terça-feira, 29 de novembro de 2016

Guerras Secretas: Salve a Hidra



Como bem sabemos, o mundo como era antes deixou de existir e algo inteiramente novo, fruto dos esforço de Destino para salvar as várias realidades (ou pedaços delas) tomou o lugar. Assim surgiu o Mundo Bélico. Curiosamente, como acompanhamos na minissérie principal, alguns personagens sobreviveram ao fim de tudo dentro do que eles chamaram de "botes salva-vidas" e vem dando um baita trabalho a Von Doom ao desequilibrar seu mundo perfeito. Todavia, na quarta edição de Guerras Secretas: Vingadores descobrimos que um outro personagem mais obscuro conseguiu sobreviver ao fim das realidades - Nômade.

O único tie in escrito pro Rick Remender nas Guerras Secretas é focado em Ian Rogers, sua maior criação e herança da sua passagem pelo Capitão América. Agora com o codinome Nômade, Ian combateu ao lado de Sam Wilson o Barão Zemo e aparentemente se sacrificou na última história. Agora, descobrimos que ele atravessou o chamado elevador Infinito e foi parar de alguma maneira num dos territórios do Mundo Bélico onde HIDRA domina a América. Não se trata de uma versão de futuro alternativo em que os inimigos sobrepujaram os EUA e venceram ou algo do tipo. Aqui, a HIDRA é quem fundou a América e seu Império é governado com braço de ferro pela versão do Arnim Zola daquele tempo.

O Império da HIDRA é um território desenvolvido, altamente tecnológico graças as invenções de Zola, mas altamente rigoroso e governado com medo. Os mutantes que não servem ao Império são caçados e aprisionados em campos de concentração. Até mesmo pichadores que se mostram contra o sistema podem ser meramente executados. É praticamente um pesadelo para os ideais que Ian aprendeu com seu pai. O simples surgimento dele naquela realidade é portanto uma afronta a Arnim e tudo que ele criou. Assim, de cara, o jovem se torna uma resistência de um homem só contra o Estado.


Não demora muito para o Nômade encontrar um grande desafio. De repente, Ian tem que confrontar uma versão espelhada do que ele poderia ter virado um dia, Leopold, o seu "eu" daquela realidade. Leopold é o Capitão Hidra,  que foi desde o começo criado por Zola e nunca desenvolveu a história que o ligou a seu pai adotivo, Steve. Os dois acabam bastante confusos pelo que acabaram encontrando. Leopold acha que aquilo é parte das maquinações e testes de seu pai. Ian, depois de surpreendido, é derrotado e acaba com a coluna quebrada. Contudo, sobrevive graças ao seu traje capaz de regenerar seu corpo e foge pelos esgotos.

Nos subterrâneos, Ian é salvo por Ellie e que o leva para a resistência da HIDRA, uma versão pra lá de deturpada do que um dia poderiam ter sido os Vingadores. Entre Homens-Formiga e Vespa mutados, Homem de Ferro praticamente mantendo-se de pé por implantes e outros personagens conhecidos nossos, Ian encontra a versão do Steve Rogers e Sharon daquele mundo. Os dois já serviram ao Império um dia, mas agora o renegaram. Steve era agora uma espécie de Capitão da Resistência da América e a jovem Ellie é sua filha com Carter, o que faz dela uma espécie de meia-irmã de Ian.



Não demorou muito para a chegada de Ian ali gerar um problema para a resistência. O Império da HIDRA mandou caçadores simbiontes atrás do jovem da outra realidade e no meio do caminho eles foram massacrando todos os outros no caminho. Só deu tempo ali para Ian tomar o escudo do Capitão e puxar a  Ellie para fora dali. Ele mal percebeu que no último instante a moça foi infectada por um ovo de simbionte.

Quando finalmente pararam em um lugar seguro, Ian e Ellie decidiram bolar um plano para eliminar Zola de uma vez por todas. Bastaria fixá-lo num único corpo físico e impedir que ele conseguisse realizar qualquer transfusão de sua mente enquanto o combatiam. E Ian até já tinha certeza de qual seria o novo corpo que ele assumiria - o Capitão América daquela realidade. Tendo a mesma identidade genética do Leopold daquela realidade, Ian acreditava que poderia entrar facilmente na base de operações de Zola. Mas nada saiu como ele previa e Arnim o identificou assim que chegou no portão de entrada. Ainda assim, curiosamente Zola permitiu que Ian e Ellie adentrassem o complexo da HIDRA e fossem até ele.

Zola estava interessado na tecnologia da roupa de Ian, algo que ele criou em outra realidade e permitia curar facilmente o seu usuário não importasse quão grave fosse os ferimentos. Para mexer com a cabeça dos dois, o vilão usou o corpo possuído de Rogers, mas nem mesmo Ellie poderia acreditar que seu pai se entregaria daquele jeito. Certamente, Steve estava morto e aquela casca nada mais era do que Zola. No meio do combate entre eles, Ellie começou a sofrer os efeitos do desenvolvimento do simbionte que contaminou seu corpo e Ian acabou tendo que lutar sozinho contra Zola.


O combate se estendeu para fora do prédio quando Ian se agarrou a ele e lançou os dois para fora da janela. No exterior, ainda surgiram Leopold com seu uniforme de Capitão Hidra, o Barão de Ferro Strucker e demais personagens em suas versões dos Vingadores do Império da HIDRA. Em total desvantagem, Ian só podia fugir e mesmo quando tudo parecia perdido, foi salvo por Ellie. A garota conseguiu dominar o simbionte com sua força de vontade e o usava como arma a seu favor agora.



No entanto, aquele mundo já estava condenado e não se podia fazer mais nada. Sem sobrar mais ninguém da resistência, Ian insistiu para Ellie tomar o elevador infinito junto com ele e voltar para casa. No caminho, atacados pelo Doutor Bolha Mental, quase que Ellie acabou presa eternamente em um mundo de mentira, mas Ian ainda assim conseguiu salvá-la. Aos trancos e barrancos, bastante feridos, os dois irmãos chegaram até o tal elevador do Infinito e o reativaram para a terra 616. O prédio onde ele ficava foi derrubado no mesmo instante e agora fica o mistério se eles conseguiram ir além. E se - o mais importante - sobrará uma Terra 616 depois das Guerras Secretas.

Quando se trata de trabalhar personagens avulsos e que não corra o risco de ser estragados com muita ousadia do roteirista, Rick Remender entrega um bom material. Praticamente, aproveitou seu tie in pra continuar a história do Nômade, peça fundamental nas suas breves histórias com o Capitão América, e trabalhou vilões e elementos que ele me desenvolveu até aqui. É o Remender homenageando o Remender, mas ainda assim o fez com um tie in divertido de se ler. Pra quem acompanha suas histórias até aqui, vai ficar satisfeito.


Já nessa mesma edição, temos a história solo de Hank Johnson, o Agente da HIDRA, por David Mandel e Michael Walsh. Sem desmerecer o trabalho da mini do Remender, essa é sim uma história pra lá de original. Se você já se perguntou como é o dia a dia de um funcionário comum de uma organização, pegue essas páginas e ache as respostas. Pode parecer menos animado do que você achava, mas nem por isso menos divertido.

Coveiro

comments powered by Disqus