sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Maratona 616 - Top10 Versões alternativas do Motoqueiro Fantasma

Por mais original que um herói de quadrinhos seja, ele nunca será uma entidade única, pela simples razão que o universo nos quadrinhos é sempre um multiverso, repleto de versões alternativas exploradas em um sem número de histórias diferentes. Com o Motoqueiro Fantasma não seria diferente e continuando nossa Maratona616 vamos conhecer ou relembrar versões bem diferentes do personagem em mais um Top10.

Motoqueiro Fantasma

10 – Macaco Fantasma

Motoqueiro Fantasma

Tanta coisa bizarra é publicada por aqui, mas essa pérola infelizmente não é. Um mundo paralelo onde os principais heróis da casa das idéias existem em versões símias com certeza é, no mínimo, divertido de se ler. Entre esses heróis temos um gorila incorporando o Espírito da Vingança e, embora não tenha muitas informações sobre ele além da aparição aqui, vale a nota pelo inusitado.

09 – Barbara Ketch

Motoqueiro Fantasma

Em uma das conhecidas histórias "O que aconteceria se...?" conhecemos um mundo onde Danny Ketch foi morto e sua irmã Barbara Ketch torna-se hospedeira do Espírito da Vingança. Barb tinha um controle maior sobre a entidade, permitindo suprimi-la e partindo com tudo contra os assassinos de seu irmão. Ela não utilizava o temido "olhar de penitência", preferindo eliminar seus oponentes de uma vez. Sua jornada foi tão violenta que Dr.Estranho, Homem-Aranha e Johnny Blaze decidiram pára-la, separando-a do espírito. Liberta, ela se arrependeu de seus atos e acabou morrendo.

08 - Motoqueiro Zumbi

Motoqueiro Fantasma

Ame ou odeie, mas a franquia dos Zumbis Marvel rendeu várias histórias e, diante de tantas versões zumbis, tínhamos também o Motoqueiro Fantasma. Como ele foi infectado não se sabe (e nem tem lá muito sentido, pois era só o espírito deixar o corpo zumbificado de Blaze), mas o personagem teve ao menos três participações marcantes naquele universo. Quando o castelo de Victor Von Doom foi sitiado por zumbis superpoderosos ele estava no grupo de ataque, assim como foi presença na luta contra o Surfista Prateado e Galactus. Depois disso, a criatura começou a servir o Rei do Crime versão zumbi e encontrou seu fim quando Aaron Stack visitou seu mundo. Na luta entre os dois, o zumbi foi decapitado e teve a moto roubada pelo Homem-Máquina.

07 – St. John

Motoqueiro Fantasma

A premissa da mini-série Ruins é: "tudo o que pode dar errado vai dar errado". Nessa versão distópica do Universo Marvel conhecemos pelos olhos do fotógrafo Phil Sheldon uma série de acidentes fantásticos que não resultaram em superpoderes e heroísmo, mas em mortes horríveis e vidas destruídas. Uma dessas vidas era do dublê conhecido como St. John, que em um de seus shows de motos cometeu suicídio, ateando fogo à própria cabeça e correndo em disparada pelo deserto, com seu crânio surgindo em chamas e sua vida chegando ao fim.

06 – Zarathos

Motoqueiro Fantasma

Certa vez o feiticeiro Kulan Gath fez um feitiço que transformou toda Manhattan em uma versão medieval, onde todos tinham novas lembranças e ele reinava supremo. Ele também aflorou o que tinha de pior em muitos superseres da cidade, tornando-os seus servos. Porém, em uma realidade ele fez isso com um prisioneiro chamado Johnny Blaze, despertando o pior que existia no demônio Zarathos, que tomou o amuleto do feiticeiro e assumiu o poder da ilha, ameaçando expandir o feitiço pelo mundo. O reinado de Zarathos era ainda pior do que o de Kulan Gath, tanto que a missão dos Exilados era devolver o feiticeiro maligno ao poder. Os dois vilões acabaram derrotados por Tanaraq, uma entidade que possuiu o corpo de Heather Hudson, e os efeitos do feitiço medieval foram desfeitos por Selene.

05 – Speed Demon

Motoqueiro Fantasma

Quando o famoso crossover Marvel vs DC ocorreu a surpresa mais divertida foi o Universo Amálgama, que nada mais era do que fusões variadas dos personagens das duas editoras. O Speed Demon, sem dúvida, foi uma das mais inusitadas, unindo Flash e Motoqueiro Fantasma. Buscando resgatar a alma de sua amada Íris Simpson, o dublê Blaze Allen une sua alma ao demônio Etrigan, ganhando o poder necessário para derrotar o Espectro da Noite. A história misturava tantos personagens que aparece até mesmo um chamado Harvey Osborn, misturando Duende Verde e Duas-Caras. No final, Speed Demon consegue salvar sua amada com a ajuda de seu sobrinho Wally West, que ao saber da identidade do tio faz um ritual e se torna o Kid Demon.

