quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Cerco: Sacrifício

Siege #4

Diante da destruição causada fisicamente pelo Sentinela, totalmente tomado pela faceta monstruosa daquilo que lhe dá poder, Loki, o verdadeiro arquiteto d’O Cerco de Asgard, vê o quanto suas pretensões à grandiosidade de seu povo, distorcidas pela sua própria maneira de ver o mundo, levaram tudo a ruínas. A insanidade de Norman Osborn liberou o Vácuo em sua verdadeira e demoníaca forma, e agora ele ameaça destruir não só Asgard, mas mundo todo, em um tufão de poder puro e sem controle. Caberá ao deus da trapaça salvar a tudo e a todos na quarta e derradeira edição da série escrita por Brian Michael Bendis e ilustrada por Olivier Coipel?

Ao menos é o que ele tenta em O Cerco número 4. Pedindo perdão ao seu falecido pai, Odin, Loki retoma o poder das Pedras das Nornes do Capuz, e o redistribui entre aqueles que momentos atrás lutavam contra a queda de Asgard: os Vingadores liderados por Steve Rogers e seus aliados, inclusive seu odiado irmão, o deus do trovão, Thor. Sentindo-se traído, o Capuz deixa o local em meio ao contra-ataque dos heróis.

Mas tamanho poder ainda não é o bastante. Sentindo que a magia dos ataques que lhe são dirigidos é fruto de trapaça, o Vácuo vai a sua fonte. As Pedras das Nornes desaparecem, assim como o corpo de Loki. Ele é estraçalhado pela força ancestral fora de controle encarnada em Bob Reynolds diante de seu estarrecido irmão, pouco depois de lhe pedir perdão.

O Cerco

Enquanto os heróis tentam se adaptar a perda de tamanho poder, a Thor só resta o pensamento contraditório, mas esperado, de vingar o sacrifício do irmão, mesmo depois de tudo que Loki fez, inclusive causando inadvertidamente a situação que agora enfrentam.

Steve Rogers tenta descobrir com Osborn como ele controlava tamanho poder, mas apenas repetindo que ele é o anjo da morte, o insano Norman não pode ajudar em nada.

Sob ação coordenada pelo Homem de Ferro, Thor direciona um enfraquecido Vácuo para longe da cidade de Broxton, para o meio do deserto, onde Stark lança o aeroporta-aviões do MARTELO sobre o inimigo, usando-o como um letal projétil. A explosão é ensurdecedora e vista de enorme distância.

O Cerco

É a deixa para que Norman, ainda com a “pintura de batalha” de Duende Verde, fuja. Mas acaba impedido por seu bode expiatório, o rotundo Volstagg.

Aproximando-se lentamente do olho da explosão, os Vingadores encontram um assustado e confuso Bob Reynolds. Gaguejando, demonstra não saber exatamente o que aconteceu. Sabendo do ocorrido, em lágrimas pede que acabem com sua vida, o que é prontamente negado por Thor, que deseja que ele pague por tudo que fez.

Mas o pedido não é sinal de covardia ou fraqueza, mas, ao contrário, o último recurso da luta daquele homem contra o poder que toma conta de seu corpo há décadas, com o qual ainda se debate ao retomar a forma demoníaca em meio aos gritos pedindo por sua própria execução. E assim se faz. Thor sacrifica um fragilizado Vácuo, a fim de poupar o mundo de sua destruição, a fim de encerrar o sofrimento de Robert Reynolds de uma vez por todas.

O Cerco

O deus do trovão leva o corpo sem vida enrolado em sua própria capa ao espaço, largando-o no centro do sol, enquanto a Torre do Sentinela desaparece do alto da Torre dos Vingadores.

Com o fim da batalha, os criminosos antes recrutados por Osborn, e que não fugiram, acabam presos, inclusive o próprio Norman, que termina seu Reinado Sombrio da forma mais humilhante possível. Com sua prisão, Steve retorna o escudo a Bucky, e deixa no ar o que fará daqui para frente, abandonando de vez o manto de Capitão América.

Algum depois, na Casa Branca, Steve é recebido pelo presidente, e o esperado ocorre. O cargo de Osborn (antes de Stark e Fury) lhe é oferecido, e sua aceitação dependerá de certas condições impostas pelo super soldado. A principal, o fim da Lei de Registro de Super-Humanos, causa da Guerra Civil e de muito mais. O que fica no ar é quem responderá pelo nome e responsabilidades dos Vingadores?

Na cobertura da Torre dos Vingadores, novamente dono do local, Stark recebe dezenas de heróis, alguns envolvidos diretamente com a batalha em Asgard, outros próximos a estes. É lá que ele tenta iniciar conversações por uma reestruturação da vida de cada um presente, a começar pelo próprio futuro dos Vingadores, quando é interrompido por Thor e seus fiéis aliados (seu irmão Balder, os Três Guerreiros, Lady Sif, e Heimdall).

Em agradecimento à dedicação pela preservação de Asgard, mesmo diante de um momento de reconsiderar o que será dos asgardianos, ele estabelece um pedaço da cidade sagrada no topo da torre. Uma ligação eterna entre os dois mundos, uma aliança eterna, o que garante a presença do deus do trovão entre os Vingadores uma vez mais.

O Cerco

A declaração satisfaz Steve Rogers, que toma a palavra e diz que, para o que vem planejando, vai precisar do máximo de ajuda de todos ali.

O Cerco

Novamente as maquinações do deus da trapaça unem heróis e fazem nascer, nesse caso renascer, os Vingadores, os heróis mais poderosos da Terra. É o início de uma nova Era Heróica.


João

comments powered by Disqus