terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Homem-Aranha: Um Momento no Tempo

Há pouco mais de três anos, a vida do Homem-Aranha mudou completamente. O arco Um Dia a Mais salvou a vida de sua tia, May Parker, mas isso custou o casamento (de vinte anos de publicações) de Peter Parker e Mary Jane. O grande mistério que esse evento causou tem se arrastado nesses últimos anos: o que aconteceu de errado após Mefisto mudar o passado? Por que o amor entre Peter e MJ não foi o bastante para mantê-los juntos? E não menos importante, por que todos esqueceram que o Homem-Aranha é Peter Parker se ele revelou sua identidade em frente às câmeras durante a Guerra Civil? Todas essas dúvidas foram respondidas, porque tudo se deve a apenas Um Momento no Tempo.

Photobucket

A primeira coisa que tem que se levar em conta antes de ler essa história é o fato de o pacto de Mefisto com o casal Parker está feito e não é de conhecimento dos dois. Isso foi taxativo em Um dia a Mais. A realidade foi alterada, e não tem como eles saberem disso. Por isso, Mary Jane aparece na porta do apartamento que Peter divide com a advogada Michelle Gonzáles para conversar seriamente, como ela não faz desde que eles se separaram. Os dois estão frios um com o outro e nem a antiga amizade dos dois parece que existe mais. Os dois então começam a recapitular tudo o que aconteceu, desde os dias anteriores ao casamento marcado. As páginas da história original, da edição Amazing Spider-Man Annual 21 (no Brasil, Homem-Aranha 100, ainda na Editora Abril que este que vos escreve tem orgulho de ter um exemplar original comprado à época) são reeditadas para descobrirmos exatamente o que aconteceu de diferente.

Photobucket

Assim como no original, Electro e seus capangas têm uma fuga frustrada pelo Homem-Aranha. Quando os criminosos estão sendo presos pela polícia, um deles, talvez o mais cruel, chamado Eddie, é colocado na viatura. Mas um pombo marrom entra no carro, e destranca a porta do bandido, que foge sem ser visto pelos policias que prendiam Electro (este mesmo pombo marrom é visto na primeira página de ASM544, aqui publicada em Homem-Aranha 81, olhando para o leito da comatosa May). Enquanto os preparativos do casamento de Peter e Mary Jane acontecem como conhecemos, é mostrado também o bandido Eddie tramando para se vingar do policial que o prendeu, e também, por que não, do Homem-Aranha.

Photobucket

O pesadelo que Peter teve na noite anterior ao casamento tem uma extensão que não vimos na história original. Para espairecer e voltar a dormir, Peter sai para balançar pelas teias por Nova York. Isso poderia mesmo ter acontecido e nós não termos ficado sabendo, mas nessa noite, Eddie estava à solta, querendo vingança contra o policial que o prendeu. O Aranha aparece para salvar o policial e sua esposa, mas uma tijolada do Eddie o faz perder o equilíbrio. O próprio Eddie se desequilibra e cai do telhado do prédio, mas o Aranha se joga e tenta salvá-lo da queda, mas os dois acabam batendo no chão e desmaiando com o impacto.

Já no outro dia, Mary Jane chega numa Ferrari vermelha atrasada para o casamento, mas desta vez, não é Peter que chega atrasado e chama a noiva já na escadaria. É a sua tia Anna. Peter não aparece. O bandido Eddie acorda antes do Homem-Aranha, e grato por ter salvo sua vida, vai embora deixando o heroi desacordado pra trás.

Photobucket

Quando o Aranha chega à escadaria da prefeitura já é quase noite. Desnorteado, procura por MJ em vários lugares, mas só a encontra no seu apartamento. Começa uma discussão feia entre os dois, e MJ pede para Peter escolher entre o Aranha e ela. Peter não desiste de ser o Aranha, e então ela vai embora.

Nos dias que se seguem, Mary Jane tentou não pensar em Peter, mas o Homem-Aranha é uma notoriedade em Nova York e ela não consegue deixar de pensar nele. Sua tia Anna então a convence a pensar em dar mais uma chance para Peter. E assim ela o faz. Batendo na porta de Peter, ela diz que não podia ter pedido para ele deixar de ser o Aranha. Ele abre a porta e os dois conversam mais uma vez sobre os motivos de estarem juntos. Mary Jane diz então que sempre pensou nos dois tendo filhos, o casamento seria o gesto simbólico para isso, mas que não tem coragem de tê-los enquanto Peter for o Aranha.

Photobucket

Então os dois decidem permanecer juntos, mas sem se casarem, já que não teriam filhos tão cedo. Dito isso, eles permaneceram juntos e tudo o que aconteceu daí em diante é válido para a cronologia do Aranha. Porém, o segundo fato que mudou pós Um Dia a Mais e que acabou com o romance entre os dois, foi a revelação de Peter da sua identidade para o público. O que acarretou a sequência de fatos que já conhecemos até o atentado sofrido pela tia May.

