quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fabulosos X-Men: Medo e traições em São Francisco

Serpente, deus asgardiano do Medo, está espalhando terror e caos por todo o universo Marvel com a ajuda de seus oito Dignos – entidades malignas que se apossaram dos corpos de famosos vilões e até heróis. E com uma destas entidades possuindo o corpo de Cain Marko, o Fanático, era apenas questão de tempo até os X-Men serem afetados; o que os heróis mutantes não desconfiavam era das diversas traições que aconteceriam a partir deste momento...



Como vocês puderam conferir aqui, Fanático já havia confrontado os Thunderbolts e quase destruído Chicago; porém, o atual hospedeiro de Kuurth, Destruidor de Pedras, mudou sua rota de destruição para São Francisco. Fazendo valer seu posto de heróis da região, Ciclope comandou os X-Men para deterem o vilão. Mas eis um problema: se o Fanático já não podia ser detido normalmente, como fazer qualquer coisa contra ele agora que ele tem o poder de um deus asgardiano e um martelo igualmente poderoso?

E não, Magneto não consegue controlar o martelo de Kuurth...



Aqui, Ciclope mostrou seu lado estrategista, traçando dezenas de planos ao longo da batalha para deter Marko. Como o foco da história está em poucos X-Men (sobre os quais falaremos adiante), esta é uma forma interessante de permitir que os demais integrantes da equipe tenham seu momento de destaque nos poucos quadrinhos que receberam - e é bacana ver as combinações inusitadas de personagens, como Gambit e Pedreira, Cristal e Siryn (emprestada do X-Factor) ou Karma e seu atual protegido Face.

Infelizmente para Scott, nem todos os X-Men estavam disponíveis: Dani Moonstar precisou ser enviada em missão especial para pedir ajuda a Hela (e como veremos daqui a alguns dias, os demais Novos Mutantes acabaram indo atrás dela), e o rei atlante Namor tinha outra batalha contra outro Digno em outra parte do mundo (para relembrarem a batalha, cliquem aqui).



Esperança Summers e Emma Frost, duas integrantes valorosas dos X-Men, foram colocadas fora de combate ainda cedo, e o contato psíquico com a mente de Kuurth encheu a mente de Emma com medo: medo de Esperança, medo do que ela representa para o mundo... e para seu relacionamento com Scott. E como o medo muitas vezes leva a pessoa mais sensata a atitudes irracionais, a Rainha Branca quase sufocou a messias mutante. Felizmente um beijo do recém-chegado Namor permitiu a Emma afastar esse medo. Mas trouxe outro medo: o da traição. O monarca submarino cada vez mais insiste para que ela se entregue a ele, e ela parece cada vez mais tentada a aceitar...



Mas o beijo não foi a única traição neste dia: o porta-voz de Fanático afirma para Ciclope e Sadie Sinclair, prefeita de São Francisco, que o vilão destruirá São Francisco ou Utopia. Humanos ou mutantes. Cabe aos dois líderes decidirem qual deles se aliará à Serpente e salvará seu povo da destruição. Sadie sempre disse ser amiga dos mutantes, e não estava mentindo. Mas, com a morte dos habitantes de sua cidade na balança, ela acabou cogitando aceitar a proposta como última opção; infelizmente para ela, essa possibilidade de traição foi vista por Perigo e comunicada a Ciclope.

Ciclope que, por sua vez, também cometeu uma traição neste dia, contra um amigo. Um de seus planos para deter o Fanático consistia em enviar a ex-Nova Mutante e atual prisioneira Magia, acompanhada por Colossus e Kitty Pryde, para denunciar a Cyttorak que Cain Marko agora servia a outro senhor, levando a entidade demoníaca a remover seu poder do corpo do Fanático. Deu certo. O problema é que Cyttorak precisa de outro avatar, e Illyana foi sua escolhida. Em pânico por sua irmã, Colossus se oferece no lugar dela, e se torna o novo Fanático.


(a loira no canto superior direito é a Illyana, não a Emma Frost - com Greg Land na arte, nem sempre é fácil saber quem é quem...)

Com os poderes de Cyttorak, Colossus sai em vantagem no confronto contra Cain (que ainda tem os poderes de Kuurth, mas sem Cyttorak parece ter perdido parte considerável de sua força), levando Serpente a recolher seu Digno. Os X-Men venceram, mas o preço dessa vez foi alto: Kitty abandonou seu amado, furiosa por ele ter sacrificado a própria alma por alguém que há pouco tempo quase causou a morte do mundo (lembram?); Piotr, por sua vez, está furioso com Scott, por ele ter planejado que Illyana fosse sacrificada. E Scott está furioso com Sadie Sinclair, por esta ter cogitado trair os mutantes para salvar seu povo, quando ele nunca considerou fazer o mesmo... será que não mesmo? Afinal, instantes antes do Fanático perder seus poderes, Ciclope tinha ido falar com ele...

E é com o fim do medo e o início do rancor que acaba este arco dos X-Men no evento A Essência do Medo, escrito por Kieron Gillen e “desenhado” por Greg Land, publicado no Brasil nas edições 128 a 131 de X-Men. Gillen teve méritos neste arco trabalhando várias tramas paralelas (X-Men versus Fanático, relações públicas entre Utopia e São Francisco, o romance entre Emma Frost e Namor, e o complicado triângulo de Colossus, Magia e Kitty) sem que o roteiro ficasse confuso ou truncado; pena que a artificialidade dos “desenhos” de Land acabe comprometendo o conjunto da obra. Apesar disto, arrisco dizer que trata-se de um tie-in que acaba sendo mais interessante que o evento principal (não que isso seja difícil...).


Fernando Saker

comments powered by Disqus