sábado, 4 de junho de 2011

Maratona 616: Antes de ser Professor X, ele era Charles

No filme X-Men: Primeira Classe, mais recente exemplar da franquia dos mutantes no cinema, conhecemos um pouco mais de Charles Xavier antes de se tornar o Professor X. Sendo assim, nada melhor que se aprofundar nessa viagem ao passado e conhecer mais do fundador da Escola para Jovens Superdotados.

X-Men

Charles era filho de Brian e Sharon Xavier. Seu pai, um pesquisador nuclear, faleceu em um acidente e seu amigo e colega de pesquisas, Dr. Kurt Marko, aproximou-se da viúva e, posteriormente, acabaram se casando. Com isso, Charles ganhou um meio-irmão de presente, um jovem irritadiço chamado Cain Marko, que constantemente o agredia.

X-Men

Embora Kurt protegesse Charles de Cain, seu interesse era apenas pela fortuna da família Xavier, algo que Charles não tardou a descobrir, graças aos seus poderes telepáticos, que como a maioria dos mutantes, manifestou-se na adolescência. Esse poder o ajudou a ligar-se à mente de sua mãe, visando assim tentar ajudá-la a superar o alcoolismo, e também a ler a mente de Cain, com o objetivo de ajudá-lo com seus problemas com o pai.

Com ambos, Xavier não obteve muito sucesso. Sua mãe não resistiu aos abusos de Kurt e acabou morrendo, enquanto Cain passou a odiá-lo e invejá-lo tanto que isso culminou em uma briga que causou um acidente grave de laboratório, tirando a vida de Kurt Marko.

Charles e Cain continuaram juntos, apesar do ódio entre eles. Com o passar do tempo, os cabelos de Xavier foram caindo, como efeito colateral de seus dons mutantes, e ele tornou-se um grande atleta, também pelo uso desses poderes, já que lia a mente de seus adversários esportivos. A inveja e a raiva de Cain finalmente explodiram e ele causou um acidente de carro que quase matou ambos, mas eles sobreviveram e ficaram uns anos sem se encontrar.

Charles ingressou na Universidade Oxford, tornando-se um dos mais brilhantes alunos da instituição. Lá ele conheceu seu primeiro e, talvez, maior amor de sua vida, a jovem escocesa Moira Kinross. Os dois passaram de colegas de debate sobre mutação genética para um casal apaixonado que falava até mesmo em casamento. Infelizmente esses planos tiveram que ser adiados, pois assim que concluiu a faculdade Charles foi convocado para a servir o exército, mais precisamente na Guerra da Coréia.

X-Men

Lá ele finalmente reencontrou Cain Marko, que servia na mesma unidade. Em um dos confrontos, Cain resolve desertar e Charles tenta impedi-lo, mas a única coisa que consegue é testemunhar o irmão encontrar o Rubi de Cyttorak e transformar-se no poderoso Fanático, ficando preso nos escombros do templo por anos.

X-Men

Ainda na guerra, Charles ganhou notoriedade em missões de busca e salvamento, já que conseguia localizar os companheiros perdidos ou capturados com seus poderes. Ganhou o apelido de "O Bom Pastor", já que sempre conseguia recuperar as "ovelhas perdidas". Nessa época, um de seus companheiros de unidade era Carmo Pryde, o futuro pai de Kitty Pryde.

Algum tempo depois, uma carta de Moira chegou, onde ela rompia o noivado sem maiores explicações, deixando Xavier profundamente triste, principalmente tempos depois, quando descobriu que ela tinha se casado com Joseph MacTaggert, um antigo namorado dela. Charles estava tão triste que quando foi dispensado do serviço militar, tornou-se um nômade, viajando pelo mundo.

Nessas viagens chegou ao Cairo, no Egito, onde teve sua carteira roubada por uma jovem ladra chamada Ororo Munroe. Ele a seguiu telepaticamente e a paralisou, recuperando sua carteira e descobrindo que ela também era mutante. Nesse instante, Charles foi atacado telepaticamente por Amahl Farouk, o Rei das Sombras, um mutante maligno que estava usando a jovem Ororo para cometer furtos pela cidade.

