sábado, 4 de junho de 2011

Maratona 616: 10 Fatos sobre o Fera


Seguindo a nossa Maratona 616, confira agora os 10 principais pontos da vida de um dos X-Men mais querido de todos. Fera, o mais inteligente e peludo X-Men de todos os tempos.


10. Um mutante diferente:


Hank McCoy já é diferente por ser mutante, porém, além de mutante, Hank é um dos únicos de sua espécie que apresentou caracteristicas mutantes desde o nascimento. O jovem McCoy nasceu com os pés e mãos maiores do que o normal, e uma força superior a de um bebê comum. Antes de seu nascimento, seu pai, Norton McCoy, foi atingido por uma explosão nuclear na usina em que trabalhava, e sobreviveu por pouco. Por muito tempo foi especulado o que causará o surgimento desenfreado de mutantes, no caso de Hank, acredita-se que foi a exposição de seu pai a radiação.

Já na escola, Hank descobriu ser portador de uma inteligência incrível. Era ótimo em ciências, assim como em tudo, inclusive em atividades físicas. Na faculdade entrou para o time de futebol americano, onde se destacou como melhor jogador to time, levando o grupo ao título estadual. Foi nesta época que surgiu pela primeira vez o apelido que no futuro viria a se tornar quase que um nome para ele: Fera. Certa vez, avistou um ladrão roubando a bilheteria de um de seus jogos e capturou o malfeitor. Hank foi fotografado e foi parar nos jornais, onde chamou a atenção do vilão Conquistador. O vilão fez Norton e Edna McCoy reféns e obrigou Hank a cumprir missões em troca da liberdade de seus pais. Hank então se volta contra o vilão, derrotando-o, seus pais ficam assustados com a capacidade do filho, então o jovem lhes conta que desconfia que é mutante. Nesse momento Xavier aparece convidando McCoy para ingressar em seu grupo, que já contava com Ciclope, Homem de Gelo e Anjo. Com o convite aceito, Charles apaga da mente de todos a existência de Hank, inclusive de seus pais.


9. Agora sim, Fera:


Antes dos X-Men ganharem sua segunda formação, Fera saiu da equipe. Foi trabalhar nas Corporações Brand como bioquímico. Enquanto fazia experiências com uma substância hormonal mutante descobriu que seu chefe era um agente inimigo. Sendo assim, sem pensar no que estava fazendo, Hank entrou em contato com a substância para protegê-la. Porém, o pior aconteceu, e sua mutação evoluiu rapidamente, fazendo-lhe crescer pelos cinzentos por todo o corpo e ficando com uma aparência bestial. Com o tempo os pelos cinzas foram ficando azuis.

8. "Avante, Vingadores!":


Após a transformação, Hank não voltou a se aliar aos X-Men. Acabou ingressando nos Vingadores. Ajudando a equipe, participou de diversas missões, apenas como "colaborador" do grupo. Porém com o tempo Fera foi convidado para entrar oficialmente na equipe. Foi nessa época que Fera fez uma grande amizade com o vingador Magnum, ambos possuem uma grande amizade que persiste até hoje. Fera teve uma boa aceitação do publico, por ser mutante e ter uma aparência nada convencional, acreditava-se que poderia amedrontar ou causar implicância com o publico, mas a popularidade dos Vingadores foi maior e Fera foi bem aceito.

7. X-Factor:


O Dr. Maddicks criou drogas experimentais que devolveram a Fera sua aparência normal. Nessa época, em que Fera encontrava-se na forma humana ocorreu o famoso Massacre de Mutantes, onde os Carrascos invadiram os esgotos dos Morlocks matando quase todos os mutantes, os que sobreviveram se uniram aos X-Men ou ao X-Factor, que além de Fera contava com os demais X-Men originais. Tempos depois Fera foi atacado por Pestilência, uma cavaleira do Apocalipse, ela interviu no sistema imunológico de Fera e atingiu as drogas de Dr. Maddicks, sendo assim Fera ficou mais forte, mas também com uma capacidade intelectual inferior.

Hank também foi atacado pela vilã Infectia, ela fez a situação de Hank se estabilizar, porém isso fez com que sua aparência símia também retornasse.

6. Fera Negro:


Fera negro é a contra-parte maligna de Fera que veio da Era do Apocalipse. Ele sequestrou Fera e se passou por tal. Ele matou amigos de infância e professores de McCoy, tentou até matar seus pais, mas não conseguiu. Se infiltrou nos X-Men para se esconder de Sinistro , na Era do Apocalipse o Fera Negro trabalhava para a outra versão de Sinistro e temia que essa versão do vilão o encontra-se. Nenhum telepata ou mesmo os sentidos aguçados de Wolverine foram capazes de notar que estavam acolhendo o Fera errado. A mentira só veio a tona quando a segunda formação do X-Factor encontrou o verdadeiro Fera e o libertou.

5. Um grande cientista:


Fera sempre foi um grande cientista. Porém na faculdade se dedicou aos esportes e nos X-Men e Vingadores poucas vezes pode exercer seu cérebro. Porém foi com o surgimento do Vírus Legado que o herói colocou toda sua massa cinzenta para trabalhar. Trabalhou junto com a geneticista humana, Moira McTaggert para descobrir uma cura para a praga mutante criada por Apocalipse no futuro de Cable. Após uma série de mortes de mutantes pelo vírus, Moira foi infectada e se tornou a primeira humana a morrer por decorrência do vírus. Então Fera, mais obcecado do que nunca, se dedicou totalmente aos estudos aprofundados de Moira e nos seus próprios para descobrir uma cura. E ele conseguiu. Porém para criar a cura, seria preciso usar um mutante como vetor, ou seja, algum mutante teria de se sacrificar. Triste pela morte da irmã pelo vírus, Colossus se ofereceu. Sacrificando sua vida para salvar os mutantes. Porém muitos anos depois foi descoberto que Colossus não morreu.