04 - Cavaleiro Fantasma do Velho Oeste

Motoqueiro Fantasma

Carter Slade foi o primeiro Cavaleiro Fantasma (chamado Ghost Rider originalmente, hoje retroativamente de Phantom Rider), trazendo justiça ao Velho Oeste com seus poderes sobrenaturais dados por um amigo indígena. Chegou a aliar-se com o Motoqueiro Fantasma quando este viajou no tempo. Foi morto e tempos depois seu irmão Lincoln Slade assumiu o manto, mas enlouqueceu com o poder e chegou a abusar de Harpia quando os Vingadores viajaram no tempo. Acabou morto e anos depois seu espírito possuiu um descendente, o arqueólogo Hamilton Slade, usando-o para vingar-se dos Vingadores. Acabou expulso pela ação conjunta de Damian Hellstorm e Carter, que veio em socorro de seu parente, permanecendo com ele e orientando-o a tornar-se o Cavaleiro Fantasma atual.

03 – Cavaleiro Fantasma

Motoqueiro Fantasma

Existiu um outro Cavaleiro Fantasma além dos membros da família Slade, muito mais sombrio, chamado Caleb. Ele era um ex-escravo que ajudou o soldado confederado Travis Parham a recuperar-se de seus ferimentos depois da Guerra Civil. Os dois ficaram amigos e Travis trabalhou um bom tempo com Caleb e, durante esse período, encontrou uma caverna com crânios e ao tocá-los teve uma visão, com uma criatura que tinha uma cabeça que era apenas um crânio flamejante. Caleb explicou que aquela criatura vinha do país de seus ancestrais e poderia ser invocada como instrumento de vingança. Depois de Travis partir, a casa de Caleb foi atacada por um grupo de saqueadores e sua família barbaramente assassinada. Parham voltou tempos depois e resolveu vingar a família de seu amigo, sem saber que um sinistro cavaleiro fazia o mesmo. Esse Cavaleiro Fantasma, como já disse, era Caleb e estava alimentado pelo espírito da vingança de seus ancentrais, exterminando todo o bando de assassinos e perdendo-se para sempre.

02 - Motoqueiro 2099

Motoqueiro Fantasma

Kenshiro "Zero" Cochrane era um hacker no ano de 2099, tentando com sua gangue da Cidade Transversal todo tipo de forma para desestabilizar o sistema corporativo. Durante uma dessas investidas acabaram atacados por uma gangue rival e sua única opção foi refugiar-se no ciberespaço, onde acabou se perdendo. Lá um grupo de anarquistas o encontrou, dando-lhe a oportunidade de retornar ao mundo real como um instrumento contra a ordem estabelecida por corporações como Alchemax, algo que ele aceitou, voltando como um ciborgue superpoderoso que tornou-se um inimigo ferrenho das corporações. Quando o Dr. Destino invadiu os EUA e tornou-se presidente, Zero foi capturado e reprogramado por Doom, tornando-se um agente da SHIELD, o que o fez tornar-se alvo de todos os seus agora ex-amigos.

01 – Ultimate

Motoqueiro Fantasma

Uma série de assassinatos começa a ocorrer no Ultiverso, sendo todas as vítimas pessoas em posição de poder, obrigando até mesmo os Vingadores a ir contra o assassino, ninguém menos que o Motoqueiro Fantasma. Na verdade, todas as vítimas eram membros de uma gangue de motoqueiros, que sacrificaram John Blaze e Roxanne Simpson em um ritual satânico em troca de riqueza e poder. O que eles não esperavam é que o falecido Blaze também faz um pacto, oferecendo sua alma em troca da segurança de sua amada, retornando depois de vinte anos, em busca de vingança contra seus algozes. Os Vingadores não conseguem detê-lo e o Motoqueiro parte para cima do líder da gangue, o agora vice-presidente Blackthorne, que acaba tornando-se uma nova versão do Espírito da Vingança graças à um pacto, levando a melhor na luta com o Motoqueiro, mas morrendo baleado pelo Justiceiro.


E assim termina mais um Top10, o que acharam das versões? E quais lembram que ficaram de fora?


Eddie

comments powered by Disqus