segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Jonanthan Hickman responde as acusações de plágio de House of X 2



Semana passada, quem leu House of X 2, deparou-se com uma inusitada revelação sobre a personagem de Moira McTarggett. Ela revelou-se não só mutante, como detentora de um conhecimento de praticamente 10 vidas que praticamente se acumulam. Foi uma surpresa para os fãs, e causou bastante furor. Mas o burburinho não se deteve aí. Se você acompanha um pouco dos bastidores de produção das HQs, deve ter ouvido falar que Hickman foi acusado de plágio nessa questão em particular.

O plágio em questão seria da obra The First Fifteen Lives of Harry August da escritora Catherine Webb, que usa o pseudônimo em suas obras de Claire North. No livro em questão, assim como acontece com Moira, o personagem Harry August quando morre, reincarna e acumula todas as experiências da vida anterior. O livro trata dessas 15 experiências diferentes de sua vida.

Catherine (ou Claire) se manifestou em suas redes sociais, minimizando o problema apontado por seus fãs:



Com medo de chutar o ninho de vespas novamente, eis algumas poucas palavras (espero que últimas) sobre House of X... Em primeiro lugar, agradeço a todos que se juntaram com palavras de apoio e reflexão - tudo foi muito apreciado. As pessoas têm corretamente apontado que as ideias raramente são originais. Eu fui alimentado em minha cultura; o mesmo pros X-Men. Às vezes, isso é uma partilha gloriosa de histórias, às vezes, pode parecer estar pisando nos pés uns dos outros. Neste caso ... depende de onde você está, eu imagino.

No fim, a escritora acaba sua divagação recomendando as duas obras:





Hickman nunca negou as inspirações vindo de outras obras, inclusive em entrevista em 2016 já apontou que leu os livros de North, não só  The First Fifteen Lives of Harry August como também Nemesis Games, dentre outros livros. Pra por em pratos limpos, o X-autor se pronunciou ao público via Bleeding Cool:


Bem, isso é lamentável. Nos momentos em que isso aconteceu comigo, Pax Romana provavelmente sendo a mais proeminente exemplo, é impossível não sentir que alguém está tentando roubar seu filho, então eu simpatizo com a reação da Sra. North. Deixe-me apenas dizer que absolutamente li Harry August e acho-o maravilhoso, mas discordo completamente de qualquer ideia de que as narrativas sejam semelhantes.

Em relação a histórias de ressurreição / reencarnação, eu diria que, em termos de história, estilo e marcas, isso está muito mais de acordo com algo como 'Live Die Repeat'[visto em Limite do Amanhã] do que 'Harry August'. A coisa que absolutamente tem em comum - e onde a comparação é precisa e justa - é que ela repete toda a vida, em vez de apenas um curto período de tempo, mas mesmo isso é algo que o 'Replay' fez há trinta anos.

Estes são apenas dispositivos de enredo para contar uma história particular. E embora eu odeie dizer isso agora, já que estamos apenas em três edições de uma história de 12 números, o que estamos fazendo nos quadrinhos-X não é uma história sobre reencarnação. Isso é apenas um dispositivo de enredo que nós colocamos lá para tornar o primeiro ato mais rápido. Quando isso for estabelecido, será muito óbvio para qualquer um que ler ver que os dois não são os mesmos.

No entanto, eu diria a todos para ler Harry August, se você não o fez. É sobre uma rivalidade entre dois homens que se prolonga por várias vidas contra o pano de fundo de uma sociedade secreta de pessoas que reencarnam. Todos deveriam ler.



Vale destacar que recursos similares já foram usados de forma semelhante bem antes em filmes como Feitiço do Tempo e No limite do Amanhã, Boneca Russa e a Morte te dá parabéns (que inclusive ganhou sequência recentemente).

E para quem anda acompanhando, Powers of X 2 sai nessa quarta-feira. Provavelmente assim como eu, você mal deve ver a hora de sair esse novo capítulo.

Coveiro

comments powered by Disqus