sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Maratona 616 - Top 10 das edições mais marcantes do Motoqueiro Fantasma

Photobucket

Ao longo do tempo, muitas são as tramas envolvendo o Motoqueiro Fantasma e mesmo com novas séries surgindo e sendo canceladas em alguns períodos, o personagem possui histórias marcantes que contribuiram para firma-lo como um dos personagens mais cultuados do Universo Marvel. Confira o Top 10 e relembre algumas dessas fases:



GR 35

10 - Ghost Rider 35 (Vol. 01)- Abr/1979

No final dos anos 70, o renomado autor e desenhista Jim Starlin, produziu uma história com uma premissa simples, mas que gerou algo genial: Johnny Blaze se vê obrigado a realizar uma corrida com a Morte, onde a derrota lhe custaria a própria vida. Nas mãos de um roteirista mediano, tal enredo poderia ter gerado uma história fraca, o que não ocorreu nas mãos do genial Starlin, que produziu algo marcante e que influenciou outros roteiristas do título durante anos.

AV 214

9 - The Avengers 214 - Dez/1981

A essa altura, o Motoqueiro Fantasma era quase um vilão devido aos seus atos, o que o levou a ser combatido pelos Vingadores. Nessa edição, o "herói" derrotou sozinho todo o supergrupo e se firmou como um dos mais poderosos e cruéis personagens do Universo Marvel.

GR 68

8 - Ghost Rider 68 (Vol. 01) - Mai/1982

O então editor da Marvel, Tom DeFalco, decidiu dar uma nova guinada na revista do Motoqueiro Fantasma e trocou toda a equipe criativa. Para deixar clara a ideia de um novo começo, a nova equipe , formada pelo roteirista Roger Stern e pelo desenhista Bob Budiansky, decidiu recontar a origem do personagem de forma inovadora.
A história mostra Johnny Blaze confessando seus pecados a um sacerdote, onde é mostrado por flashback tudo o que o levou a se tornar o Motoqueiro Fantasma.Tudo culmina em uma das cenas mais marcantes do personagem, onde é mostrada sua mão flamejante e esquelética rompendo o portão confessional, para o horror e choque do falso sacerdote assassino.

GR 1 06

7 - Ghost Rider 1 (Vol. 06) - Set/2006

Mais um reinicio da série, dessa vez produzida por Daniel Way, Javier Saltares e Mark Texeira. Uma longa saga mostrando a luta do Motoqueiro contra Lúcifer. A história em si não chega a ser extraordinária, mas a edição é importante por trazer de volta o personagem a um título próprio após muitos anos.

Hearts

6 - Ghost Rider/Wolverine/Punisher - Hearts of Darkness - Dez/1991

Um dos encontros mais explosivos e marcantes envolvendo heróis "casca-grossa" já feitos, a edição especial escrita por Howard Mackie e desenhada por John Romita Jr., mostra o Motoqueiro se aliando a Wolverine e Justiceiro para derrotar o demônio Coração Negro. Uma edição que certamente marcou os leitores dos anos 90.

GR 7

5 - Ghost Rider 7 (Vol. 02) - Nov/1990

Já com o sucesso da nova série estabelecido, Howard Mackie e Mark Texeira criaram uma das histórias mais chocantes ja publicadas. A irmã de Danny Ketch, Barbara Ketch, teve seu pescoço cortado pelos dentes de Blackout enquanto se recuperava em uma cama de hospital. A cena foi inesperada, pois há várias edições era mostrado todo o processo de recuperação de Barbara e tudo levava a crer que a mesma sairia de la bem.

Annual 02

4 - Ghost Rider Annual 2 (Vol. 01) - Set/1994

Em 1994, o então iniciante na Marvel Warren Ellis foi convocado a escrever algo para a revista anual do Motoqueiro Fantasma. Seria apenas uma história sem muita importância, mas o escritor decidiu mostrar seu talento. Focada no inimigo do Motoqueiro, a trama mostra todo o lado psicológico do Espantalho de forma assustadora e o violento final ainda hoje é um dos mais chocantes ja feitos. Ao capturar o Espantalho, o Motoqueiro quebra todos os ossos de seu inimigo e usa seu poder para cura-lo, mas restaura os ossos todos fora do lugar e de forma incorreta!

Road to

3 - Ghost Rider - The Road to Damnation - Nov/2005

Com o estilo incomporável e violento de Garth Ennis no roteiro e as ilustrações impressionantes de Clayton Crain, A Estrada para a Danação é uma das histórias mais cultuadas pelos fãs do Motoqueiro Fantasma e de quadrinhos em geral. A trama mostra o personagem preso no Inferno e sua interminável luta para fugir de lá, dia após dia. Lembrando que a Panini acabou de lançar um encadernado dessa obra.

GR 36

2 - Ghost Rider 36 (Vol. 01) - Jun/1979

Até então, as histórias do Motoqueiro Fantasma giravam em torno confrontos com demônios e temas sobrenaturais, até que um novo roteirista, Michael Fleisher, assumiu o título e tudo mudou. Pela primeira vez, as histórias do Motoqueiro tiveram uma pegada mais real, mostrando de forma genial a vida de Johnny Blaze e o drama que era viver carregando a maldição do Espírito da Vingança.

GR 1 02

1 - Ghost Rider 1 (Vol. 02) - Mai/1990

Há mais ou menos 7 anos o Motoqueiro Fantasma estava sem revista própria e praticamente esquecido pela Marvel, quando inesperadamente uma nova série sua foi anunciada. Produzida por Howard Mackie, Javier Saltares e Mark Texeira, a nova série não trazia Johnny Blaze como o hospedeiro do Espírito da Vingança, mas sim um novo personagem: Danny Ketch. A série rapidamente se tornou um grande sucesso e o Motoqueiro passou a fazer aparições em vários outros títulos. Arrisco a dizer que se hoje temos filmes e quadrinhos do Motoqueiro Fantasma, essa série dos anos 90 é uma das maiores responsáveis por isso.

Photobucket

Bom, obviamente cada um possui seu próprio Top 10 e prefere uma determinada fase. Eu particularmente tenho como preferida a série dos anos 90 escrita por Howard Mackie e desenhada pelo Mark Texeira. Foi ali que me tornei um fã do personagem e me lembro da expectativa em ler a cada mês uma nova história, que era publicada pela Editora Abril na revista do Hulk...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus