domingo, 5 de junho de 2011

Maratona 616: Antes de ser Magneto, ele era Erik

Assim como fiz com Charles Xavier, abordando seu passado, é chegada a hora de fazer o mesmo por Erik Magnus Lensherr, o outro protagonista de X-Men: Primeira Classe, o mais novo filme dos heróis mutantes nos cinemas.

X-Men

Para começar, a maioria dos leitores o conhece como Erik Magnus Lensherr, mas seu nome verdadeiro é Max Eisenhardt. Ainda na escola, em Nuremberg, conheceu uma menina cigana chamada Magda, por quem se interessou e estava sempre tentando impressionar, destacando-se em eventos esportivos para chamar sua atenção.

Infelizmente, a intolerância separou o jovem casal antes que surgisse qualquer romance, já que Jakob Eisenhardt resolve fugir com toda a família para a Polônia, tentando escapar dos problemas da Alemanha. A segurança da família Eisenhardt não durou para sempre, pois os nazistas invadiram a Polônia e todos eles foram parar no campo de concentração de Auschwitz.

X-Men

Em uma tentativa de fuga, o jovem Max foi capturado e, para servir de exemplo, toda a família foi para a execução. Todos foram enterrados juntos, em uma vala comum, mas Jakob tinha morrido, assim como a esposa Edie e a filha Ruth, porém, milagrosamente nenhuma das balas atingiu Max de forma fatal, o que lhe permitiu escavar sua saída do túmulo.

O que ninguém sabia, nem mesmo Max, era que seu poder mutante sobre o magnetismo havia se manifestado e salvado sua vida de forma inconsciente. Infelizmente, uma hepatite impediu o pleno desenvolvimento de seus poderes, que continuaram adormecidos até a idade adulta. Assim, Max continuou aprisionado e esquecido no campo de concentração.

No entanto, provando que tudo na vida tem um lado bom, Max reencontrou Magda, que também era uma das prisioneiras. O apoio que um dava ao outro foi crucial para conseguirem sobreviver à tamanho sofrimento. Quando finalmente a guerra acabou e o campo foi fechado, os dois conseguirem fugir juntos e, passado um tempo, tornaram-se de fato um casal. O momento de paz era tanto que até mesmo uma filha juntos eles tiveram, que batizaram com o nome de Anya.

X-Men

Falando em nomes, foi aqui que Max Eisenhardt ficou para trás, pois ele procurou um falsário chamado Georg Odekirk, que criou uma nova identidade para ele. Odekirk usou a identidade do falecido "Erik Lensherr", que não só permitiria um recomeço, como ajudaria Max a viver mais facilmente entre o povo de Magda.

Erik então partiu com sua nova família para a cidade soviética de Vinnitsa. Lá ele se desentendeu com seu patrão e, por acidente, arremessou uma ferramente metálica contra o homem. Obviamente o sujeito ligou para a KGB, que não perdeu tempo e veio prender o mutante. Infelizmente, chegaram no exato momento em que a pousada onde a família Lensherr estava hospedada ardia em chamas. Anya gritava por seu pai, mas este foi impedido de ir em seu socorro.

X-Men

Com a morte da filha, a fúria de Erik disparou em um rompante, que destruiu boa parte da cidade, matando várias pessoas no processo. Aterrorizada com o ato horrendo de seu marido, Magda fugiu em desespero, sem revelar que estava grávida.

Longe dali, na Montanha Wundagore, ela foi acolhida pela estranha criatura chamada Bova e deu à luz aos gêmeos Wanda e Pietro. Assim que se recuperou, Magda fugiu e deixou os filhos, que foram entregues aos ciganos Maximoff.

X-Men

Erik partiu com o corpo de sua filha, querendo nada mais do que enterrá-la. Porém, soldados vieram ao seu encalço, com o objetivo de prendê-lo pelo massacre de Vinnitsa. O mutante ainda tentou conversar, mas foi baleado na cabeça e, irritado, massacrou todos os soldados. Ele pensou que poderia até ser perdoado pelo massacre feito em um rompante de ira, mas por esse segundo não, já que estava bravo, só que consciente. Dessa vez, segundo o próprio Erik, não tinha mais volta.

Erik, agora usando o nome de Erik Magnus Lensheer, partiu para Haifa, em Israel, onde tornou-se voluntário em uma clínica para vítimas do holocausto. Nesse período, Erik fez amizade com um médico da clínica chamado Charles Xavier.

X-Men

Os dois amigos, um sem saber que o outro era mutante, debatiam sobre o que aconteceria se uma nova raça poderosa surgisse, demonstrando as visões opostas que tinham, com Xavier acreditando na coexistência e Erik pregando a supremacia da nova raça, já que se não o fizessem, seriam oprimidos como aconteceu com outras minorias.

A real natureza dos amigos foi revelada um ao outro quando Gabrielle Haller, a namorada de Xavier, foi sequestrada pelo Barão von Strucker, já que ela sabia da localização de um esconderijo secreto de ouro. Os dois mutantes partiram para o resgate, mas no final do confronto, Magnus tentou matar o Barão e só não o fez porque Xavier o impediu. Percebendo que suas visões de mundo eram diferentes demais, Erik partiu com o ouro, dizendo que iria usá-lo para financiar sua cruzada.

Apesar disso, Erik ainda tentou andar por caminhos "justos", caçando criminosos de guerra nazistas. Por um tempo, trabalhou para uma agência de inteligência ocidental (provavelmente CIA), mas era um agente duplo, pois também trabalhava para o MOSSAD. Nesse período, envolve-se novamente em um romance, dessa vez com uma jovem chamada Isabelle. Visando encerrar com suas atividades, a agência matou essa jovem diante de seus olhos, pretendendo fazer o mesmo com ele em seguida, no entanto, em mais um acesso de fúria, ele eliminou todos aqueles agentes e afirmou que dali em diante seu nome seria Magneto.

X-Men

Mais tarde, morando no Brooklyn, em Nova York, sob o disfarce de "Michael Xavier", ele começou a planejar seu uniforme, já que com todos os heróis e vilões fantasiados, era necessário que ele fizesse o mesmo para fazer uma declaração. Supõe-se que neste momento ele estava em um estado psicótico maníaco, provocado por uma combinação de fatores, incluindo o uso excessivo de seu imenso poder.

Anos mais tarde, Magneto reapareceu com traje e o capacete, destinado a proteger de telepatia. Ele estava determinado a conquistar a raça humana, para impedir a opressão dos mutantes, declarando-se o salvador de sua espécie. Ele ataca uma base de mísseis e enfrenta a equipe original dos X-Men.

X-Men

E o resto, como dizem, é história.


Eddie

comments powered by Disqus