segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Antes da estréia, Marvel processa criador do Motoqueiro Fantasma

A situação não tem sido nada boa para a propaganda que antecipa a estréia do filme Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança nos cinemas. Se já não bastasse a má fama deixada pelo primeiro longa, a Sony tem que encarar uma indisposição criada pela Marvel ao processar o co-criador do Motoqueiro Fantasma, Gary Friedrich, que acabou levando todos os demais da indústria repudiar a ação da editora.

Photobucket

A história pode ser vista com mais detalhes no site Multiverso DC (Sim, o Felipe da Distinta Concorrência fez um texto que eu nem ouso mexer um cabelo de sapo a mais), mas resumidamente tudo começou com a velha questão de direitos autorais, que Gary Friedrich tentou assim como muitos outros ter sua parte nos royalities do personagem tempos atrás, inclusive com o lançamento do primeiro filme. Evidentemente, ele não conseguiu.

Isso, no entanto, não fez com que a Marvel deixasse as águas passarem debaixo da ponte. Em troca ao primeiro ataque, a editora reverteu o jogo querendo processar Gary por ele vender "Comissions" assinados por ele em convenções americanas. E venceram a causa, exigindo imediatamente 17 mil dolares do roteirista.

O resultado disso foi uma comoção geral da situação de Friedrich por todos os amigos na internet e um repúdio completo a ação feita pela Marvel, não só por exigir esse montante absurdo que Gary não possui em mãos, assim como atacar uma prática que muitos artistas iniciantes realizam para poder se sustentar até ter alguma estabilidade em sua carreira.

Contudo, uma vez que o processo está vencido, não há nada mais que Friedrich possa fazer a não ser recorrer a ajuda dos inúmeros amigos que estão arrecadando doações para cobrir esta dívida. Dentre os nomes que estão fortemente o apoiando, estão Neil Gaiman, Jill Thompson, Steve Lieber, David Gallaher e Steve Niles, de 30 dias de Noite, que criou uma página para arrecadar essas doações por Paypal (Clique aqui para acessar a página).

Por sorte, os números de doações já estão catapultando rapidamente e isso mostra pra que lado penderam a opinião dos envolvidos na história. Gary, em sua página do Facebook, recentemente agradeceu a todos pelas doações e apoio, e ressaltou que ainda lutará pela briga dos direitos do personagem. Mais tarde, fãs criaram uma página de apoio ao criador no Facebook. Um fã inclusive sugeriu que o astro do filme, Nicholas Cage, pagasse a quantia (já que o valor seria irrisório pra quem ganharia 2 milhões de dolares com o filme.

No fim disto tudo, quem provavelmente perdeu mais foi a produção do filme, pega de surpresa por essa visão negativa que a Marvel acabou gerando em torno do personagem. É uma pena, já que o filme parecia ter acertado seu rumo desta vez.

Foi uma péssima jogada, Marvel. Péssima.

Coveiro

comments powered by Disqus