segunda-feira, 6 de junho de 2011

Maratona 616: 10 Fatos sobre Banshee

Photobucket

Banshee, o mutante sônico, foi o membro mais velho da segunda formação dos X-Men, que incluiu Tempestade, Wolverine, Noturno, Solaris, Pássaro Trovejante e Colossus. Seus poderes provenientes de sua voz, criam poderosas ondas sonoras que lhe permitem voar e atingir velocidades subsônicas pela propulsão que ocasiona. A sua experiência com seus poderes pode lhe dar dons peculiares, como o uso como sonar, a desorientação do oponente, influenciar o subconsciente das pessoas, escudo sônico, inconsciência vocal e a imunidade ao som. Vejamos agora mais 10 fatos interessantes de sua extensa carreira, que começou lá nos anos 1960.
1 - Sean Cassidy é herdeiro de um castelo de propriedade de sua família há gerações. Se formou em Dublin, Irlanda, com Bacharelado em Ciências. Depois se tornou detetive da Interpol, a polícia internacional. Quando se casou com Maeve Rourke, ele foi promovido ao cargo de Inspetor. Ele descobriu seus poderes mutantes ainda na adolescência, mas manteve em segredo da Interpol durante toda sua carreira na corporação.

2 - Seu primo de má reputação, Black Tom Cassidy, descobriu que ele próprio também era um mutante, o que acirrou ainda mais a rivalidade com Sean, que já vinha de longa data. Black Tom também disputou com Sean o amor de Maeve, antes deles finalmente se casarem. Sean também é imune aos poderes de Black Tom e vice-versa.

3 - Sean foi designado pela Interpol para uma missão secreta que exigia que ele ficasse incomunicável com sua família por um período de tempo considerável. Quando ele entrou na missão, Maeve estava no seu primeiro mês de gestação, mas nem ela e nem Sean sabiam da gravidez. Sua única filha, Theresa, nasceu durante o tempo em que Sean esteve fora. Maeve levou a bebê Theresa para visitar os seus pais na cidade de Armagh, no norte da Irlanda, mas um atentado do grupo terrorista IRA tragicamente lhe tirou a vida. Não foram encontrados vestígios do corpo de Maeve, o que levou os seus pais a acreditarem que a bebê também morrera na explosão. Na verdade, Black Tom estava presente na cena da explosão e levou Theresa com ele, criando a menina durante toda sua juventude, na intenção dela também vir a desenvolver poderes que ele pudesse explorar. Ao retornar da missão, Sean foi informado de que sua esposa estava morta. Para poupá-lo de sofrimento, aqueles que sabiam do nascimento de Theresa preferiram não lhe contar a verdade. A princípio, ele se envolveu muito mais no seu trabalho para evitar o seu desespero com a notícia, mas com o tempo, a melancolia o fez abandonar a Interpol, tornando-se agente freelance. Mas logo ele se viu envolvido em atividades criminosas.

4 - O mutante Changeling (que se passou pelo Professor Xavier posteriormente, veja aqui para mais informações) descobriu as atividades criminosas de Sean, e o convidou a ingressar na organização criminosa Fator Três. Sean se negou a entrar na organização, mas o Fator Três conseguiu capturá-lo e a forçá-lo a trabalhar para eles, usando uma faixa contendo explosivos em volta da cabeça de Cassidy. Se ele se recusasse, eles detonariam os explosivos por controle remoto. Colocando um operativo humano, denominado o Ogro, para supervisionar as ações de Sean - que agora tinha um codinome, Banshee - ele realizou várias ações criminosas para a organização. Até o dia em que durante uma missão em Nova York, o Banshee entrou em confronto com os X-Men originais, que capturaram tanto ele como o Ogro. O Professor X usou um parafuso mental psíquico que anulou o efeito do mecanismo de detonação para que Banshee pudese removê-lo. Uma vez libertado, Banshee disse tudo o que sabia sobre o Fator Três.

Photobucket

5 - Quando o Professor X estava recrutando novos membros para salvar os seus X-Men na ilha de Krakoa, Banshee já tinha voltado para sua vida honesta, e aceitou entrar para os X-Men. Ele viveu muitas aventuras ao lado de Tempestade, Noturno, Wolverine, Ciclope e Colossus e foi logo nessa época que ele conheceu a geneticista escocesa Dra. Moira MacTaggert. Durante uma dessas missões, em que os X-Men tentavam voltar para casa, após passar meses fora, eles se viram no Japão, tendo que enfrentar a ameaça do mutante Moses Magnum, um poderoso vilão que com o uso dos seus poderes psiônicos, podia causar terremotos, afim de afundar o arquipélago japonês. Para neutralizar as ondas vibratórias que Moses Magnum gerava, Banshee usou o seu poder sônico para criar ondas de força contrárias ao do vilão. Ele foi bem sucedido em salvar a maior parte do arquipélago, só destruindo algumas pequenas ilhas desabitadas, mas a enorme pressão que Banshee colocou em seus poderes acabou danificando seriamente suas cordas vocais, quase o fazendo perder completamente sua voz.

