quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bem-vindos à Ilha-Aranha... mas cuidado por onde andam!

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!!!


Que o Homem-Aranha é um dos principais heróis da Marvel (se não o principal) em termos de popularidade, ninguém tem dúvidas. Apesar disso, é difícil ver as aventuras do aracnídeo terem consequências em outras séries da editora. Mas isso vai mudar no próximo semestre; a partir de agosto, o herói entra em sua própria saga - e bastante gente vai pegar carona...



Spider-Island (algo como "Ilha-Aranha" para nós) se foca na premissa que sempre guiou Peter Parker: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades, certo? Bom, mas o que aconteceria se milhares de pessoas em Nova York ganhassem poderes aracnídeos e nem todos decidissem seguir o exemplo do Aranha? Pois é, a "infestação" começará em "Infested" ("Infestados"), na edição 666 de Amazing Spider-Man (a numeração sugestiva é só coincidência... nós achamos), com roteiro de Dan Slott e arte de Stefano Caselli.



A partir da edição 667, começa a saga propriamente dita, em seis edições, com Slott no roteiro e Humberto Ramos na arte. Segundo a Marvel, Peter Parker terá que considerar sacrifícios a serem feitos para conter a epidemia de cidadãos-aranha, e que, quando a poeira de Spider-Island baixar, os leitores terão uma melhor visão sobre o que o Homem-Aranha representa para o Universo Marvel e até onde ele está disposto a ir para mantê-lo em segurança. Decisões que alterarão a vida do herói trazendo grandes consequências não poderiam deixar de estar na trama, é claro.



Agora, vocês não acharam que com o caos rolando solto em Nova York, o Aranha seria a única pessoa tentando salvar a cidade, certo? Pra começar, ele conta com o apoio de suas duas equipes, os Vingadores e a Future Foundation ("Fundação do Futuro", no Brasil?). Aliás, os Vingadores terão uma one-shot própria no evento, protagonizada por uma formação bem peculiar: Gavião Arqueiro, Miss Marvel, Safira e o Homem-Sapo; na trama, enquanto a cidade está em quarentena, o grupo terrorista ULTIMATUM pretende aproveitar o tumulto-aranha para destruir as Nações Unidas, e cabe ao quarteto de heróis detê-los e sobreviver aos cidadãos-aranha. A Garota-Esquilo também deve aparecer na história, roteirizada por Christopher Yost e ilustrada por Mike McKone.



Quem também dará as caras na "Ilha-Aranha" é a dupla Manto e Adaga, em minissérie de três edições com roteiro de Nick Spencer e arte de Emma Rios. Além de enfrentar as pessoas infectadas, os dois vigilantes também entrarão em conflito com o Sr. Negativo, que pode vir a se tornar o grande nêmesis da dupla. O envolvimento de Manto e Adaga faz sentido, considerando o passado dos aventureiros com Nova York e com o próprio Homem-Aranha.



E já que estamos falando em infestação de homens-aranha, não temos como não comentar sobre Venom, Garota-Aranha e Mulher-Aranha (mesmo esta última não sendo muito relacionada a Peter Parker). No caso da série de Venom, Flash Thompson será enviado a Nova York para conter a infestação - ao mesmo tempo que tenta manter o controle sobre seu traje. Os leitores podem aguardar por aparições de Steve Rogers, Eddie Brock e Betty Brant, além de um importante confronto com o temível Anti-Venom. Rick Remender assina a história, que terá arte de Tom Fowler.



Anya Corazón, por sua vez, irá se aventurar na cidade na minissérie em três edições Spider-Island: The Amazing Spider-Girl, com roteiro de Paul Tobin e arte de Pepe Larraz. Para deter a "Society of the Wasp" (Sociedade da Vespa?), Anya fará uma aliança improvável com o Rei do Crime e o Duende Macabro. Como trabalhar com dois criminosos corruptores afetará fisicamente, mentalmente e emocionalmente a Garota-Aranha? Só lendo para descobrir...



Embora seja uma vingadora, Jessica Drew ganhará uma one-shot própria, Spider-Island: Spider-Woman, em setembro. Ela estará ao lado do Coisa, em missão para Reed Richards, buscando Alicia Masters - que, além de ex-namorada de Ben Grimm, já foi uma mulher-aranha no passado, e por isso seu sangue pode conter os antígenos para combater a infecção em Manhattan. Mas para chegar a ela, a dupla terá que enfrentar Novelo, antiga inimiga da Mulher-Aranha, agora sob comando do Chacal. A história é escrita por Fred Van Lente e traz arte de Giuseppe Camuncoli.



Falando no Chacal, o vilão parece ser o grande responsável pela infestação na cidade. Ele também será um dos protagonistas de Spider-Island: Deadly Foes, mostrando como seus experimentos levaram à "Ilha-Aranha" e que o responsável por vários clones na famosa Saga do Clone, além de ter usado seus experimentos para recriar Peter Parker, também já tentou recriar Gwen Stacy no passado - mas o resultado não deu muito certo, e conheceremos a moça (ou seja lá o que ela for) aqui. A revista também mostrará o Duende Macabro Phil Urich (não sabemos se ele também será o Duende Macabro a trabalhar com a Garota-Aranha), em um triângulo amoroso que ganha proporções perigosas durante a trama... resta saber se, com as pessoas na cidade se transformando em homens-aranha, quem está correndo risco de vida é o concorrente de Phil ou ele mesmo. Dan Slott, Christos Gage e Fred Van Lente dividem o roteiro na revista; Giuseppe Camuncoli e Minck Oosterveer, a arte.



Finalmente (ufa!), a saga trará uma minissérie em três edições com Shang-Chi, o Mestre do Kung-Fu. Na trama, conduzida por Antony Johsnton (roteiro) e Sebastian Fiumara (arte), Shang-Chi se verá envolvido em uma teia de intrigas e traições, envolvendo a "Bride of Nine Spiders" (algo como "Noiva de Nove Aranhas") e o pessoas ligadas ao Punho de Ferro, que também deve figurar na história. Apesar de não ser uma trama central em Spider-Island, Shang-Chi começa a ter pesadelos em que se transforma em um "homem-aranha" pouco antes da infestação começar, e seus pesadelos talvez o ajudem a entender o que está acontecendo e deter o perigo... ou não.



Enfim, deu pra ver que as proporções de Spider-Island não serão pequenas, certo? Não bastassem as milhares de pessoas infectadas, Peter Parker ainda vê vários de seus inimigos aproveitando a oportunidade para colocarem seus planos em prática. Porém, como mostra a imagem abaixo, é na hora do desespero que conhecemos nossos verdadeiros amigos - e isso, o Homem-Aranha tem de sobra! Só nos resta torcer para que eles sejam suficientes para conter essa ameaça, que promete render uma saga bem interessante para o final do ano.



Fernando Saker

comments powered by Disqus