constante troca de cores (ou falta delas) em roupas e cabelos deixaram uma marca negativa na animação feita pela Graz Entertainment em associação com a Saban International. A série teve 76 episódios distribuídos em 5 temporadas chegando ao seu fim em 1997.


Um pedaço do desenho dublado:

.

.

E a abertura:

.

.

Curiosidade: No auge de sua série, os X-Men aproveitaram para retribuir a “ajuda” dada pelo Homem-Aranha no começo e participaram de um episódio duplo do desenho do Aracnídeo da época, com direito a Wolverine invocando com Aranha. Na mesma série, até Tempestade participou, para o azar dela, da sofrível versão animada de Guerras secretas.


Apesar do sucesso dos anos 90, os filhos do átomo só voltaram a ter uma série animada em 2001 com a polêmica série X-Men Evolution. Em relação à animação em si, essa é bem superior à dos anos 90 até pela maturidade e condições financeiras da editora Marvel. Porém, essa animação (produzida por Boyd Kirkland que fez diversos episódios de Batman: The Animated Series; e Michael Wolf, produtor executivo de Uma Família da Pesada) tinha como público principal crianças e adolescentes, levando a mudanças nos personagens (deixando-os mais novos ou transformando-os em adolescentes) não muito bem vistas pelos leitores mais antigos.

Photobucket

A temática muitas vezes também não agradava o público mais velho (que mesmo não sendo o alvo não deixava de assistir) pelo seu teor mais “juvenil”. Amada por uns e odiada por outros, no quesito técnica ela não deixa a desejar e teve uma boa projeção durando até 2003. Diversos personagens (quase todos os mais conhecidos e os menos também) passaram pelo desenho, que teve um total de 4 temporadas e 52 episódios. Infelizmente, a quinta temporada começou a ser esboçada, mas não teve continuidade.


Um pouco do primeiro episódio:

.

.

e a abertura:

.

.

Curiosidade: Evan Daniels (Spyke) e X-23 foram personagens criados originalmente nesta série. Mais tarde a personagem X-23 foi aproveitada nos quadrinhos, tornando-se uma personagem complexa e muito bem aproveitada, como integrante da X-Force. Além disso, ela também gerou um especial contando sua origem (bem diferente da mostrada em X-Men Evolution).


Então, em 2008, vem o equilíbrio entre a fidelidade de produção ruim dos anos 90 e a versão totalmente diferente e bem feita de Evolution: Wolverine e o X-Men. Com ótima qualidade de animação e roteiro mais adulto e desenvolvido, a nova série dos mutantes atende os fãs de todas as idades e adquire muitos adeptos. Claro que Wolverine como líder (após um ataque que tira Jean e Xavier da jogada) é fruto de sua popularidade pós-filme e um pouco diferente da personalidade original do baixinho, mas essas alterações das mídias que não HQs são inevitáveis. Essa série possui um roteiro mais complexo em que um Professor Xavier do futuro se comunica com o pupilo Wolverine para guiá-lo como líder (até de certo modo relutante) do grupo para evitar um futuro apocalíptico. A série só teve uma temporada até agora que contou com 26 episódios. Após ser anunciada uma segunda temporada a série foi cancelada ano passado para tristeza dos fãs que querem salvá-la a qualquer custo.

Photobucket

Dois trailers do desenho:

.

.

.

.


Por último, este ano de 2011, surgiu um animê Japonês dos heróis mutantes. Ainda sem muita informação, o que sabemos é que o desenho tem como personagens: Professor X, Ciclope, Emma Frost, Tempestade, Fera, Wolverine e a novata Armadura. O desenhou começou a ser exibido em abril, no Japão. Eu ainda não assisti, mas, sinceramente, não sou muito fã do gênero. De qualquer forma, fica aqui uma amostra:

.

.

e a abertura:

.

.


Photobucket

Bastante coisa, não? Se não é da sua época deu pra conhecer, se é, pra matar a saudade. E é bem capaz de surgir mais ainda depois do filme X-Men First Class, ainda mais se for um sucesso de crítica como tem apontado na pré-estréia. Sendo de boa qualidade não faz mal nenhum!

Photobucket

Cammy

comments powered by Disqus