sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fundação Futuro: Pegando Fogo


Reed Richards de diversas realidades alternativas distintas estão no Universo Marvel 616. Para derrotá-los, o Sr. Fantástico desta dimensão resolveu reunir seus principais inimigos, os mais inteligentes, para que juntos possam bolar uma forma de vencê-los. Mas mesmo com tanta inteligência reunida, eles serão capazes de derrotar quatro das maiores mentes do multiverso?

Unido ao clássico vilão Toupeira, um dos Reed é surpreendido por Sue Storm, Homem-Aranha e Alex Power, tentando destruir Ápice, ou Velha Atlântida, como ficou popularmente conhecida. Infelizmente, os três não tinham conhecimento de que o Reed aliado ao Toupeira não era o desta realidade, e após serem atacados pelos atlantes e touperiróides, não conseguiram salvar a cidadela. Após o combate, foi o momento de resolverem pendengas pessoais. O Coisa ainda em luto, confessou seu sofrimento a Alicia Masters. Já o Sr. Fantástico, resolveu confessar à sua esposa o que tem feito recentemente. Quanto aos malignos Richards, estavam reunidos na Cidade Eterna do Alto Evolucionário, onde firmaram pactos com a população local e o Toupeira. Mas, como confusão pouca é bobagem, Attilan, a cidade dos Inumanos chega à Terra. E o mais surpreendente, com Raio Negro.

Bom, caso você não tenha lido a saga cósmica Guerra dos Reis, Raio Negro havia sido declarado como morto, quando ao lutar com Vulcano, irmão mais novo dos Summers, criou uma falha no tecido do tempo, fruto da grande energia que o rei dos Inumanos, e na época dos Krees, criou junto do ex-Imperador dos Shiar's. Ambos foram engolidos pela Falha e desde então não apareceram mais. Medusa assumiu o posto de Raio Negro e Gladiador o de Vulcano. Entretanto, nesta história descobrimos que Blackagar Boltagon não pereceu perdido na Falha. Dentinho, o cão teleportador dos Inumanos, conseguiu rastreá-lo e o salvou. Novamente liderando sua espécie, o monarca resolveu desligar os Inumanos dos Krees novamente. Apenas Crystalis ficou junto de seu marido, Ronan, o Acusador. Finalmente unidas, as diferentes espécie de Inumanos agora andam juntas.


Em paralelo, em forma de "flashback", é revelado que milênios atrás, a Inteligência Suprema Kree ordenou a metagênese de povos em diversos planetas do universo como forma de buscar um novo ponto evolucionário para os Krees. Mas ao acessar o relatório das iniciativas, ela descobriu que seria justamente desses povos evoluídos pelas diversas metagêneses que viria a morte dela; temendo isso, a Inteligência Suprema ordenou as mortes dos cientistas envolvidos no projeto e o extermínio de todos os povos submetidos à metagênese. Das centenas de povos em questão, apenas cinco sobreviveram. Sabendo que seu fim viria sem uma estratégia adequada, a Inteligência Suprema confiou ao Ronan a Semente de Supremor, ordenando que ele a escondesse e guardasse com toda a dedicação e todo o peso que o fardo representa.

Chegando a Cidade Eterna, a batalha entre Inumanos e o povo local tornou-se devastadora. Enquanto isso, no Edifício Baxter, Sue, Reed e Nathaniel colocam tudo em pratos limpos e abrem o jogo para que todos fiquem sabendo o que está acontecendo. Para não perder a festa, os vilões, Aranha, Sr. Fantástico e seu pai juntam-se a batalha na Cidade Eterna. Medusa, ao avistar o "nosso" Richards, o teletransporta para Attilan contra a sua vontade. Frente ao monarca Inumano, o líder da Fundação Futuro recebe o aviso de que ele não deve intervir no que está para acontecer, mas como bem sabemos, Reed não ficará parado.

Inumanos, de todas as espécies, Toupeira e seus monstros, Richards, a Fundação Futuro, os vilões, o povo nativo da cidade. Enquanto todos brigam entre si, Dr. Destino é aprisionado por um dos malignos Reeds em um colar que limita sua inteligência, e é levado até a Latvéria. Em Attilan, Aranha, Nathaniel e Sr. Fantástico atravessam o Eldrac, uma espécie de portal que leva quem o atravessa ao local onde ele quer e deve estar. Reed é levado para casa, onde novamente conversa com  Sue e juntos decidem chamar Ben Grimm de volta a ativa. Nathaniel é levado para a Latvéria junto do maligno Richards e von Doom onde explica que é o Nathaniel Richards definitivo. Já o Aranha, bom, ele foi levado para a Mansão dos Vingadores, para ficar junto do Coisa. Os dois amigos então se apresentam ao QG da Fundação Futuro e trazem com eles os Vingadores.

As crianças, que estavam sumidas, estavam todas no edifício Baxter enchendo três andares do prédio com um maquinário cuja função era teletransportar os andares caso seja necessário fugir. Os Krees invadem Attilan atrás dos últimos dois malignos Richards, Ronan então infecta a dupla com a Semente de Supremor, e assim novamente nasce a Inteligência Suprema Kree, agora com o intelecto de dois Reed Richards. O povo da Zona Negativa, há muito tempo esquecido, volta a dar as caras. Ovos de monstros buscando hospedeiros estão esperando para infectarem os membros do Culto da Zona Negativa. Com sua tecnologia toda ao redor do Edifício Baxter, Aniquilador planeja vir para a Terra ao ativarem o portal.



Mediante a catástrofe de níveis cósmicos que se inicia, Reed convoca os Vingadores, Novos Vingadores, X-Men e até os Jovens Aliados para ajudarem. Em uma conferência é passado tudo o que está acontecendo e está prestes a acontecer, e todos juntos partem para a batalha. A Inteligência Suprema revela seus verdadeiros planos para Ronan e Crystalis: Ele extinguirá os Inumanos antes que eles o façam com os Krees. No QG da Fundação, as crianças são surpreendidas por servos da Zona Negativa, mas elas conseguem fugir usando o portal que haviam instalados nos três últimos andares do prédio. Entretanto, os insetos continuaram lá, até que o Aranha chega para ver se alguma criança havia ficado para trás. Quando Parker se encontrava em desvantagem e sem saída, sendo atacado pelos monstros, o portal da Zona Negativa se abre e dele emerge Johnny Storm, o Tocha Humana, empunhando em uma coleira o Aniquilador e questionando o amigo quanto as suas atuais vestimentas.



Pois é caro leitor, Johnny Storm pelo visto não havia morrido como se acreditava. O que será que aconteceu com ele? Bom, todas as respostas devem ser dadas na próxima edição. As histórias acima foram publicadas originalmente em FF 5 à 11 e Fantastic Four 600. Aqui no Brasil, saiu em Universo Marvel 27 à 31. O roteiro é de Jonathan Hickman e a arte de Greg Tocchini, Barry Kitson e Steve Epting.


Kinhu Heck

PS: Agradecimentos a Fernando Saker pelo auxílio na resenha.

comments powered by Disqus