sexta-feira, 3 de junho de 2011

Maratona 616: Top 10 - Primeiros Vilões dos X-Men

Já é uma tradição nas maratonas relacionadas aos filmes Marvel eu ficar responsável pelos Top10 de vilões. Já fiz do Homem de Ferro, Hulk e Wolverine, então não seria diferente agora que o mais novo filme dos X-Men está nos cinemas. No entanto, preparei um Top10 que sai um pouco do lugar comum, não tanto quanto o de Thor, é claro, mas ainda assim interessante. Como o novo filme trata do passado, em vez de simplesmente escolher os 10 maiores vilões, optei em trazer os 10 vilões mais antigos da equipe.

X-Men

10 – Mímico

X-Men

Calvin Rankin era filho de um cientista, adquirindo seus poderes graças à um acidente de laboratório. Ele pode imitar as habilidades dos outros, o que o fez tornar-se um grande atleta, porém arrogante e explosivo. Conheceu os X-Men quando deu em cima da namorada de Hank McCoy, o que causou um desentendimento entre os dois rapazes. Calvin imitou as habilidades do Fera e também do Homem de Gelo, que estava nas proximidades. Reconhecendo os dois como membros dos X-Men, Rankin decidiu imitar os poderes de toda a equipe, tornando-se obcecado por isso. Ele chegou a sequestrar Jean Grey e pretendia ativar uma máquina que tornaria os poderes que copiou permanentes, porém foi detido pela equipe e teve a mente apagada por Charles Xavier. Retornou tempos depois, tornando-se membro da equipe de mutantes com o único objetivo de ter os poderes da equipe e mantê-los para sempre. Xavier apenas o aceitou porque acreditava que a ajuda do Mímico seria bem vinda contra o grupo de vilões Fator3, o que fez o rapaz ocupar o lugar de Ciclope na liderança, mas logo a instabilidade mental de Calvin mostrou-se perigosa demais e ele foi convidado a se retirar do grupo.

09 – Sentinelas

X-Men

O Dr.Bolivar Trask iniciou uma campanha contra os mutantes, alegando que eles escravizariam a raça humana e que esta precisava se defender de alguma maneira. Charles Xavier não admitiria algo assim e foi para um debate televisivo com o sujeito, que ao vivo apresentou sua iniciativa de defesa anti-mutante: Os Sentinelas. Eles eram gigantes robôs que deveriam enfrentar e conter a ameaça mutante, mas como sempre acontece na maioria das histórias envolvendo máquinas, elas se voltam contra o seu criador e decidem que a melhor maneira de cumprir sua missão era escravizando a humanidade. Sim, o objetivo era a ironia da arma criada por Trask decidir fazer aquilo que ele atribuia aos mutantes, tanto que ele dá a própria vida para sabotar o Molde-Mestre (robô que controlava os demais), ajudando assim os heróis mutantes a conseguir a vitória.

08 - Fanático

X-Men

Cain Marko é filho do Dr.Kurt Marko e tornou-se meio-irmão de Charles Xavier quando seu pai casou-se com Sharon Xavier. Cain começou a maltratar Charles, que sempre era defendido por Kurt, o que aumentava ainda mais o ciúme e a raiva de Cain, culminando em uma briga no laboratório que causou um acidente, tirando a vida do Dr.Marko. Charles e Cain cresceram, com este sentindo cada vez mais raiva e inveja dos feitos atléticos do irmão e de seus poderes telepáticos. Os dois se encontraram novamente na Coréia, fazendo parte do mesmo pelotão. Cain desertou e, durante sua fuga, encontrou o Templo de Cyttorak, apossando-se do rubi e ganhando sua força mística nesse momento. Xavier, que havia seguido o irmão na esperança de impedir a deserção, testemunhou toda a transformação e sabia que, cedo ou tarde, Cain reapareceria. Anos depois, já com os X-Men formados, Charles conta toda essa história aos seus alunos e prepara um esquema forte de defesa na mansão, pois seu irmão finalmente chegara. A batalha que se desenvolve é feroz, deixando praticamente toda a equipe muito machucada e a mansão muito destruída. Xavier pede ajuda telepaticamente, conseguindo que o Tocha Humana auxilie na remoção do capacete do vilão, que o protegia contra ataques telepáticos. Sem o capacete, Marko foi facilmente derrotado.

07 – Estranho

X-Men

O Estranho é uma entidade cósmica oriunda de um antigo planeta da Galáxia de Andrômeda. Ele é a fusão da força e do intelecto de bilhões de seres humanóides, dedicando-se à busca pelo conhecimento em todo o cosmo. Foi atraído para a Terra por causa do surgimento de super-seres no planeta. Ele enfrentou os X-Men e a Irmandade, determinado a analisar mais de perto tais criaturas. Ele sequestra Groxo e Magneto, examinando-os e chegando a conclusão que a quantidade de seres poderosos na Terra poderia ameaçar outros planetas, decidindo destruir o planeta. Ele foi impedido pela nobreza de seres como o Surfista Prateado, que convenceram o Estranho que o potencial para o bem da raça humana era muito grande.