6 - Quando os X-Men derrotaram o filho de Moira, Proteus, a experiência de ver Moira em perigo fez Cassidy perceber que ele queria ficar perto do seu novo amor. Assim ele se aposentou dos X-Men, dividindo seu tempo entre o Castelo Cassidy e a Ilha Muir.

7 - Os X-Men enfrentaram Black Tom Cassidy, e seu associado, o Fanático e os derrotaram, mandando-os para a prisão. Black Tom então escreveu uma carta destinada à Sean, e a deu para Theresa, agora uma jovem já crescida, ir encontrar o Professor Xavier. Na época, Sean e Moira passavam uma temporada na mansão de Xavier e ao receber a carta das mãos da própria jovem, não teve dúvidas em acreditar nas palavras que seu primo lhe escrevera. Ele abraçou Theresa ali mesmo, o que inadvertidamente causou ciúmes em Moira, por agora Sean ter uma filha, e ela não poderia se arriscar a lhe dar um filho que pudesse ser um novo Proteus. Mais tarde, Banshee foi capturado por James Proudstar, irmão mais novo de John Proudstar, o Pássaro Trovejante, que morreu em uma das primeiras missões dos X-Men. O jovem apache acreditava que seu irmão havia morrido porque Banshee falhou em salvá-lo. Mas Xavier e os X-Men conseguiram regatá-lo e James o perdoou.

8 - Quando os X-Men foram dados como mortos, Banshee e o seu amigo Forge empreenderam uma busca por todo o globo pelos X-Men desaparecidos. Depois de reuní-los, ele se viu diante da invasão alienígena da Falange, que capturou adolescentes mutantes para assimilação. Os jovens salvos formaram a primeira turma de alunos a treinarem fora do Instituto Xavier, em Massachusetts, sob supervisão de Sean e Emma Frost, formando a Geração X. A Geração X se desfez após a graduação de Jonothon Starsmore, o Câmara, que ocorreu logo após a morte da amada de Sean, Moira MacTaggert. Daí em diante ele se afastou das atividades mutantes, voltando até mesmo ao alcoolismo por um breve período.

Photobucket Photobucket

9 - Meses mais tarde, ainda sofrendo pela morte de Moira, Sean fundou a Tropa X, uma organização voltada a policiar as atividades fora-da-lei mutantes. Até descobrir-se que Mística estava infiltrada na organização, o que acabou com ela esfaqueando Sean na garganta. Ele conseguiu libertar o mutante Abismo para aprisionar Mística em seu poder de criar um vórtice temporal, mas não conseguiu detê-la a tempo de acabar com o nome da Tropa X.

Photobucket

10 - Após muito tempo afastado, Sean foi até à Ilha Muir a pedido dos X-Men, para procurar evidências sobre o paradeiro do Professor Xavier após o evento conhecido como Dinastia M, que até então estava desaparecido. Sean testemunhou a aparição de um fantasma de Moira, e de posse de uma fita com revelações sobre o passado de Charles que sua amada havia gravado há muitos anos, ele pegou um voo para Nova York. Quando ele estava a caminho de Westchester, notou que o Pássaro Negro estava em rota de colisão com o avião em que ele estava, preparando-se para pousar. Ele rapidamente usou seus poderes para deter o Pássaro Negro, mas infelizmente não foi o suficiente, pois seu grito sônico não havia voltado à potência de antes. O jato dos X-Men, comandado pelo irmão louco de Scott Summers, Gabriel, mais conhecido como Vulcano, colidiu com Banshee, matando-o instantâneamente, assim como o avião cheio de passageiros inocentes. O corpo de Banshee foi encontrado por Noturno e Wolverine. Ele foi enterrado junto aos túmulos vazios de Petra e Reprise. Mais detalhes dessas mortes trágicas aqui.

Mesmo morto, Sean foi citado várias vezes durante as histórias mutantes. Na maioria delas, com a participação da sua filha, Theresa, agora chamada de Siryn, que após a morte do pai assumiu seu codinome, Banshee. A moça demorou a acreditar que seu pai realmente tivesse morrido, só aceitando recentemente. Durante o evento Necrosha, Banshee e diversos outros mutantes falecidos foram ressucitados por Selene, mas quando ela foi derrotada, Banshee voltou à terra dos mortos. Por enquanto.

Photobucket


Jeferson

comments powered by Disqus