sábado, 4 de junho de 2011

Maratona 616: A vida e morte de Moira MacTaggert

Photobucket

Moira MacTaggert foi a personagem não-mutante que mais vezes apareceu nas histórias dos X-Men. Talvez seja a coadjuvante mais importante em diversos períodos de aventuras, desde a grande mudança de direção no título, em 1975 com a estreia dos Novos X-Men. No filme X-Men Primeira Classe ela é uma agente da CIA interpretada pela bela Rose Byrne, mas no Universo Marvel ela é uma geneticista ganhadora do prêmio Nobel, e uma das mais influentes amigas de Charles Xavier.

Nascida Moira Kinross, ela é filha de um poderoso nobre escocês, nascida no Condado de Kinross, Escócia. Muito jovem, conheceu o cabo da Marinha Real Joseph MacTaggert, com quem se casou. Quando entrou na Universidade de Oxford, ao ganhar uma bolsa de estudos, conheceu e se apaixonou por Charles Xavier, fato que a fez terminar o relacionamento com MacTaggert. Xavier, ainda imaturo, se alistou no exército e foi lutar a Guerra da Coréia. Quando há um mês de dar baixa do serviço, recebeu uma carta de Moira terminando o namoro dos dois, pedindo para que não a procurasse mais. O porque era que Joe MacTagget não aceitou o pedido de divórcio, e a estuprou, deixando-a no hospital e grávida de um menino. Ela manteve o fato em segredo por 20 anos.

Moira criou o seu filho na ilha Muir, na costa da Escócia, de sua propriedade. Mas teve que encarcerá-lo muito jovem, devido aos seus poderes mutantes, de necessitar sempre de novos corpos para poder sobreviver. Na Ilha Muir, ela construiu o seu Centro de Pesquisas Mutantes, onde prosseguiu seu trabalho em Engenharia Genética, o que lhe rendeu um prêmio Nobel.

Anos mais tarde, ela montou em segredo com Charles Xavier, o laboratório Muir-MacTaggert Pesquisa e Desenvolvimento, onde treinou Petra, Darwin, Reprise e Kid Vulcano, os mutantes que tentaram resgatar os X-Men originais na ilha de Krakoa, mas falharam morrendo antes do resgate. Apenas anos mais tarde, foi descoberto que Darwin e Vulcano sobreviveram. Mesmo muito magoada com Xavier por ter perdido os seus alunos, Moira ainda assim perdoou o Professor X.

Logo após a formação dos Novos X-Men, Moira aceitou trabalhar novamente com Charles, mas apenas como uma espécie de governanta da Mansão X, sem o conhecimento no início dos novos membros da equipe de que ela era uma doutora em genética. Ela conhece e se apaixona por Sean Cassidy, o Banshee, o integrante mais velho da equipe.

Meses mais tarde, seu filho escapa da prisão em que se encontrava e autodenomina-se Proteus, espalhando uma trilha de corpos por onde passa. Proteus descobre a verdade sobre o seu pai - que era agora um membro do parlamento britânico - e o mata absorvendo o seu corpo. Os X-Men conseguem detê-lo a muito custo, com o desfecho sendo um golpe do mutante metálico Colossus. Moira reencontra conforto nos braços de Sean, que deixa a equipe para ficar com ela.

Ela adotou a jovem Rahne Sinclair, uma garota órfã que vivia sendo perseguida pelo reverendo local, mesmo sem saber que a pequena jovem era uma mutante que podia se transformar em loba. Quando os X-Men foram dados como mortos, Xavier criou os Novos Mutantes, e Rahne foi indicada por Moira para integrar a equipe.

Durante o período que ficou conhecido como a Queda dos Mutantes, Moira abrigou mutantes convalescentes e antigos membros dos X-Men na Ilha Muir. Foi quando o Rei das Sombras, antigo inimigo de Xavier, usou sua influência psíquica maligna para tornar a ilha um centro de lutas entre mutantes, tendo Moira como árbitra. Somente após a intervenção dos X-Men e da equipe do X-Factor, que Moira e seus amigos se livraram da possessão.

Photobucket

Magneto, o grande líder mutante, descobre por meio de seu assecla Fabián Cortez que sua estrutura genética foi alterada, colocando em dúvida tudo o que o Mestre do Magnetismo fez e realizou após a alteração. Moira assume que realizou testes para curar uma condição genética em Erik, quando este havia sido transformado em bebê por uma antiga criação sua. Mas ela prova que a alteração que ela realizou era revertida pelos próprios dons mutantes, invalidando o que ela tinha feito. Após esse caso, ela se afastou dos X-Men, e de seu amor até então, Sean.

Photobucket

Com o surgimento do Vírus Legado, Moira concentrou todos os seus esforços na pesquisa de uma cura para as vítimas. Nesse período, a superequipe européia Excalibur se mudou para a Ilha Muir, tendo Moira como integrante oficial da equipe, e mentora. Após muito tempo de pesquisa, Moira se viu como a primeira humana a contrair o vírus, que só afetava mutantes. Ela manteve a saúde, mas sua condição causou comoção em todos os seus amigos.

Photobucket

Um bom tempo depois, a terrorista Mística modificou uma variação do Vírus Legado para afetar apenas humanos. Com esta variação, Moira conseguiria criar uma cura para o vírus, mas Mística atacou a Ilha Muir com uma grande explosão, deixando a cientista muito ferida. Vampira, Wolverine, Bishop e Lupina conseguem capturar Mística, e tentaram salvar a doutora a levando para o Instituto Xavier, mas os ferimentos eram muito graves, e para Vampira não absorver o pouco de vida que lhe restava, Xavier a contatou telepaticamente para absorver os conhecimentos para produzir a cura do vírus, mesmo correndo o risco de sucumbir junto à Moira. O espírito de Moira se despede de Charles, e a doutora morre.

Photobucket

Como chefe do clã Kinross, Moira teve o seu enterro com todas as honras e tradições, com a presença de todos os X-Men, na Escócia.

Photobucket

O seu legado foi aproveitado pelo Fera, que desenvolveu a cura do vírus Legado, salvando milhares de mutantes da morte certa.


Jeferson

comments powered by Disqus