X-Men

A batalha entre os dois telepatas foi até engraçada, já que os dois ficam sentados o tempo inteiro em um bar e, depois de um tempo, Farouk cai morto. Tudo porque ela se desenrolou de forma feroz no plano astral, onde Xavier venceu por muito pouco. Nesse instante ele percebeu que a humanidade deveria ser protegida de mutantes malignos, assim como jovens mutantes precisariam ser acolhidos e protegidos. Nascia nesse momento o sonho de coexistência pacífica entre humanos e mutantes.

Xavier partiu para Haifa, em Israel, onde passou a ajudar em uma clínica para vítimas do holocausto. Uma das pessoas que ele ajudava era a jovem Gabrielle Haller, que estava em estado catatônico. Ele conseguiu acordá-la e os dois se apaixonaram. Nesse período, Charles fez amizade com um voluntário da clínica chamado Erik Magnus Lensherr.

X-Men

Os dois amigos, um sem saber que o outro era mutante, debatiam sobre o que aconteceria se uma nova raça poderosa surgisse, demonstrando as visões opostas que tinham, com Xavier acreditando na coexistência e Erik pregando a supremacia da nova raça, já que se não o fizessem, seriam oprimidos como aconteceu com outras minorias.

A real natureza dos amigos foi revelada um ao outro quando Gabrielle foi sequestrada pelo Barão von Strucker, já que ela sabia da localização de um esconderijo secreto de ouro. Os dois mutantes partiram para o resgate, mas no final do confronto, Magnus tentou matar o Barão e só não o fez porque Xavier o impediu. Percebendo que suas visões de mundo eram diferentes demais, Erik partiu com o ouro, dizendo que iria usá-lo para financiar sua cruzada.

Charles permaneceu ainda um tempo em Israel, mas quando terminou seu relacionamento com Gabrielle, decidiu partir novamente. O que o casal não sabia é que ela estava grávida, gerando o filho único de Charles, o jovem David Haller.

Em uma cidade próxima do Himalaia, Charles Xavier encontrou mais um vilão, mas dessa vez ele não era mutante, nem mesmo humano. Era o alienígena chamado Lúcifer, que era o batedor de uma possível invasão. Xavier o impediu, mas pagou um preço muito caro, já que em retaliação por ter seus planos frustrados, o vilão esmagou as pernas do mutante.

Ele entrou em depressão profunda, recebendo a ajuda da enfermeira Amelia Voght. Os dois se aproximaram tanto que acabaram se apaixonando, passando a morar juntos. O relacionamento quase chegou ao fim quando ela achou as anotações de Cérebro, um dispositivo capaz de localizar outros mutantes. Ela achou que ele a queria apenas como experiência, mas Charles revela seus poderes e ambos ficam ainda mais próximos, sem mais segredos entre si.

X-Men

Tempos depois, Charles reencontrou Moira MacTaggert, agora um geneticista de renome, e depois de renovarem sua amizade, abriu com ela o Centro de Pesquisas Mutantes, usando a Ilha Muir como base. Lá eles estudavam a abertura de uma escola para mutantes e avaliavam possíveis candidatos. A primeira aluna de Charles foi Jean Grey, uma garotinha de 11 anos que estava em coma desde que presenciou telepaticamente a morte da amiga. Charles também conheceu a treinou a jovem Tessa, mas por causa das habilidades dela, decidiu colocá-la como espiã ao lado de Sebastian Shaw, um mutante que deveria ser observado mais de perto.

Em Manhattan ocorre um incidente com um rapaz que podia disparar raios de energia dos olhos. Charles vai investigar o caso e encontra o rapaz preso por um agente do FBI chamado Fred Duncan. Xavier convence o agente que o melhor era o rapaz ficar aos seus cuidados e explica sobre sua escola de mutantes, então Fred acaba aceitando e torna-se um importante aliado. A primeira noite em que o jovem Scott Summers dormiu na mansão Xavier foi o estopim para uma briga feia entre Charles e Amelia, que não concordava com a cruzada que ele estava iniciando. Ela resolve partir, mas Charles entra em sua mente e resolve mudar a opinião dela à força, mas se arrepende em tempo, porém isso encerra de vez o relacionamento.

X-Men

Depois de Scott, Charles recruta Robert Drake, Henry McCoy, Warren Worthington e, por fim, sua primeira aluna, Jean Grey, e forma a equipe original dos X-Men.

X-Men

E o resto, como dizem, é história.


Eddie

comments powered by Disqus