domingo, 19 de junho de 2011

Arte no 616 #012

O nosso quadro fica um tempinho sumido devido a tantas coisas que andam acontecendo no mundo dos marvelmaníacos atualmente, mas o Arte no 616 sempre volta! Afinal, nossa meta é sempre manter o contato entre fãs e profissionais e, pra isso, nada melhor que mandar um desenho seu pro expert Will Conrad analisar! Será que a sua arte é a escolhida da vez? Confira!


Photobucket

O sortudo desta 12ª edição é o Daniel de Campinas! Ele trouxe um desenho do herói que andou na mídia esses tempos devido ao seu filme: Thor. O que será que Will tem a dizer pro Daniel? Vamos começar com a mensagem do nosso leitor:

“Olá, pessoal da Marvel 616!
Me chamo Daniel Max da Silva Antunes, tenho dezessete anos e sou de Campinas - SP. Sou autodidata em desenho desde os 7 anos, e tenho um sonho de um dia me tornar um desenhista de quadrinhos. Sei que um dia vou conseguir trabalhar para o mercado internacional dos quadrinhos e futuramente trabalhar para editoras grandes como a Marvel ou a outra editora, e serei persistente quanto a isso =)
Sendo assim, envio a vocês uma arte minha do Thor, estou torcendo para que meu trabalho seja publicado!
Abraços”

A torcida deu certo! Vamos ver a arte:

Photobucket

E a mensagem de Will Conrad:

"Alô Daniel,

Que bom saber que você quer ir longe com os quadrinhos, e persistência é fundamental. Antes de mais nada, como você diz ser auto-didata desde os 7 anos, e eu não sei sua metodologia de estudo, eu vou dar umas sugestões, OK? Em primeiro lugar, mesmo aprendendo por conta própria, e talvez principalmente por isso, é necessário que você tenha muitas referências para estudar: artistas que gosta, fotos, estórias com uma boa narrativa... Quanto mais material você tiver para estudar, melhor será seu aprendizado e mais rápidamente você vai evoluir como artista. Em segundo lugar, se você tiver a possibilidade de fazer um curso de desenho ou quadrinhos, mesmo que você já tenha alguma noção, é sempre válido, assim você vai aprender coisas que seriam muito mais difíceis estudando sozinho, e além disso você criaria o hábito e a obrigação de desenhar em determinados horários, o que é muito importante para o quadrinista.

Agora vamos ao desenho.

Você fez uma escolha excelente para desenhar. O Thor é um personagem muito interessante e tem um enorme potencial visual. Você tem uma boa memória para detalhes e procura colocar bastante elementos na arte, mas tenho algumas dicas para você melhorar seu trabalho.

Primeiramente, você colocou o personagem com uma expressão que indica tensão, mas a posição do corpo não contribui para o efeito. Ele está muito estático e parado, você poderia tê-lo feito em uma posição mais dinâmica, com o tronco para a frente, pés separados e joelhos dobrados, como se estivesse prestes a ser atacado. O outro problema é que a figura está mal posicionada em termos de composição. O que eu vejo é que você foi desenhando sem planejar o resultado final, o que fica evidente na mão direita que deveria estar segurando o martelo: você não tinha mais espaço para desenhar e a mão acabou ficando deformada e o martelo nem apareceu. Sugiro que você faça pequenos layouts do desenho até chegar em uma composição que o agrade, daí parta para a finalização.

Outro aspecto com o qual você deve ter mais cuidado é com o acabamento da arte. Os traços estão muito inconsistentes e as texturas corridas: O cabelo do Thor deveria ser esvoaçante, as penas da asa do capacete deveriam ser mais bem detalhadas, assim como a capa e a armadura. Dê uma olhada em como os artistas profissionais resolvem esses traços e tente se aproximar do resultado final. Assim você fará com que seu trabalho final tenha uma qualidade cada vez melhor.

Estude mais anatomia do corpo e rostos. Há um problema de proporção no rosto do personagem, que está muito largo, e a forma como a boca está aberta dá a sensação de que há um problema na mandíbula. Há um livro excelente de anatomia artística para quadrinhos do Burne Hogarth chamado "Dynamic Anatomy" que tem estudos ótimos para que você domine as proporções e funcionalidades das várias partes do corpo.

Lembre-se sempre de procurar por referências. Quando estiver com dúvidas sobre a solução visual de um determinado ítem do desenho, não há problema nenhum em parar e dar uma olhada em como outras pessoas já fizeram. Só aprendemos a desenhar o que vemos. Como alguém pode aprender a desenhar uma asa de águia sem nunca ter visto uma? Fica aí a dica.

Espero que estas sugestões o ajudem a continuar melhorando, e continue perseverando e desenhando todo dia, OK?

Grande abraço!

--Will"

Viu só, Daniel? Dicas preciosas e minuciosas não só pro leitor em questão como pra qualquer aspirante a desenhista. Valeu, Will!! E você? Quer participar? Leia aqui como e não perca a chance de ter seu desenho avaliado por desenhistas profissionais (como Adriana Melo, Jack Hebert, Will Conrad, entre ouros) e exposto aqui no marvel616. E não se preocupem, recebemos e guardamos com carinho todos os e-mails, aos poucos vamos repassando para os artistas, é só ficar atento quando será a vez do seu! Até a próxima.

Cammy

comments powered by Disqus