quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Guerras Secretas: Thors


O Mundo Bélico pode ter muitos territórios e domínios, mas apenas uma força os subjuga e mantém a ordem segundo prega Destino. É a Tropa de Thor, composta apenas pelos seres considerados dignos dos mais diferentes lugares daquele mundo que são encaminhados a Destinogard e, passando nos testes, mostram-se capazes de erguer o seu próprio Mjolnir. Na minissérie Thors, de Jason Aaron e Chris Sprouse, vemos um pouco de como funciona internamente essa milícia, tudo na perspectiva de uma já famosa versão suprema do Deus do Trovão.

Thorlief é conhecido como Trovejante ou Thor Supremo, um retorno de um personagem querido do já extinto universo ultimate. Aqui, ele é apenas mais um da mílicia divina de Destino e está com os dias contatos para resolver um caso. Ele e seu parceiro, o Thor Raio Beta, estão sem pistas alguma sobre quem vem matando de forma seriado mulheres em diferentes territórios. Naquela semana foi o quinto corpo encontrado, desta vez no Mundo Estranho, e sequer sabem a identidade das vítimas. Para não voltar de mãos vazias, a dupla acaba prendendo no meio do caminho alguns motoqueiros fantasmas arruaceiros que quebraram a lei de atravessar territórios.


No decorrer das páginas, vemos algumas versões paralelas famosas de outros Deuses do Trovão ocupando funções peculiares ali. O Rei Thor é o líder da Tropa, atendendo como o Declamador de Leis, e exige que Thorlief e Raio resolvou o caso imediatamente ou serão rebaixados a meros 'beserkers'. Entre os colegas presentes estão uma versão Groot do Thor, um Thor de Egyptia chamado de "O Verde", a Tempestade-Thor emulando o que vimos tempos atrás nas Guerras Asgardianas, um Thor com a armadura de Destruidor e, por fim, Runito, que seria a versão do Thor com armadura de Runas da fase final de Dan Jurgens. O Sapo Thor (ou Throg) é o legista especialista de Destinogard e acaba ajudando a dupla de amigos a descobrir a primeira pista sobre as mortes misteriosas - são todas a mesma mulher em versões diferentes dos territórios. Ou seja, temos um assassino serial querendo desaparecer exatamente com uma pessoa da existência.

Thor Raio Beta foi buscar mais informações de seu jeito menos convencional e descobrimos que seu principal informante é uma versão indigente de Loki. Cheio de mistérios em sua fala, o outrora Deus da Mentira revelou a Raio a identidade da mulher que eram as diferentes vítimas dos domínios, mas isso pode ter lhe custado sua vida. Thorlief e outros da Tropa encontraram Beta praticamente morto, com a identidade do seu assassino desconhecida, mas com o nome "Jane Foster" sendo suas últimas palavras.



Em retaliação a morte de um dos seus, a Tropa de Thor saiu territórios a fora caçando, espancando ou quase matando todos tipos de suspeitos que podiam pensar. Assim, partiu para cima de Hulks no Gammamundo, Monstros do submundo, Sinistros, ou até mesmo Ultrons e Zumbis além do ESCUDO. Já Thorlief tentou uma busca diferente, correndo atrás de quem era a tal misteriosa Jane Foster que estava sendo assassinada por aí e descobrindo que ela quase não existia mais nos diferentes domínios - seja porque morreu doente ou seja porque foi morta.

O Trovejante também descobriu que uma outra versão de Thor estava atrás das mesmas pistas que ele. Foi assim que topou com o Odinson, uma versão de Thor que foi retirado da Tropa, mas que de algumas forma parece ainda estar envolvido nesses mistérios. Depois desse primeiro encontro turbulento, Odinson deu a versão ultimate sua a dica de abandonar o caso ou poderia acabar se arrependendo.  Daí, o caso tornou-se ainda mais confuso quando uma nova vítima com outra identidade foi morta pelo misterioso assassino, Donald Blake. Quando topou com aquele novo corpo, coincidentemente Thorlief viu o mendigo Loki por perto e o capturou com a intenção de resolver todo mistério.

