quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Você reconheceu essa homenagem nas capas do Deadpool?

Deadpool

Vocês que acompanham a nova revista mensal do Mercenário Tagarela, o Deadpool, já devem ter percebido que as artes de suas capas são verdadeiras homenagens a filmes, discos e até mesmo quadrinhos que podemos já considerar clássicos da cultura popular. Mas será que alguma delas passou batido? Então, vamos a elas!

Essas capas que servem de homenagem, na verdade são parte das 13 edições de Merc With a Mouth, revista paralela a mensal principal do personagem que atualmente está como carro chefe do título. A série sequer acabou ainda, mas acho que vale a pena um post ilustrativo sobre todas essas edições, não é mesmo?

Tentem adivinhar, se possível, antes de ler adiante cada explicação. É uma ótima brincadeira!

Deadpool

Opa! Essa foi difícil e graças ao nosso leitor Henrique Oliveira Lima, conseguimos corrigir a tempo. A capa da edição 1 teve uma série de versões alternativas, mas a principal foi uma homenagem a primeira edição da revista Savage Tales, de 1971, que tinha como personagem principal o Conan, mas muitos outros bem conhecidos hoje na Casa da Idéias tiveram suas participações, como o Homem-Coisa e Ka-Zar. Por sinal, ocorrendo na Terra Selvagem e tendo Kevin Plunder como coadjuvante, era uma escolha muito justa.


Deadpool

Na edição 2, não teve como errar! Trata-se do clássico Tubarão, lançado em 1975, mas que se tornou a maior influência do gênero desde então, passando-se para cobras gigantes, aranhas, ratos, estranhas piranhas de alto mar e todas as sortes de criaturas que viraram ameaças potenciais. Teve mais três outras sequências, nenhuma mais com a mão de spielberg e nem com a mesma qualidade do pioneiro.

Deadpool

Um clássico de George Romero, o Despertar dos Mortos foi a homenagem da terceira revista. Lançado em 1978, trata-se de uma sequência com ligação não direta com a Noite dos Mortos-Vivos. Recentemente, Zack Snyder acabou dirigindo uma nova formatação do filme, que ganhou nova tradução por aqui - Madrugada dos Mortos.

Deadpool

A edição 4 é homenagem a Scarface, de 1983, que se tornou aclamadíssimo apesar de seu conteúdo violento e palavriado pesado (é dito que a palavra fuck aparece cerca de 180 vezes). O filme contou com direção de Brian de Palma, argumento de Oliver Stone e protagonizado por Al Pacino. O que pouca gente não sabe é que se trata de um remake de 1932 dirigido por Howard Hawks.

Deadpool

A quinta capa traz clara homenagem ao filme que catapultou a carreira de Julia Roberts, Uma Linda Mulher, de 1990. Além da história de conto de fadas moderno que se tornou favorita entre as mulheres da época, o longa tem o mérito de ter duas das músicas que se tornaram mais populares na época, "Oh, Pretty Woman", de Roy Orbison e "It Must Have Been Love" do grupo Roxette.

Deadpool

Em 1979, o diretor Ridley Scott criou um clássico do Terror levando-o ao espaço e que se tornou a homenagem da quinta capa do Mercenário Tagarela. Batizado no Brasil como Alien, o 8° Passageiro, o filme gerou mais três outros, todos protagonizados pela heróina de todos os nerds dos anos 80 e 90, Tenente Ripley, vivida por Sigourney Weaver, além de outros duas aparições em "Aliens vs Predador", fora a leva gigantesca de jogos e quadrinhos. Apesar do segredo feito, a nova produção de Ridley Scott, "Prometheus" parece se tratar de um prequel envolvendo os feiosos alienígenas.


Deadpool

A capa da edição 6 já traz algo muito mais recente e que foi responsável certamente para o ator Ewan McGregor acabar despontando e virando o cavaleiro jedi mais famoso de todos os tempos. Trainspotting é um drama dirigido por Danny Boyle baseado no livro de Irvine Welsh, com forte tema envolvendo o uso de drogas e o movimento Clubber instaurado no Reino Unido. Duramente criticado nos EUA, teve ainda assim indicação ao Oscar de 1997. Espia a capa completa da revista aqui e compara com o DVD.

Deadpool

A sétima homenagem, com o filme Um milhão de anos antes de Cristo, que é protagonizado pela beldade da época, Raquel Welch, e por John Richardson, de 1966. Curiosamente retratado numa época impossível, onde humanos e dinossauros conviviam harmoniosamente, trata-se de uma tentativa de estudar como seria o desenvolvimento da sociedade humano em seu início, mostrando duas tribos distintas fisicamente e culturalmente. Cheio de clichés risíveis na época, não deixou de se tornar um clássico nos tempos de hoje.

Deadpool

Essa oitava capa até foi desafiada nos comentários do nosso site recentemente. Acertou quem disse "A primeira noite de um homem" de 1967, que traziam os ainda jovens Dustin Hoffman e Katharine Ross e a bela Anne Bancroft no elenco. Trata-se um romance bem apimentado para a época, envolvendo relação entre mãe e filha e gerando inclusive uma das frases mais repetidas do cinema até hoje "Sra Robinson, a senhora está tentando me seduzir?"

Deadpool

Fugindo um pouco dos cinemas, que tão uma homenagem a um clássico consagrado dos quadrinhos. Quem comprou 'Eu, Wolverine' deve já ter sacado que está capa (pra mim, potencial candidata para a edição de fevereiro) foi homenageada também. Claro que houve uma liberdade criativa de trocar as garras por talheres. Mas se o próprio Hugh Jackman, ator de Wolverine nos cinemas, já brincou com isso, porque não o Wade?

Deadpool

A edição 11 também foi outra homenagem aos quadrinhos. Desta vez, o mangá Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima. O quadrinho serviu de influência para vários cineastas e também outros quadrinistas. Frank Miller é um dos confessos fãs do Mangá.

Deadpool

Edição 12 de Merc With a Mouth ainda inédita por aqui, mas que eu já voto pra ser escolhida como capa! Eu nem preciso falar mais nada, pois mesmo quem não curte o bom e velho rock, já viu essa capa clássica do albúm Nevermind do Nirvana por aí. Claro que quem conhece o Deadpool sabe que ele é muito mais apaixonado por Tacos do que por din-din, daí a mudança da imagem.

Deadpool

E pra fechar com chave de ouro, voltamos a temática cinematográfica! Eu sinceramente nem sei como acaba esta série, mas ter como capa uma homenagem a Silêncio dos Inocentes já a transforma automaticamente em um clássico!

Legal, não?! Algo parecido aconteceu no passado com as capas de Necrosha e da série inédita no Brasil, Loners.

Coveiro

comments powered by Disqus