06 – Lúcifer

X-Men

Lúcifer era um alienígena que estava na Terra visando preparar uma grande invasão, mas foi detido pelo jovem Charles Xavier. Em retaliação, ele deixou cair um grande bloco de pedra nas pernas de Charles, esmagando-as e deixando o mutante paraplégico. Tempos depois ele retomou seus planos de conquista, obrigando Charles a enfrentar o homem responsável por sua paralisia, contando com uma bizarra cadeira de rodas cheia de truques. Os X-Men cuidavam da retaguarda e acabaram enfrentando os Vingadores, sendo que ambas as equipes estavam manipuladas por Lúcifer. No fim todos se uniram contra o inimigo comum e ele foi derrotado, tendo seus planos de invasão novamente impedidos.

05 – Unus, o Intocável

X-Men

Angelo Unuscione manifestou seu poder ainda adolescente, utilizando seu campo de força psiônico como um mero valentão. Ao migrar para os Estados Unidos, mudou seu nome legalmente para Gunther Bain e tornou-se lutador de luta-livre, com o nome de Unus, o Intocável, obviamente usando seu campo de força a seu favor. Suas habilidades chamaram atenção de Magneto, que mandou o Mestre Mental recrutar Unus para a Irmandade, mas aplicou um teste: enfrentar os X-Men. Ele rouba um banco, chamando a atenção dos X-Men, que começam a enfrentá-lo. A derrota do vilão foi por causa do Fera, que cria um dispositivo que amplia tanto os poderes de Unus que ele não conseguia nem mesmo tocar os alimentos, obrigando-o a se render de forma humilhante.

04 - Irmandade de Mutantes

X-Men

A formação original da Irmandade de Mutantes era composta por Magneto, Mestre Mental, Groxo, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. A primeira missão da equipe foi assumir o poder da nação sul-americana de San Marco, onde Magneto torna-se um ditador com mão de ferro, barbarizando a população local. Obviamente Xavier e sua equipe partem para o país, enfrentando a Irmandade e libertando a nação da opressão mutante. Nota-se desde o começo a relutância de Mercúrio e da Feiticeira em seguir os planos de dominação de Magneto, permanecendo na equipe apenas por gratidão ao mestre do magnetismo, já que ele salvou o casal de irmãos. A relutância é tanta que Mercúrio desarma a bomba que mataria a equipe mutante e daria fim à San Marco. A Irmandade original seguiu por várias histórias, onde Magneto tentou recrutar Blob e até mesmo Namor, chegando ao fim quando Magnus foi levado pelo Estranho.

03 – Blob

X-Men

Frederick Dukes sempre se sentiu uma aberração, sendo constantemente ridicularizado pelos outros garotos, que o humilhavam por causa de seu excesso de peso. O que nem o próprio Fred sabia é que isso fazia parte de sua mutação, que o torna forte, invulnerável e irremovível. Sem esse conhecimento, Dukes acabou trabalhando em um circo, onde demonstrava sua força e resistência com vários tipos de coisas, como balas de canhão, por exemplo. Os X-Men originais o procuraram no circo, trazendo-o até Charles Xavier, que lhe explicou sua verdadeira natureza e o convidou a fazer parte dos X-Men. Diante dessa nova informação, Blob rejeitou o convite e, acreditando ser superior aos humanos, dominou o circo e com ajuda deles atacou os heróis mutantes, visando matá-los, já que eles o conheciam. Derrotado, Blob teve a mente apagada e voltou ao circo, seguindo sua vida até Magneto recrutá-lo para a Irmandade. Inicialmente ele aceitou, mas quando viu a forma como Magneto tratava seus aliados, decidiu seguir sozinho, fazendo parceria criminosa com Unus, de quem tornou-se grande amigo.

02 - Vanisher

X-Men

Graças ao seu poder mutante de teleporte, Telford Porter iniciou uma bem-sucedida carreira como ladrão, realizando façanhas cada vez mais espetaculares. Seu maior golpe foi o roubo de várias informações secretas dos planos de defesa do governo. Ele exigiu 10 milhões de dólares em troca da devolução dos planos, tendo tanta auto-confiança que teleportou-se para o gramado da própria Casa Branca, onde exigiu o dinheiro, certo que ninguém nunca poderia pegá-lo. Ele só não contava com os X-Men, mais precisamente com Charles Xavier, que apagou a mente de Vanisher, que sem conhecer seus poderes foi facilmente capturado e os planos todos recuperados. Mais tarde, com a memória restabelecida, fez parte do Fator3, mas lutou ao lado dos X-Men contra o líder do grupo, que era um alienígena invasor.

01 – Magneto

X-Men

O maior vilão dos X-Men também foi o primeiro adversário da equipe. Não vou me alongar muito sobre Magneto, pois um texto especial sobre ele sairá nessa maratona. Basta dizer que nessa história ele sequestra mísseis nucleares, visando utilizá-los para iniciar sua guerra contra a raça humana. Os heróis mutantes o impedem, mas nascia ali uma rivalidade eterna e uma história tão clássica que esse plot dos mísseis é referenciado em muitas outras histórias e versões.


E assim termina esse Top10 repleto de nostalgia. Engraçado notar que alguns desses primeiros vilões sumiram completamente, outros seguiram por caminhos diferentes e mesmo os que ainda estão por aí na vilania, possuem novos métodos.

E vocês? Lembram de algum vilão antigo?


Eddie

comments powered by Disqus