sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Guerras Secretas: A Saga de Korvac


Latverion é um mundo composto por extravagantes territórios comandados pela mão firme de barões fieis a Destino. Baseados em realidades alternativas, lugares como os Domínios de Apocalipse e Gammamundo, destacam-se aos olhos dos leitores relembrando suas marcantes sagas do passado. Mas nem todo lugar neste planeta é um território assim tão gigantesco. Há lugares menores, alguns quase invisíveis ao mapa e que devem manter a rédea curta se quiserem permanecer indepdendentes e não sofrerem sanções de Von Doom. Assim é Forest Hills, o território governado pro Michael Korvac.

Korvac foi o pior vilão dos Vingadores nos anos 80, praticamente uma ameaça que eles não puderam derrotar e sobreviveram muito ao acaso. Gerou uma das sagas mais marcantes do grupo e levou ao conhecimento dos leitores a equipe um tanto desconhecida dos Guardiões da Galáxias original (aqueles que vieram do futuro do ano 3000). Nesta nova realidade recriada por Destino, Michael não é o inimigo, mas sim um governante bondoso e os Guardiões da Galáxia são sua principal milícia para controlar o lugar.



Ao lado de Forest Hills há um reino de mesmo tamanho quase que irmão. Governado pelo Barão Simon Williams, vulgo o Magnum, o território de Holly Wood tem os Vingadores como seus campeões. E apesar de algumas diferenças entre as equipes de heróis de cada uma dessas cidades, eles tem também uma história em comum. São territórios que lutaram no passado bravamente contra Ultron e protegeram com sua própria vida o avanço do inimigo além do ESCUDO. Eventualmente, esses dois barões se visitam para questões importantes que os territórios tem em comum. Só que esse ano, Forest Hills tem um grave problema interno e os Guardiões não sabem como esconder isso dos colegas do outro domínio.

Eventualmente, cidadão de Forest Hills vem tendo ataques psicóticos com lembranças que não são comuns. Falam de estrelas que não mais existem no céu, que o mundo não está como deveria e outras blasfêmias a palavra de Destino. O último a agir assim foi Emil Blonsky que repentinamente virou um monstro abominável e teve que ser "sancionado" pelos Guardiões. A próxima vítima, no entanto, eles não puderam esconder do conhecimento público. Carina, mulher de Korvac, teve um ataque bem no meio do desfile de recepção de Magnum e seus Vingadores. Quando um monstro atacou o evento, ela perdeu o controle e também se tornou uma criatura acéfala. Ao detê-la bem no meio dos cidadãos comuns, e carina voltar a sua forma normal na frente dos Vingadores, foi impossível esconder mais o segredo do que vinha acontecendo no lugar.



A morte de Carina foi um choque grande para Korvac que se isolou do restante do grupo e recusava-se a dar qualquer explicação a Magnum. As duas equipes sabiam que algo precisava ser feito antes que chamasse a atenção de Destino para os dois pequenos territórios. Águiar Estelar estava disposto a ir a fundo nas suas investigações sobre o que estava causando toda aquela loucura em Forest Hills. Para tal, com a ajuda da vingadora Serpente da Lua e sua ajudante Geena Drake, Águia assumiu uma forma astral e  deparou-se com uma imensa força cósmica que estava promovendo toda aquela loucura entre os cidadãos. O resultado desse encontro foi a plena obliteração do corpo de Stakar.

A morte repentina de Águia Estelar foi sentida pelos principais psiônicos e mais poderosos heróis ao redor. Foi o que fez Korvac sair de seu exílio e vir pessoalmente até ali usar o seus poderes para restaurar o corpo comprometido de Stakar. Vendo a dimensão do poder que Michael tinha para até mesmo ressuscitar alguém, Magnum o pressionou para usar seus dons quase que omnipotentes para encontrar a causa da crise e matar o mal pela raiz. Korvac, no entanto, se negava e lembrou que foi sua promessa a destino de que não usaria aqueles seus dons que o fez estar vivo e também lhe deu o posto de barão.



Com a discussão tensa, mais um herói daquela sala começou a sentir a loucura na sua cabeça. O Capitão Marvel dos Vingadores começou a falar mais blasfêmias de Destino, foi transformando sua pele e se virou contra os colegas de equipe e demais Guardiões da Galáxia. Enfrentar tamanho poder de Mar-vell poderia significar a morte de qualquer um, mas Vance Astro (vulgo Major Vitória) se negava a matar mais alguém desta vez. A todo custo, o Guardião tentava fazer a consciência de Marvel retomar o controle, mas ela parecia enebriada demais falando de Destino e de estrelas.

Somente Korvac poderia deter o poder de fogo do Capitão Marvel, mas isso lhe custaria algo. Águia Estelar voltou de sua consciência minutos tarde demais para salvar o dia. Acabou que Korvac revelou sua força de pura energia cósmica e o verdadeiro causador dos surtos de loucura. Sendo mais onisciente, e sabia da loucura criada por Destino e queria desafiá-lo e derrubá-lo. E assim, vimos os lados divididos nessa história. Os Vingadores queriam "sancioná-lo" o quanto antes enquanto que os Guardiões pretendiam de alguma maneira salvá-lo.


No meio da intensa briga entre os dois lados, por alguns segundos Korvac recuperou um tanto de sua sanidade. Desta vez, Águia Estelar corroboraria sua história sobre outra realidade sendo a real em outros tempos. Sua consciÊncia expandida revelou aos demais como era o cosmo antes e um céu estrelado. Esse conhecimento novo, no entanto, não passaria impune aos olhos de Destino. Uma horda de Thors desceu do céu para dar fim aquela blasfêmia. Korvac lutou bravamente contra eles, e no fim, não se sabe se sobreviveu. Sua última ação ali foi transportar e salver os seus Guardiões da Galáxia para outra terra. Eles, agora conscientes, viveriam para lutar uma outra noite.

A partir daquele dia, não só Águia Estelar, mas toda a equipe, eram AQUELES QUE SABEM.


Abrir o espaço para se comentar aqui uma história de Dan Abnett (dessa vez desacompanhado do Lanning) é chover no molhado. Não se delonga na história para mostrar seu plot, consegue pegar bastante referências obscuras para fazer seu paralelo e cria uma trama sempre interessante. Mesmo não sendo seu melhor, está para mim entre a lista de histórias que deram certo em Guerras Secretas. A arte ficou por conta de Otto Schimdt que teve a brasileira Chris Peter como colorista.



Ainda acompanhando essa história, tivemos um conto curto com o Surfista Prateado de Egyptia. Dessa vez, ele está em parceria com o Guerreiro Fanático para abater o gigantesco crocodilo do rio daquele Domínio, Fing Fang Foom. Para alguém com aquele seu poder cósmico, certamente a fera não seria um grande problema. Todavia, ao chegar de volta a sua tribo, Norin Radd pode acabar descobrindo porque deixar um Devorador de Mundos faminto em sua tribo pode não ter sido uma boa ideia.

Coveiro

comments powered by Disqus