quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Guerras Secretas 2099



Passado e futuro são meras frivolidades no Mundo Bélico criado por Destino. Se de um lado do planeta você poderá encontrar algo muito para trás do que é nosso presente como é o caso da Inglaterra do Rei James ou Egyptia, há territórios como Nueva York que é o que temos de mais avançado nos quatro cantos de Latvérion. Um advento de um futuro não muito distante na terra 616, a realidade de 2099 desta vez é completamente comandada pela mega-corporação Alchemax dirigida pela família Stone (mas não exatamente por quem você pensa aí).

Até mesmo os grandes heróis daquele mundo são parte do esquema corporativo. Aqui, os Vingadores são produtos direto da tecnológia Alchemax. O Homem de Ferro 2099 é Sonny Frisco, um anão que trabalha para a empresa e desenvolveu a mais avançada armadura de combates de todos os tempos. A Capitã América é Roberta Mendez, que graças a implantes eficientes tem uma identidade secreta tão bem protegida que ela sem o uniforme sequer lembra que é a heroína patriota.  Tania é literalmente uma Viúva Negra, que nas horas vagas do seu alistamento suspeita-se que esteja matando (e se alimentando de) homens covardes depois de atraí-los para uma noite de sexo. O Gavião Arqueiro chama-se Max e é literalmente uma reinterpretação do original e não passa de uma cobaia misturada a DNA de uma ave de rapina. Talvez o único rosto conhecido deles seja Hércules, o nosso Hércules (Sim, ele é importal, lembra?).



Apesar de serem eficientes, essa equipe de Vingadores corporativos está longe de ser algo perto do ideal. Max e Tania são literalmente dois psicopatas com cabrestos, cometendo crimes quando longe dos olhos atentos do dono. Hércules é alguém fora do seu tempo, não conseguindo sair com mulher alguma do futuro por conta de seus cortejos machistas e antiquados. Roberta vive uma vida normal fora dali, mas recentemente os problemas com sua outra identidade a colocou em perigo quando um assassino de aluguel, o Especialista, invadiu sua casa a noite enquanto dormia com o marido e por pouco não a matou. Por fim, Sonny, que é platonicamente apaixonado pela precognitiva da Alchemax chamada Visão, recebeu um alerta de que uns tais Defensores seriam a ameaça imediata por vir.

Os Vingadores são liderados por Miguel Stone, que um dia já foi o Homem-Aranha 2099, mas largou o uniforme para assumir a Alchemax no lugar do seu doente pai, Tyler. Segundo as últimas informações dos bancos de dados, o tal Especialista estava ligado a um misterioso sujeito chamado Martin Hargood e a equipe deveria investigar a relação do mesmo com o atentado que Roberta e o marido sofreram a poucos dias.



O que a equipe de heróis não esperava encontrar é um outro time - chamado de Defensores - com interesses também em Martin Hargood. O primeiro que eles encontraram foi John Eisenhart, a monstruosa versão do Hulk de 2099 (lembra dele?).Em seguida, surgiram a Estranha (tipo a Maga Suprema de 2099, que você deve lembrar lá do primeiro volume no século passado) e o Surfista Prateado. Pra completar o time, uma Valquíria (provavelmente a mesma heróina possuindo outro corpo) e Roman, o Submarino (sim, descendente de Namor e com as letras dos respectivos nomes invertidos).



O encontro entre as duas equipes distintas do universo 2099 leva a já tradicional regra de conflito entre as duas, que leva a algumas páginas mas é bem divertida na arte de Will Sliney. Além da posse pelo tal Hargood, tem até uma confusão amorosa entre a Valquíria, seu namorado Roman e o sem noção do Hércules que já chega cantando a moça de outro panteão sem mal dar Bom dia. E no final do dia, os dois lados acabam entrando em acordo para levar o tal Martin Hargood até a Alchemax e investigar os mistérios em torno dele.

Uma vez na empresa, Miguel começa uma radical sessão de tortura a Hargood e descobre pelo menos uma ligação direta com o sujeito e um vilão do passado da Terra, o barão Karl Amadeu Cho. Enquanto isso, o restante dos dois grupos voltam a interagir e tentar se entender (Menos o Hércules e o Roman que decidem fazer uma competição de bebedeira pelo amor da Valquíria, mesmo que a contragosto da heróina). Todavia, quando os Defensores pensavam que podiam finalmente partir, Miguel Stone os alerta que pela lei eles devem trabalhar para a Alchemax ou serem desativados. Obviamente, os Defensores refutam a proposta e aí uma nova confusão começa.



Usando seus dons místicos, a Estranha consegue tirar pelo menos a Valquíria dali. O Surfista e o Hulk acabaram enjaulados pelos agentes da Alchemax. E foi quando a Capitã América - que havia prometido que tudo estaria bem com os Defensores enquanto estivem no complexo - decidiu se revoltar contra Miguel e causar outra fuga em massa de lá - com uma ajuda dos bêbados Hércules e Roman - libertando também o Surfista e o Hulk. E toda aquela loucura dentro do prédio só serviu para distrair as defesas do lugar e causar a fuga de Martin Hargood.

Hargood invadiu a sala de testes de Irrealidade Virtual e usando seus dons místicos herdados conseguiu abrir um mega-portal dimensional que trouxe até eles a demoníaca criatura chamada Habitante das Trevas. Nesse meio tempo, Miguel acabou descobrindo que foi mais uma vez enganado pelo seu pai e que Tyler foi o responsável por contratar o Especialista para matar Roberta. Após se livrar de Tyler (centenas de metros pra baixo), Miguel não viu outra alternativa do que pedir ajuda aos Defensores para que unidos detesse o tal monstrão das Trevas.



Assim, as duas equipes - comandadas pela Capitã América - se dividiram pra lidar com as ameaças imediatas. Hércules, Estranha, a Valquíria e a Capitã América foram contra Hargood afim de recuperar a posse do portal. Já o Hulk 2099, o Surfista, o Homem de Ferro e demais foram impedir o Habitante das Trevas de causar ainda mais estrago (apesar de acabarem dominados em certo momento pelos seus próprios medos. Por fim, foi o Roman, ao convocar o monstro Giganto, que derrotou a criatura e assim ajudou a Estranha a enviá-la pra sua dimensão natal.



Assim, as duas equipes seguiram suas história - com os Defensores funcionando de forma livre em Nueva York - e levando suas vidas - quase - normais. E para quem curtiu esses inovadores personagens, fica a dica para acompanha os títulos futuros do Homem-Aranha, repetindo também a boa parceria dessa minissérie com Peter David e Will Sliney;

Ah, e também temos uma historinha extra aqui bem comédia. Rob Guillory é o roteirista e artista que em Secret Wars Too traz uma versão bem mimada de Galactus viciada em internet. O gigantão cósmico convoca a ajuda do seus súditos Demolidor, que guarda suas senhas de wifi, o garoto de TI Homem-Aranha e sua nova arauto Jessica Jones para lidar com a invasão Hacker do Vigia que derrubou o blog culinário cosmico do Devorador de Mundos. Pra lidar com isso, é necessário algumas insanidades da parte do equipe elencada. Até mesmo visitar o tiobenverso.

Coveiro

comments powered by Disqus