quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Guerras Secretas (Secretas) do Deadpool!



Se você estava esperando aqui mais um tie in ligado a minissérie Guerras Secretas que está saindo agora em bancas, pode tirar o cavalinho da garoa. Desta vez, o Mercenário Tagarela estará se intromentendo em OUTRA Guerras Secretas. Trata-se de um evento particular tão único (e secreto) que mal poderíamos acreditar que é real. Mas - segundo Wade Wilson - aconteceu e você depois que ler isso aqui não vai mais ver aquela história dos anos 80 do mesmo jeito. Duvida? Então, vamos lá:

Seria complicado (e nem valeria a pena) fazer um resumo mais literal sobre esse tie in (que tie in?) do Deadpool. É uma leitura que se saboreia a cada página e se torna ainda melhor para quem releu a pouco tempo a saga principal. Poderíamos até mesmo fazer o exercício criativo de reler a história e até mesmo reimaginar a trama naquele e neste ponto se realmente o desconhecido Deadpool tivesse parado lá.

Boa parte da história aqui trabalha em cima de um ponto curioso que foi pouco explicado na história principal - Como os heróis de fato sobreviveram ao último e devastador ataque do Destino com o poder do Beyonder? Na época, Jim Shooter preferiu deixar por conta da imaginação do leitor. Já o roteirista da história, Cullen Bunn, viu neste momento uma boa explicação para por Wade como salvador de todos.


Deste momento em que Wilson (o único que aguentou a porrada graças a seu fator de cura turbinado) vai até o vilarejo procurar ajuda da curandeira Zsaji para salvar os heróis, muitos flashbacks remontam passagens marcantes da história original. Temos o Deadpool se dar conta de que o Homem de Ferro da história não era o Tony Stark pois ele não o reconheceu (lembra do retcon com o Tony Pinga nos anos 80?), ele enchendo o saco do Hulk para ele ficar raivoso o suficiente para segurar uma cadeia de montanhas e até mesmo uma testadinha no uniforme simbionte antes mesmo do Aranha encontrá-lo (será que a loucura de Deadpool é responsável pela psicose do Venom?).


Uma das passagens mais legais dessa paródia das Guerras Secretas original é o fato de Deadpool dar finalmente uma utilidade para aqueles malditos escudinhos que acompanhavam os bonecos da cartela original dos heróis que vendia na época. Além de uma proteção bacanuda, aqueles escudos serviam como uma espécie de leitor de possibilidades do futuro próximo e assim ajudou Wilson a escapar de algumas enrascadas antes da hora durante a história.


O primeiro encontro com a Zsaji é também um amor a primeira vista (na perspectiva dessa história do Deadpool seria o terceiro da curandeira nessa história) e acaba dando um rolo dos diabos mais lá pra frente. Zsaji não se surpreende com o rosto deformado de Deadpool quando tira sua máscara, e de forma impressionante cura suas chagas deixando-o no final com cara de galã de seriado oitentista. Mas a paixão entre os dois dura pouco como sabemos se seguir a história principal.


Wade, com ciúmes por ela ter o trocado pelo Tocha e depois o Colossus, acaba se engraçando com a Vespa, o que deixa também na sequência o Magneto com ciúmes. Apesar de toda a novela mexicana (Deadpool deve adorar isso), há um momento de reflexão no final para Wilson quando tudo está perto do fim. Zsaji que se sacrificou por todos e nunca deixou de amar do seu jeito alguém vivia na sua cabeça agora. Já o seu recente caso com a Vespa acabou mal pra ele assim que seu fator de cura descontrolado foi voltando ao que era e seu rosto deformado reapareceu. E esses eventos é que vão repercutir nos desdobramentos finais da história que fizeram Deadpool ser "apagado" da história original quando saiu.


Antes do fim, um encontro com a verdadeira face do Beyonder, um alienzinho esquisito que já mantinha o mullet brega, abriu a mente do Deadpool para algumas verdades. Sua vida toda seria mesmo uma história em quadrinhos escrita por terceiros? O que quer que seja a resposta dessa mistério ficou para outro dia. O fato é que Deadpool praticamente estimulou aquele alienzinho a "soltar a franga" e fazer mais e isso pode ter sido o estopim para a famigerada Guerras Secretas II (que Deus a tenha).


No fim, o que importa é que antes de voltar pra casa, alguns desejos acabaram sendo intuitivamente realizados. Se por um lado uma assustada Janet Van Dyne desejou 'esquecer' o Deadpool da sua vida, por outro Wilson conseguiu como último desejo ressuscitar Zsaji para que ela vivesse feliz como deveria.

Apesar de não ter o mesmo humor apurado de Gerry Dugan, Cullen Bunn tenta fazer um bom dever de casa pegando vários pontos que já foram trabalhados na revista mensal. É uma comédia mais paspalhona e cheia de falatório, deixando o roteiro até mais leve e sem o  humor negro de Dugan. O ponto mais forte é ter aqueles momentos chaves do clássico sendo zoados sem limites e só isso já vale a aquisição.


No mais, essa história ainda vem acompanhada de uma aventura solo de Howard, o Humano. A história é escrita por Skottie Young e tem ilustrações de Jim Mahfood e conta como único ser humano de Quack City vai conseguir se virar  numa cidade onde está sendo caçado pelo gangue penosa do Abutre e os gatunos da Lady Gaga. Mesmo contando com a ajuda do Mouse Murdock, a coisa não vai ser fácil pra ele. Com a participação de várias outras personalidades famosas dos quadrinhos em suas versões animalescas, é mais um conto bem bacana que só alguém como Skottie Young poderia fazer.

Coveiro

comments powered by Disqus