Quando Peter saiu da casa do Dr. Estranho (HA82), ele foi assombrado em seguida por uma menina ruiva e suas versões alternativas que Mefisto lhe mostrou. Agora ele caminha a esmo e volta para o hospital acompanhar os últimos momentos de sua tia. Assim que ele chega ao quarto, May tem uma parada cardíaca, chegando a ser dada como morta pelos médicos. Mas Peter se recusa a aceitar e faz a reanimação cardíaca por conta própria, fazendo o coração de May voltar a bater.

A recuperação súbita da tia May chega aos ouvidos de Wilson Fisk, o Rei do Crime, que havia ordenado a execução de toda a família de Peter. Ele encarrega um homem de completar o sreviço. Coincidentemente, Mary Jane deixa Peter dormindo no hospital e vai à casa de sua tia Anna. Chegando lá, ela é atacada por um homem mascarado que estava agredindo sua tia. O mascarado aterroriza MJ de todas as formas, tanto física pela perseguição, como mentalmente, dizendo que vai atrás de toda a família dela depois, mostrando que conhece bem todos os seus familiares.

Enquanto isso, Peter descobre que MJ sumiu, parte atrás dela. ele chega a tempo, e descobre que é o Eddie que ele deixara escapar anos atrás, o homem que atrapalhou sua ida para o casamento. Assustado, ele procura novamente o Dr. Estranho para lhe pedir que arrume um jeito de todos esquecerem que ele é o Homem-Aranha. Stephen Strange então pede um tempo para pensar, e entra em contato com Reed Richards e Tony Stark.

Photobucket

Reed, Tony, e Estranho resolvem fazer o mesmo o que fizeram com o caso do Sentinela, anos antes. Mas com a condição de que ninguém, nem mesmo o Mago Supremo saiba mais quem ele é. Aliado a uma forma nunca antes testada de infecção do Extremis, junto com a magia do Dr. Estranho, é feito um "apagamento" dos meios digitais e físicos que registraram a revelação de Peter (do melhor jeito Marvel de ser), além das lembranças das pessoas.

Inicialmente, Peter queria que fosse o único a se lembrar de que ele era o Homem-Aranha, mas no último segundo, ele puxa o corpo de Mary Jane para a bolha mística protetora, para que ela se lembre também. Quando tudo passa, e Mary Jane já acorda num quarto de hotel com Peter, ele conta tudo o que aconteceu. Mas ao contrário da outra vez, Mary Jane não concorda com Peter. Ela pergunta por que ele não a deixou esquecer também. Analisando tudo, ela crê que ela é o problema, e que ela é que põe os seus familiares em perigo.

Photobucket

E assim chegamos aos dias atuais, quando MJ foi viver sozinha, e Peter levou sua tia de volta para casa quando ela se recuperou. A conversa de Peter e Mary Jane no apartamento dele chega ao fim, com Mary Jane tascando um beijo em Peter e dizendo que o ama. Mas acredita que não é forte para continuar com ele, e não sabe se será um dia. Assim, ela o libera para achar uma pessoa forte e que possa seguir em frente com ele. Peter se acha agora uma pessoa livre e dono do seu destino.

Photobucket

O que eu acho? Depois de toda a polêmica que Um Dia a Mais criou em 2007, muita coisa melhorou nas histórias do Aranha. Está mais divertido, mais dinâmico, e ele até está mais integrado ao resto do Universo Marvel. Gostei muito do último arco "Corredor Polonês" e sua conclusão. Mas sinto que falta alguma coisa. O seu desgarramento romântico ainda soa estranho após ter passado mais de 20 anos casado com a Mary Jane Watson.

Ela ter sido jogada completamente de lado desde a nova fase também foi muito duro para quem aprendeu a ter sempre ela por perto. Acho que Um Momento no Tempo tenta dar uma corrigida e dando um direito de resposta para a Mary, já que o próprio Joe Quesada escreveu, como se ele estivesse dando uma satisfação aos fãs, por ter ocasionado por gosto próprio o fim do casamento dos dois. Mas é categórico: MJ nunca mais.

Ao terminar de ler essas duas edições onde foram publicadas - Homem-Aranha 121 e 122 - também fico pensando naqueles fãs do Aranha que vieram dos filmes. Tivemos a MJ em três filmes, com a Gwen aparecendo como "a outra" no terceiro, e agora teremos um reboot com uma namorada que morreu há quase 40 anos... vai ser duro explicar, para quem está chegando.

Enfim, esta não deixa de ser uma bela história, apenas foi manchada por ser um fim artificial de uma história de amor que não merecia ter acabado assim. Aguardemos que futuro especial é esse que vem pela frente na vida do nosso querido cabeça-de-teia.

Não posso deixar de comentar a bela arte do Paolo Rivera, que arrebenta em todas as ocasiões. Sem falar na própria arte do Quesada, que acho melhor escritor do que desenhista, embora sua arte seja comprovadamente única.

Até o mês que vem!


Jeferson

comments powered by Disqus