sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Maratona 616 - Muito Antes da Motocicleta

Photobucket

O Motoqueiro Fantasma é um personagem amplamente conhecido, com uma mitologia fictícia bem estabelecida e consagrada. Mas o nome Ghost Rider já era usado por um cowboy dos quadrinhos bem antes disso, surgido numa época em que uma canção falando de cavaleiros fantasmas fazia grande sucesso nos EUA. Música que, por sua vez, pode ser facilmente vista como a narração de uma versão americana de um antigo mito europeu. Confuso? Curioso para conhecer as distantes origens do nosso herói de cabeça flamejante? Então continue lendo...

No norte, oeste e centro da Europa, há um antigo mito popular conhecido como a Caçada Selvagem (Wild Hunt). Segundo a lenda, trata-se de uma extensa forma espectral de uma espécie de companhia de guerra, composta por pessoas, cavalos, cães de caça, etc. avistada sobretudo nos céus, em perseguição. As figuras presentes no comboio poderiam ser almas perdidas, divindades ou espíritos. Ver a caçada Selvagem era sinal de péssimos presságios, de guerra, praga ou a morte de quem a avistou.

Nas diversas variações do mito, a identidade de um possível líder da caçado foi muitas vezes atribuída a figuras históricas de culturas locais, e também a deuses, principalmente Odin (quem diria?). Os mortais que cruzavam o caminho da Caçada Selvagem ou a seguiam poderiam ser sequestrados para o mundo dos mortos. Quem a visse passar e zombasse seria amaldiçoado e desapareceria misteriosamente. Há quem diga que quem seguisse a caçada por vontade própria seria recompensado com ouro, e também relatos sobre uma jovem que avistou o cortejo e foi aconselhada pelo pai a por seu avental sobre a cabeça para evitar a visão. Outros criam que os espíritos das pessoas poderiam ser levados temporariamente para a caçada durante o sono.

Photobucket


Åsgårdsreien, do artista norueguês Peter Nicolai Arbo. Pintura de 1872 representando a Caçada Selvagem.

A Caçada Selvagem está associada a tempestades e, após sua passagem, com o tempo novamente limpo, um cão preto poderia surgir nos arredores de onde estivera. Esse cão deveria passar por um tipo de exorcismo e, se não fosse embora, deveria ser cuidado por um ano.

Muito tempo depois, em 1948, o compositor norte-americano Stan Jones criou a canção Ghost Riders In the Sky (algo como “cavaleiros fantasma no céu”). A música, que pode aparecer com o subtítulo “A Cowboy Legend” (uma lenda cowboy), conta, embalada por um ritmo galopado e uma melodia épica, a história de um cowboy que testemunha algo parecido com a Caçada Selvagem.

O que ele vê rompendo os céus é um rebanho de vacas de olhos vermelhos, cascos de metal e manchas flamejantes. Perseguindo os animais, vinha um grupo de cowboys de rostos esqueléticos montando cavalos que bufavam fogo. Ao passar pelo homem, um dos cowboys fantasma o aconselha a modificar seu modo de vida, se não quiser ser condenado como ele. O grupo vive uma caçada eterna e infernal, tentando pegar o rebanho do diabo pelos céus intermináveis.




Ghost Riders In The Sky na que é provavelmente sua melhor versão, na voz de Johnny Cash.

O criador da canção disse que ouviu essa história aos doze anos de idade de um amigo que era um velho cowboy. A lenda soa claramente como mais uma versão da Caçada Selvagem, surgida em novo tempo e lugar.

Ghost Riders In The Sky foi um grande sucesso nos EUA no ano de 1949, tendo sido gravada por vários artistas populares naquele ano. Assumidamente inspirado na canção, surgiu no mesmo ano um personagem de histórias em quadrinhos de faroeste com temática de terror. Seu nome? Ghost Rider.

Photobucket

O cowboy apareceu em histórias de terror western em diferentes publicações da editora Magazine Enterprises, até o estabelecimento do Código dos Quadrinhos. Vários anos depois do desaparecimento do personagem, quando os direitos autorais sobre ele caducaram, a Marvel lançou a revista Ghost Rider #1 em 1967.

O Cavaleiro Fantasma original da Marvel era Carter Slade. Munido de roupas, máscara, chapéu e cavalo brancos dados a ele por um curandeiro nativo-americano, Carter (que é avô de J.T. Slade dos Guerreiros Secretos) era um justiceiro mascarado do século XIX em aventuras de faroeste. Após morrer em batalha, seu manto foi passado adiante algumas vezes.

O status por trás do nome do herói mudou radicalmente quando, em 1972, a editora lançou um novo Ghost Rider, o nosso velho conhecido Motoqueiro Fantasma.

Photobucket

Com um crânio flamejante no lugar da cabeça e soltando fogo das rodas de sua moto, o alter ego do dublê Johnny Blaze revolucionou o que se entendia por Ghost Rider, e trouxe, com um pé na porta, a mitologia do personagem para a era contemporânea. Lembrando que rider é uma variação da palavra inglesa ride, que significa montaria, mas é também comumente usada para designar outros veículos. No caso de Blaze, a motocicleta.

O Motoca mudou tanto o conceito da personagem que a Marvel começou a chamar o cavaleiro clássico de Phantom Rider retroativamente em suas publicações. Uma curiosidade é que Carter Slade está presente no primeiro filme do Motoqueiro Fantasma. Na versão cinematográfica, apenas seu nome faz referência ao Cavaleiro Fantasma clássico, sendo ele um predecessor de Johnny Blaze de tempos mais remotos que o auxilia na história, sendo uma caveira flamejante que anda num cavalo em condições parecidas com a sua.

A partir do Motoqueiro Fantasma, surgiu toda uma nova mitologia e história. Continue acompanhando nossa Maratona 616 para saber mais sobre ela.

Léo

comments powered by Disqus