quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Teia do Homem-Aranha: Tons de Cinza


Extremista

Desde que Frank Miller e Alan Moore puseram os pés de vez na industria de quadrinhos, aquela velha inocência que tínhamos nas histórias nunca mais existiu. Os lados anteriormente tão bem definidos entre heróis e vilões tornou-se menos fácil de perceber e o que mais vemos hoje são personagens saltando de ambos os lados, caminhando entre os tons de cinzas. E a primeira história contida em a Teia do Homem-Aranha 15 trata justamente disto, trazendo um vilão disposto a julgar as pessoas, permitindo apenas uma visão preto e branca.

O vilão Extremista surge em Nova York com poderes fenomenais. Capaz de se tornar invisível e intagível, além de levitar, o vilão enxerga a áurea kirlianas das suas vítimas e assim matar aqueles que julgam fracos, com almas cinzas. O primeiro foi Mark Branden, um apresentador de TV que não tinha papas na língua para falar mal dos heróis, aqueles que o Extremista considera seres resolutos. 

Extremista

Uma pista deixada pelo vilão que mostra bem o preto no branco que o assassino apregoa faz Parker ter a ideia de se usar como isca. Colocando fotos ridículas que ele mesmo tirou de si mesmo como Homem-Aranha na internet, ele mais uma vez atenta o Extremista. Assim, o vilão chega ao seu apartamento disposto a matar Parker, ao mesmo tempo que colocando em perigo a vida de seu velho amigo Flash Thompson (que estava li para dar umas broncas no Parker por ter humilhado seu ídolo) e a sua colega de quarto Michele Gonzales. 

Extremista

Durante o combate, Parker consegue colocar o uniforme do Homem-Aranha, mas isso não impede os planos do Extremista. Ao captar que o herói aracnídeo tem a mesma áurea kirliana de Parker, se decepciona, ao mesmo tempo que decide que o cabeça de teia entrará na sua lista. Mas isso não seria imediatamente. O Extremista usa os amigos do herói como garantia para fugir da li e cabe a Parker procurar pistas de quem realmente está enfrentando.

Correndo atrás de informações sobre pessoas com os mesmos dons que o Extremista, Parker entra em contato com Ciclope. Assim, o cabeça de teia acaba chegando ao nome do vilão, Tyler Smithson, que mesmo não sendo mutante, sua mãe acreditava resolutamente que o filho era especial.

Extremista

Quanto ao Extremista, descobrimos que ele está um passo a frente. Enquanto que o Aranha está ainda o procurando na sua velha residência abandonada, Tyler foi até o Gabinete do prefeito de Nova York e (aprendendo o mesmo truque do herói) usou-o como isca. Lá, ele prende Jamenson numa espécie de sala de pânico onde qualquer um que não tenha a descrição do ex-dono do clarim será vítima de um avançadíssimo sistema de segurança. 

Extremista

Assim, o aranha caí na sua armadilha e após uma briga intensa com o vilão, com direito a provocá-lo até o ponto em que a verdadeira origem artificial de seus poderes finalmente é revelada, ele o derrota. Contundo, resta ainda salvar Jamenson e aí vemos uma situação duvidosa. No último instante, o prefeito decide alertar o Aranha da armadilha, evitando assim que o Homem-Aranha seja morto. Mas será que ele fez isso pelo bem do herói ou porque na frente das câmeras teria uma péssima imagem?

A história acima foi originalmente publicada em Web of Spiderman 8 a 10 e tem como equipe criativa o roteirista Fred Van Lente e desenhista Javier Rodriguez. Na mesma edição brasileira, uma outra história escrita por Kurt Busiek e desenhada por Mark Djurdjervic se foca no prefeito Jamenson e seu já bem conhecido ódio pelos heróis mascarados.

Coveiro

comments powered by Disqus