quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Surpreendentes X-Men: Nos Confins da África

Photobucket

Warren Ellis é um nome que desperta muita atenção entre os leitores de histórias em quadrinhos. Normalmente, é um nome associado a trabalhos de qualidade. Também pudera, já que escreveu clássicos como Planetary (alô Panini, cadê os encadernados desse clássico?), Transmetropolitan e Thunderbolts. No entanto, sua passagem pelos Surpreendentes X-men suscita muita controvérsia. E não ia ser diferente em Xenogênese, publicada em Grandes Heróis Marvel n°'s 05 a 07.

A história começa com um jovem sendo perseguido por estranhos soldados. Ao perceber que não tem saída, o jovem, que aparenta ser mutante, emite um brilho azul. A cena é cortada para São Francisco, base dos Surpreendentes X-Men, onde Ororo trava uma conversa com seu marido, o Pantera Negra. Aparentemente, estranhos nascimentos de crianças com poderes estão acontecendo em Mbangawi. Tal fato aguça a curiosidade dos X-Men (Tempestade, Ciclope, Wolverine, Fera, Armadura e Emma Frost), que em conjunto com a organização Mutants Sans Frontières, vão para o pequeno país africano.

Mbangawi é um pequeno país governado por Joshua N'Dingi, conhecido pela alcunha de Doutor Crocodilo. Joshua foi membro da antecessora do Ar Negro e do MI13, a RCX. Enquanto cuidava de crianças (batizadas de warpies) que foram expostas a “Dobra Espacial Jaspers” (provocada pelo mutante Jim Jaspers, possuidor de poderes de alteração da realidade, dado como morto em Morrer Pela Espada, que foi um crossover entre o Novo Excalibur e Exilados, escrito por Chris Claremont), uma delas explodiu, ferindo Joshua mortalmente. Uma vez que era um agente britânico altamente qualificado, Joshua recebeu implantes cibernéticos, que acabaram lhe rendendo o apelido de Doutor Crocodilo. Após tomar conhecimento da morte do pai, Joshua pediu baixa do RCX e voltou suas atenções para Mbangawi.

Photobucket

Ao chegar ao pequeno país da África, os X-Men são recepcionados pelas tropas de Joshua. Mas o que é um exército perante os X-Men? Facilmente derrubados, o grupo se volta para os bebês. No começo, todos pensam que a extinção mutante está no fim. Mas na verdade, apôs um exame detalhado, realizado por Hank McCoy, descobriu-se que eram recém-nascidos com danos cromossômicos, provocados por uma radiação similar a da Caixa Fantasma.

No momento que descobrem que o fator das mutações é externo, os X-Men são atacados por Joshua e sua tropa, que diz que os bebês são warpies, seres que podem trazer sérios danos a Mbangawi. Isto confirma as suspeitas de Hank: Trata-se de nascimentos xenogéneticos, onde os filhos não possuem quaisquer características de seus pais. E por causa disso, Doutor Crocodilo quer matá-los, seja pelo fato das mutações causarem dor aos seus portadores, seja pelo fato de serem possíveis bombas relógios.

Apôs os X-Men terem dominado as tropas de Joshua, começa um tiroteio. Ciclope despacha Tempestade, Fera e Wolverine para cuidar do problema. Joshua também destaca um grupo para lidar com a situação. Embrenhando-se pela mata, os X-Men localizam um jovem, que afirma ser Jim Jaspers (observação: essa não é a versão 616 do vilão). Jaspers acaba sendo baleado por um dos soldados da tropa do Doutor Crocodilo. E nesse momento, chegam serem estranhos, vindos de outra dimensão. Ororo leva Jaspers para tratamento médico, enquanto Logan e Hank tem que cuidar dos viajantes extra-dimensionais.


Photobucket

Mas logo se descobre quem são os viajantes extra-dimensionais. Emma faz uma viagem ao interior da mente de Jaspers, revelando que se trata de fúrias, máquinas especializadas em matar super-humanos (quem reconheceu Batman, Robin e a Mulher Maravilha mortos na página dupla?). Por sinal, esse ser foi criado pelo Jim Jaspers 616 (a última aparição do Fúria foi em Morrer Pela Espada) E não adianta eliminar todas as máquinas. Acaso isso ocorra, uma nova leva voltará, ainda mais poderosa que a anterior, para aniquilar a ameaça. Só restaria uma alternativa: permitir que Jaspers realize um salto dimensional, o que inundaria a região com mais radiação.

Contrariando as expectativas, o às da manga sai de Emma. Mas o plano precisa de uma fúria intacta. Emma consegue atrair uma dessas máquinas assassinas para perto de si. Com a ajuda de Joshua, a Rainha Branca realiza uma lobotomia no ser, que agora entende que Jaspers está morto e que não há ameaça a ser neutralizada.

Photobucket


Apôs a confusão toda, Joshua permite que os X-Men cuidem das crianças. No entanto, nem tudo são flores. Apôs um amistoso diálogo com os X-Men, Joshua mata a versão alternativa de Jaspers, o que deixa Scott e Ororo injuriados.

A história em si é simples. Misturando um pouco de ficção científica e com bastante ação, Ellis e Andrews conseguem criar uma boa trama. Obviamente, Ellis passa longe dos grandes momentos que apresentou em Thunderbolts e Planetary. Aliás, seu run em X-Men foi bem abaixo do esperado (ainda que melhor que muitas coisas produzidas pelos outros escritores da franquia).

Mas há pontos interessantes e positivos, como a questão dos problemas que afetam a África. Quando a questão não envolve petróleo e diamantes, as potencias ocidentais pouco se importam com os problemas do continente africano. Ellis toca nesse ponto, a despeito de alguns diálogos serem extremamente polêmicos, como a fala de Logan sobre Mandela. O ritmo da história é muito bom e os desenhos de Andrews tem um bom traço. Apesar das escolhas estéticas de Andrews (falarei no parágrafo abaixo sobre isso), de maneira geral, as cenas de ação são bem construídas. E a revisitação de temas como viagens dimensionais, fúrias e Jim Jaspers foi feita de forma competente.

Photobucket

Agora os problemas. Comecemos pelos desenhos. Andrews tem um bom traço, apesar de sua Emma Frost ser um tanto quanto estranha (aquelas caretas e a cintura são de dar arrepio). O problema foi o visual escolhido para Fera e Tempestade. De repente, estamos de volta aos bons tempos que Ororo tinha um moicano e Fera era um símio. Mas ao mesmo tempo em que vemos isso, lá estão Armadura e Emma.

Muitos fãs acreditam, em razão disso, que se trata de uma história à parte da cronologia. No entanto, analisando com cuidado, percebe-se que é possível encaixa-la dentro da linha cronológica, mesmo que tenhamos que conviver com as opções de visual adotadas por Andrews. Outro ponto é saber se Xenogênese tem algo a ver com Morrer Pela Espada, já que tratam basicamente das fúrias criadas por Jim Jaspers. E no final, Ellis patina (como tem sido praxe em algumas histórias) ao dar uma solução Deus Ex Machina para o problema das máquinas assassinas.

Photobucket

No frigir dos ovos, Xenogênese é uma boa mini. Longe de ser o melhor trabalho de Warren Ellis, é divertido ver os X-Men às voltas, novamente, com viagens dimensionais. E é sempre bom rever personagens criados por Alan Davis, Alan Moore e Jamie Delano (alô Panini, hora de um encadernado com esse período da Marvel Britânica).

comments powered by Disqus