quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Maratona 616 - Top 10 Desenhistas do Motoqueiro Fantasma

Motoqueiro

E começamos nossa Maratona 616 com os clássicos Top 10 artistas. E posso adiantar que foi uma terrível escolha selecionar apenas 10 entre os vários que passaram pelo Espírito de Vingança. Depois de árduos cálculos, segue aqui os que considerei os mais representativos em todos esses anos:

10 Tan Eng Huat
O jovem malasiano Tan Eng Huat foi o responsável por assumir a mais nova fase do Motoqueiro Fantasma nas mãos do escritor Jason Aaron. Seu estilo é igualmente estilizado, mas um pouco menos obscuro ao que Saltares vinha fazendo mais recentemente. Marcou uma fase importante das histórias do Motoqueiro, trazendo de volta Danny Ketch e concluindo o arco envolvendo a luta contra o anjo Zadkiel.

Motoqueiro

09 Jim Mooney
Apesar da primeira edição ter os créditos de Gil Kane como capista e Tom Sutton no interior, foi graças a Jim Mooney que as demais edições do Motoqueiro Fantasma ganharam vida até a edição 9. Depois, uma seqüência de artistas randômicos foi assumindo por pouco o tempo o título, como Sal Buscema e até mesmo Jack Kirby. Em suas histórias vimos a participação de Roxane Simpson, Hellstorm, Mulher-Feiticeira, o grupo Zodíaco e, claro, Mephisto.

Motoqueiro

08 Mike Ploog
Michael G. Ploog era um fenômeno em seu tempo e pode muito bem ser reconhecido por seu trabalho pioneiro no lado mais “horror” da Casa das Idéias. Trabalhou nas histórias do Lobisomen, Monstro de Frankenstein, Homem-Coisa e em Marvel Spotlight #5, criou o Motoqueiro Fantasma ao lado de Roy Thomas & Gary Friedrich. Chegou a desenhar mais três edições seguintes, mas depois nunca mais trabalhou com o personagem. Ainda assim, passou um bom tempo numa briga com os escritores pelos direitos de criação da Caveira Flamejante.

Motoqueiro

07 Clayton Crain
O traço obscuro e estilizado de Crain fez enorme sucesso em sua passagem pela X-Force, mas muito antes disso esse fabuloso artista se destacou na Marvel por duas minisséries escritas pelo fabuloso Garth Ennis. Ambas publicadas aqui na Marvel Max, uma chamada Trilha de Lágrimas, que fala a história de um outro amaldiçoado pelo Espírito de Vingança no passado dos Estados Unidos, e Estrada para a Danação, que recentemente vai ser lançado pela Panini em forma de encadernado.

Motoqueiro

06 Ron Garney
Por 11 edições, na transição da fase inicial da dobradinha Saltares e Tex e os longos três anos de Sal Larroca, foi Garney quem assumiu os desenhos ainda com roteiros de Mackie. Nessas poucas edições, vimos o retorno de Vingança, Lilith e os Filhos da Meia Noite, além das aparições especiais dos caçadores de Vampiro Blade e Frank Drake. Ron também foi responsável pelos desenhos da minissérie especial "Dark Design" com Wolverine, Motoqueiro Fantasma e o Justiceiro.

Motoqueiro

05 Adam Kubert
Adam é de uma família de veteranos nos quadrinhos, filho do talentoso Joe Kubert e irmão do fantástico Andy, que já passaram pelas mãos de quase todos os personagens Marvel existentes. Apesar de conhecido muito mais pelo seu trabalho em Wolverine e Hulk, Adam teve uma breve, porém importante passagem na vida do Motoqueiro Fantasma ao desenhar 12 das 13 primeiras edições de ‘Spirits of Vengeance’, título escrito por Howard Mackie, que destacava a volta de Johnny Blaze ao universo Marvel mesmo sem a maldição de Zarathos.

Motoqueiro

04 Salvador Larroca
O nome de Larroca pode parecer uma grande surpresa para a maioria nesta posição, mas alguns ainda vão lembrar de algumas histórias do Motoqueiro Fantasma de sua passagem que foram publicadas aqui no Brasil, antes de tudo ser descontinuado. O desenhista espanhol chegou a passar três anos de sua carreira só cuidando do Motoqueiro Fantasma no final do seu volume nos anos 90. Quem chegou a passar os olhos nesses desenhos, entendeu bem porque Larroca conseguiu se estabelecer tão bem na Marvel desde então. Foi nessa fase que se montou o plot para colocar a história de Noble Kale na mitologia do Motoqueiro Fantasma e uma mudança no uniforme do Motoqueiro Fantasma, bem diferente do jaquetão obscuro que conhecíamos. Nessa fase, trabalharam com ele Ivan Velez Jr, Howard Mackie e até Warren Ellis.

Motoqueiro

03 Bob Budiansky
O nome de Bob Budiansky é muito mais conhecido pelos fãs de Transformers, já que ele foi o principal escritor da série enquanto esteve nas mãos da Marvel e assim batizou boa parte dos personagens que conhecemos hoje. Contudo, Budiansky também deve ser reconhecido como desenhista, responsável pela fase áurea do Motoqueiro Fantasma em seu primeiro volume, onde as relações entre Johnny Blaze e Zarathos foram melhor definidas. Ele praticamente desenho a maior parte das edições e capas do final deste título, entre os anos de 1978 e 1983.

Motoqueiro

02 Javier Saltares
Javier foi o responsável por dá a imagem do segundo Motoqueiro Fantasma, ao lado de Mark Texeira, na época apenas seu arte-finalista e definiu assim um novo estilo ainda mais obscuro para o Espírito de Vingança nos anos 90. Muito tempo depois, voltou a desenhar o Motoqueiro, agora voltando ao corpo de Johnny Blaze, na nova série escrita por Daniel Way, colocando-o mais uma vez depois de longo tempo ausente nas histórias atuais da Marvel. No geral, foram 32 edições marcando o personagem com o trabalho do autor.

Motoqueiro

01 Mark Texeira
Muitos dão credito a Mark Texeira por desenvolver o traço definitivo pelo qual conhecemos o Motoqueiro Fantasma. Antes apenas como arte-finalista do personagem nos anos 90, logo assumiu como desenhista interino (sendo um dos primeiro a fazer sua própria arte final). Logo depois, fez uma longa passagem por Wolverine e uma minissérie do Dentes de Sabre, que marcaram de vez sua carreira. Na nova fase do Motoqueiro escrita por Daniel Way, voltou como arte-finalista de Saltares mais uma vez. Juntando todos os seus trabalhos com o Motoca, são mais de 35 edições.

Motoqueiro

Bem, muita gente pode estar me xingando por priorizar o Tex, tendo sido ele muito mais arte-finalista do que desenhista mensal em todos esses anos de carreira, mas eu vocês vão ter que confiar em mim quando eu digo pelo pouco que entendo - O cara é bom! Bom, como o Isanove, e que muita gente acaba desmerecendo por quase nunca eles levarem a fama por não ser o cara do lápis. E todos os demais desta lista são igualmente fantástico. Não preciso nem falar mais nada.

E se não concordou ou lembrou de um outro que merecia estar aí, coloca nos comentários. Discutam, aproveitem o espaço. Ele serve justamente pra isso. E fiquem atentos por mais TOP 10 em nossa maratona 616!

Coveiro

comments powered by Disqus