sábado, 2 de março de 2019

Joe Quesada põe fim ao boato de que a Disney interromperia a divisão de quadrinhos da Marvel Entertainment

Sem delongas, sem perder muito tempo, o Chefe Criativo da Marvel Comics, Joe Quesada usou as redes socias para dar fim a um rumor criado sem precedente nenhum pelo site Bleeding Cool sobre uma suposta movimentação da parte da Disney em desligar a divisão editorial de quadrinhos da Marvel.



A história começou com o anúncio mais cedo de que o próprio Joe Quesada e o atual editor-chefe da Marvel Comics, C.B. Cebulski estariam juntos realizando um painel na próxima convenção da SXSW em Austin, no Texas, chamado  Marvel: From Comics to Screens. A ideia era resumir como os quadrinhos são importantes como ponto de partida para as ideias que surgem nos filmes.

Tudo aparentemente normal, até o site Bleeding Cool, que apesar de ser um veículo muito proeminente nos EUA, coleciona polêmicas sensacionalistas e intrigas com muitos autores e editores, principalmente da Marvel, ver pelo em ovo. Dado as recentes queda de mercado de vendas de quadrinhos nos EUA hoje, o site levantou a hipótese do nada de que esse painel seria um jeito que Cebulski e Quesada quererem "salvar" a Marvel Comics de um secreto desejo da Disney de cancelar a editora.

Bem, não negando que a atual situação do mercado anda insatisfatória, Joe quesada não demorou muito para dar fim ao boato e ironizar a matéria do Bleeding Cool:



"Deve ser um dia fraco de notícias hoje. Senhoras e Senhores, eu revelo a vocês a teoria da conspiração dos quadrinhos mais retardada da semana" colocou Quesada postando junto o link da matéria do Bleeding Cool. "Um painel às vezes é apenas um painel" colocou no final.

Não faz muito tempo também que o editorial teve que tocar água fria em outro boato que dizia que a divisão de quadrinhos da Marvel Comics finalmente deixaria Nova York e iria mudar para a Costa Oeste, ficando assim toda a Marvel centralizada em Burnank, na Califórnia.

Independente da baixa de mercado (que sempre oscila desde que me conheço como gente), as duas grandes editorias estão longe da falência e provavelmente mesmo que entrem no negativo dificilmente terão seus escritórios fechados. O caso da Marvel ainda é mais especial ainda já que a divisão da Marvel Entertainment apesar de ser subsidiária, continua tendo sua independência de decisões. 

Fora isso, vale ressaltar que o trabalho da Marvel Comics dentro da Marvel Entertainment é um degrau acima dos outros departamentos. Iniciativas recentes orquestradas por Cebulski de criar a vincular novos personagens nos quadrinhos com jogos de celulares como Future Fight e Torneio de Campeões ou mesmo enviar ao canal Disney XD animações só com personagens novos de sucesso como o Marvel Rising são prova disso. Fora que mesmo pros filmes, os quadrinhos são o berço primordial de novos personagens e histórias que anos depois chegam aos cinemas. Qualquer suposto "prejuízo" que os quadrinhos tivessem hoje, é mínimo quando esse material anos mais tarde vira enredo de filmes.

Coveiro

comments powered by Disqus