4. Mutação Secundária:


Fera foi gravemente ferido por Vargas. Para salvar seu amigo a mutante, Sábia avança a mutação de Fera para estimular seu fator de cura. Porém isso lhe faz ficar com uma aparência felina. O Fera que antes era bem humorado e alegre agora era triste e vago. Lamentava-se por não possuir mais uma boca que lhe permitisse beijar ou mãos que deixassem tocar violão.

A situação só piora quando Cassandra Nova lhe fala que está involuindo e não evoluindo. Cada vez virando algo mais animalesco e menos humano. Fera fica desestabilizado mentalmente temendo perder até o controle de si mesmo.

3. Fera galanteador:


Apesar de parecer um macaco gigante azul, Fera sempre era muito bem humorado e não tinha muitas dificuldades para conquistar namoradas, parte influenciado pelo seu odor natural e também por sua inteligencia e simpatia. Algumas que caíram no charme do gorilão azul foram a cantora Cristal e a repórter Thrish Tilbly que o namorou por um longo período.
Após conseguir aparência felina, seu humor e efeito com as mulheres não foram mais os mesmos, Thrish termina com ele pela sua aparência estar muito mais assustadora. Além disso, se mostra geralmente mais triste que antes.
Sorte que encontrou Agente Brand, uma alienígena com aparência humana, que tem um gosto pra lá de exótico.

2. A espécie acima de tudo:


Mesmo desejando ter a cura que Dra. Kavita Rao descobriu para os mutantes, Fera se dedicou a sobreviência da espécie mutante. Uma vez que a espécie se encontra em extinção desde a Dinastia M, onde mais de 90% dos mutantes perderam seus poderes.

Fera viaja pelo mundo todo atrás de uma solução para a perda do gene X. Conversa com gênios como Dr. Destino, Alto Evolucionário, Reed Richards e até apela para a magia, indo falar com Dr. Estranho. Faz experiências em corpos de mutantes mortos em Genosha e até se une ao Fera Negro para tentar desvendar o mistério do desaparecimento do gene X. Nesse momento Fera estava desesperado, estava obcecado por descobrir como reverter os efeitos da Dinastia M. Ultrapassa os níveis da ética ao fazer exames junto com Fera Negro em corpos humanos (mesmo com pessoas já mortas). Leva o Fera Negro na casa dos Guthrie onde queria fazer experiências com a mãe de Míssil, nessa visita Fera Negro sem autorização faz exames em um dos irmãos mais novos de Sam e Paige, quase matando o garoto. Após ver o que estava fazendo, Fera briga com Fera Negro e o manda embora e continua a jornada atrás de uma solução, porém nada encontra.

Não satisfeito com o fracasso em acha ruma solução, Fera decide formar o Clube X, formado por grandes cientistas e geneticistas como Dra. Kavita Rao, Dr. Nêmesis, Dr. Takiguchi, Madison Jeffries e ele mesmo. O grupo viaja para o passado e faz uma série de pesquisas, mas ainda não conseguiu descobrir como recuperar o gene X.

1. Tchau X-Men:


Enquanto recrutava o Clube X, Fera se assustou ao ver Anjo se transformar em Arcanjo. Ali, Fera começou a desconfiar de alguma coisa. Ele foi atrás e descobriu que Scott Summers, o Ciclope havia reunido um grupo de mutantes dispostos a matar para aniquilarem as potenciais ameaças aos mutantes antes mesmo que elas dessem as caras.

Fera, contrariado com essa medida extrema decide alertar Ciclope de que se a situação persistisse, ele abandonaria o barco. A derradeira decisão veio após ser preso por Norman Osborn e ser torturado enquanto Ciclope não o resgatava. Após criar Utopia, Fera chama Ciclope para uma conversa particular e lhe comunica que ele estava se desligando dos X-Men.

0. Fera nada religioso:


O nosso querido Fera não é nada religioso, até por ser um homem da ciência (cientistas normalmente não são devotos a religião). Mas frequentemente podemos ver Hank pronunciar a seguinte frase: "Ai minha Santa Aquerupita". Ou no original: "Oh my stars and Garters". Sendo assim, quem é a Santa Aquerupita? Ninguém, isso mesmo a santa presente no jargão de Fera não existe. Eu sei, o mundo de todos você caiu agora né?

Santa Aquerupita foi uma liberdade criativa dos tradutores da editora Abril e agora da Panini. Em uma tradução livre do termo original, ficaria assim: "Oh minhas estrelas de cinta-ligas". Mas a expressão vem de "Order of the Garter", ou a "Ordem da Jarreteira". Uma Ordem da qual D. Pedro II já participou e que hoje conta com a participação do Príncipe Charles.

Esses são, em ordem cronológica, os 10 fatos que precisamos saber sobre o Fera (e mais um item nomeado de zero de brinde). Um mutante galanteador, muito inteligente e que sofre com seu drama pessoal. Mas que acima de tudo, é uma ótima figura humana.

Gostaria de registrar aqui um grande agradecimento ao editor dos sites Protocolos Xavier e Protocolos Marvel, Daniel Caliban pela contribuição de informações. E um agradecimento também a um dos editores deste site, Rafael Brizola, pelo auxílio.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus