quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Guerras Secretas: Mestre do Kung Fu

Em outros tempos, o místico território de Kun Lun foi disputado por escolas de artes marciais que disputavam o direito de se tornar o barão do lugar através da guerra. Isso mundo com o tempo e a disputa pelo domínio se dá através de um ritual períodico onde enviados de cada escola devem passar por desafios  nas 12 câmaras. O primeiro imperador a vencer o desafio foi o Mestre da Escola do Punho de Ferro e reinou soberano por 13 anos. Caiu depois disso e muitos outros tomaram seu lugar. Hoje, é Zheng Zu, Mestre dos Deis Anéis que é o imperador... e começou um reinado de Terror.


Seu filho Shang-Chi era esperado como seu herdeiro, mas sumiu tempos atrás em uma missão dada pelo seu pai. Muitos o davam como morto, mas foi de forma surpreendente Shang apareceu um dia na praça completamente bêbado, lutando contra homens de seu pai e protegendo as castas mais baixas - aqui, eram representados por equivalentes dos nossos queridos personagens mutantes. Antes do fim daquela briga, Chi e os mutantes fugiram e certamente Zhen Zu não veria aquilo com bons olhos.


Para ir atrás do filho, o Imperador de Kun Lun contrata os serviços de alguns mercenários fiéis a seu serviço e não demora muito para percebermos seus equivalentes no universo regular.  Sai Vermelha é a líder do Clã Tentáculo e é nitidamente uma equivalente a Elektra. Ela tem um arauto que usa roupas prateadas e flutua ao invés de andar que se chama Norrin. Crânio Risonho é alguém com habilidades extraordinárias para várias técnicas e é a versão do Treinador daquele território. Por fim, temos Rand-kai, futuro representante da escola do Punho de Ferro, mas que até a luta das 13 câmaras deve obedecer aos pedidos de  Zheng Zu. Outras participações menores ali são do Punho de Lâmina, Mary Tifóide e Nightwind servindo apenas como capachos do Imperador.

Nos subterrâneos de Kun Lun, os mutantes que pertencem as castas mais baixas insistem em serem treinados por Shang Chi, mas o rapaz não parece ter muito interesse em ser professor e não para de se entregar a bebida. Kitten, a versão da Kitty Pryde daquele mundo, explica que ali pode não parecer mas tem uma habilidade em potencial. Só precisaria ser treinado a usá-la. Ela, por exemplo, está eternamente presa em sua forma intangível. Já Chi está resoluto em não ensiná-los e muito menos em planos para confrontar seu pai. Isso acaba provocando a revolta de pelo menos um daqueles da casta mais baixa, Callisto, que decide trair os demais e entregar onde está Shang Chi em troca de ser treinada pelos Dez Anéis.


O ataque das forças do Imperador Zheng aos subterrâneos é brutal. Mesmo o Punho de Ferro avisando que não era preciso ter mortes ali, o Crânio Risonho acaba matando o jovem Cy. Aquele ato fez Shang Chi agir finalmente e salvar as demais crianças. Usando um dos nove poderes que aprendeu com o clã dos Dez Anéis, ele ativou o noctígeno e criou uma sombra para ajudar na fuga dos pobres mutantes. Uma vez todos salvos, Shang Chi decidiu se opor ao seu pai e faria do seu jeito. Ele seria o mestres e os mutates seus alunos, formariam portanto a escola das castas mais baixas.

No último capítulo desta história, temos finalmente o tão aguardado torneio das 13 câmaras.  Entre os participantes adversários estão T'Challa do clã da Pantera, Ava do Clã Tigre de Jade, Creed, Líder do Dente e da Garra, Drew da Seita da Aranha, Karnak da Casa das Névoas Terrígenas, Lady Mandarim da Escola das Lâminas Espirituais, Spector do Clã das Faces da Lua e, dois que já conhecíamos - Sai Vermelha e Rand-Kai. Chi se apresenta por último, de roupas limpas e barba feita, e depois de muita negociação sua nova escola é aceita.


Para chegar até a última prova, Shang acaba enfrentando cada um dos clãs acima citados e muitos outros. Junto com ele, a cada desafio, acompanha Kitten, que devido a sua maldição não pode interferir em nada.  Namor é o primeiro a ele lutar e mesmo estando numa câmara com água pra todos os lados, Chi usa seu aprendizado dos Dez Anéis e derrota o Príncipe Submarino. Assim segue a história até seu último desafio - desta vez duplo, com o Rand, da Escola do Punho de Ferro e Sai Vermelha, do Tentáculo. Bem no meio dessa luta, percebe-se a tramoia do seu pai quando Chi é envenenado pela adaga de Sai. Vendo a injustiça, Rand desiste de seu direito final de lutar contra Zheng para curar o jovem Shang-Chi. E assim Chi parte para a 13 câmara.


Neste último desafio, Zheng parece ter a vantagem por possuir uma última habilidade dos Dez Anéis que seu filho nunca desvendou - o toque espectral. Porém, o imperador é surpreendido quando seu melhor ataque falha e atravessa seu filho que está intangível. Aquela era uma nova técnica que ele acabou de desenvolver como mestre da Casta mais baixa e totalmente inspirada em Kitten.  Chi partiu para ofensiva com um novo golpe, o Olho da Gorgona, derrotando o seu pai, tornando-o pedra e tomando seu lugar de Imperador como era de direito.


Assim, encerra-se esse conto, esperando uma nova história acontecer daqui há um ano. Enquanto isso, Kun Lun esperava ter um reinado próspero com o novo Imperador.

Até ler esse título, me perguntei algumas vezes os motivos pela Panini ter decidido colocá-lo como principal chamada desta edição encadernada. Mas é só virar algumas págians que a história criada por Haden Blackman e Dalibor Talajic se justifica sozinho. Totalmente original e criativa, pega diversos elementos bem tradicionais da linha mais oriental da Marvel e junta num conto fantástico e fascinante. A história por si só agrada, mas diverte muito mais quando você tenta desvendar que elementos inspiraram cada personagem. Para quem já leu alguma coisa do Mestre do Kung Fu no passado, bate até a vontade de pegar algumas edições e se aventurar nos clássicos. Certamente, é um dos tie ins cinco estrelas ligados a Guerra Civil e que pode até mesmo funcionar sem nenhuma ligação a ela.

E nessa mesma edição, mais uma história ligada a Guerras Secretas estrelando muitas versões do Espírito de Vingança. É igualmente legal!

Coveiro

comments powered by Disqus