Preso na sala de interrogatórios de Destinogard, Loki falava confuso de tal modo que só irritava Thorlief e seus colegas. Runito, que parecia sempre ser a versão mais destemperada da Tropa, queria tirar a verdade de Loki na força bruta. Já o Thorlief queria uma abordagem mais cautelosa - Se Loki não matou Raio, quem o fez? Porque saber da identidade de Jane Foster pôs sua vida em perigo? Porque aquele mendigo informante parecia tão determinado em saber a verdade? Depois de horas (ou páginas de conversa), Thorlief descobriu que Loki foi o responsável por transportar corpos a toa de Jane pelos domínios, mas foram pistas que ele queria deixar para alguém saber da verdade. E a grande verdade era que aqueles cinco corpos que apareceram não eram de perto nada em relação a pilha de esqueletos de Janes e Donalds que foram deixadas pelo verdadeiro assassino nas Terras Desmortas.



Ao finalmente investigar o lugar onde o assassino jogava suas vítimas, Thor se deparou com o mesmo em pessoa. Era Runito, o Thor da Armaduras das Runas, que parecia determinado em se livrar daqueles dois nomes que pareciam o fazer lembrar que toda aquela existência criada por Deus Destino era uma mentira. Durante o combate, Thorlief não teve chance de vencer seu colega mais poderoso e caiu em combate. Deixado para virar comida de Zumbi, o Trovejante foi salvo por Odinson, o indigno. Juntos, as duas versões de Thor partiram de volta pra Desinogard para impedir Runito de acabar com Loki e os indícios que os incriminavam.

Quando chegaram lá, Thorlief e Odinson tiveram que medir forças com Runito e seu parceiro, o Thor com a armadura do Destruidor. Em meio a isso, os demais outros da Tropa pareciam divididos sobre o que acreditar. Mas a verdade veio finalmente a tona quando a versão 616 sobrevivente do outro universo, a Jane "Thor" Foster surgiu e revelou as mentiras em torno do mundo criado por Destino. Odin é quem era o pai supremo deles e não Von Doom, e havia chegado a hora de se erguer e ir contra a farsa.



Após as palavras da Thor e seus planos terem sidos revelados, Runito teve sua setença já decretada pelo próprio Mjolnir que não mais se deixou erguer por sua mão. Isso levou a um momento curioso em que o indigno Odinson cogitou ele mesmo levantar aquele Martelo, mas que preferiu deixar aquele teste para outro dia. Já a Tropa de Thor investiu contra o seu suposto Deus e seus fieis barões levando a uma luta sem precedentes que só veremos o resultado nas páginas finais da minissérie principal.

E bem no meio daquele luta de titãs, um detalhe não pode passar desapercebido. O mjonir de Thorlief é arremessado com tamanha força na batalha que vai além da Terra, cruza aquele espaço para além e quando volta encontra a velha e antiga Asgard perdida da antiga realidade (ou da nova que irá surgir em seu lugar).



Como vem acontecendo desde sempre com sua passagem em Thor, Jason Aaron entrega um material de primeira linha e assina talvez uma das três melhores fases de todos os tempos do Deus do Trovão. Aqui, com esse tie in, apesar de fugir um pouco da ambientação mixada entre o clássico e o novo, e entregar uma adaptação de romance policial com super-seres, dá pra ainda aproveitar algo para o que ele vinha fazendo em sua passagem regular e ao mesmo tempo entrega o primeiro tie-in de Guerras Secretas dos que foram publicados até agora que vai repercutir com a minissérie principal.

Além da história principal, você vai encontrar nessas páginas também uma história publicada originalmente em Secret Wars Jounral com Misty Knight e o Paladino em uma missão perigosa contra um bando de vilões em Killvile.

Coveiro

comments powered by Disqus