sábado, 24 de novembro de 2012

Os Supremos: Mundo em Chamas

*Artigo escrito por nosso colaborador, Paulo Artur

Ultimates

O Universo Ultimate passou por diversos e seguidos abalos entre os quais a morte de Peter Parker, o conflito entre os Novos Supremos e os Vingadores, a volta de Nick Fury ao comando da SHIELD, a vinda dos deuses asgardianos para o plano terreno e a renúncia de Steve Rogers do posto de Capitão América, os Supremos se reorganizaram para uma nova e emocionante fase nas mãos Jonathan Hickman e Esad Ribic, que já começou com tudo.


O novo volume de Os Supremos (o quinto se considerarmos os runs de Mark Millar e Jeph Loeb) agora trás nos roteiros Jonathan Hickman (Guerreiros Secretos, Quarteto Fantástico), Esad Ribic (Loki, Fabulosa X-Force) na arte e Dean White (Fabulosa X-Force) nas cores. A história já começa mostrando as consequências dos acontecimentos supracitados, com o início do que aparenta ser um dia rotineiro para Nick Fury, com diversas situações ao redor do globo com as quais ele tem que lidar: a tensão existente entre a União Européia e os deuses de Asgard devido o comportamento destes, o princípio de guerra entre Argentina e Uruguai (!) e uma rebelião ocorrendo na República do Sudeste Asiático.

Ultimates


Sobre o caso dos deuses Asgardianos, Fury se limita a monitorar remotamente enquanto a nova equipe meta-humana da UE, a Excalibur, liderada pelo novo Capitão Britânia Jaime Braddock, faz uma visita hostil aos nórdicos e inicia uma briga com Thor e os demais ao rejeitar a cortesia de boas-vindas deles.

Enquanto no caso da invasão argentina ao Uruguai, Fury ordena que o Homem de Ferro lidere o esquadrão dos Homens-Foguete para que dissuada a frota naval portenha. No entanto, Tony Stark estava em uma festa em Tóquio, junto com seu “novo Jarvis”, e precisa acessar a armadura através de um capacete-interface. No entanto, durante a batalha, ele percebe que há algo de errado com a esquadra argentina.

Ultimates


Quanto à situação da República do Sudeste Asiático (que, a julgar pela capital Bangcoc, engloba a Tailândia e parte da Indochina), Fury destacou o Gavião Arqueiro para cuidar pessoalmente do problema. Entretanto, ele relata que, ao chegar, já encontrou o caldo entornado e requisita o apoio de um aero porta-aviões. Mas, antes que possa falar mais alguma coisa, Clint é aparentemente atacado e Fury perde o contato tanto com a equipe em Bangcoc quanto com o aero porta-aviões.

Em Montevidéu, o Homem de Ferro invade uma das fragatas argentinas e encontra uma embarcação fantasma, comandada por controle remoto e seguindo para a costa uruguaia. Ao investigar melhor os controles, ele encontra uma bomba nuclear construída pelas Indústrias Stark que, antes que possa reagir, explode, destruindo todo o cenário de batalha e parte da capital uruguaia. Mesmo estando com o seu corpo no Japão, Tony Stark aparenta ter tido um colapso mental pela súbita destruição da armadura.

Ultimates


No Norte da Alemanha, a batalha entre asgardianos e a equipe Excalibur acaba levando ambos os times a encontrarem um estranho domo que está progressivamente crescendo. Eles suspendem as hostilidades entre si para investigar o domo e o Capitão Itália é atacado subitamente pelos futuristas habitantes do domo. Sem qualquer contato com Montevidéu, Alemanha ou Bangcoc e ainda com uma chamada da Casa Branca sobre uma nova emergência, Nick Fury encontra-se na desesperada situação de, simplesmente, não sabe o que fazer.

Ultimates


E, assim, encerra-se a primeira edição da nova fase de Os Supremos. Jonathan Hickman já mostrou à que veio, em uma edição cheia de ação, apresentando diversos plots simultaneamente, além de novos personagens, lugares e ameaças. Em comparação com a fase já clássica de Mark Millar, essa edição demonstrou privilegiar mais a adrenalina e o espírito de “qualquer coisa pode acontecer” do que uma trama politica mais realista (com a criação de um novo estado fictício, a República do Sudeste Asiático, provavelmente para evitarmos melindres com os países reais, e a invenção de uma guerra entre Argentina e Uruguai, que embora tenham realmente um histórico belicoso, este remonta ao século XIX e, hoje, soa estranho sem uma explicação sobre as motivações). Mesmo com essa diferença de estilo, a história mostrou-se bastante interessante e promissora, com diversos ganchos que atiçam a curiosidade pelas próximas edições.

Na arte, Esad Ribic e Dean White mostraram-se tão magníficos quanto em sua passagem em Fabulosa X-Force, fazendo com que os Supremos finalmente encontrassem substitutos à altura de Bryan Hitch e Paul Neary. Essa história foi publicada originalmente na edição 01 da revista Ultimate Comics The Ultimates e, aqui no Brasil, saiu em Ultimate Marvel 28.

 Paulo Artur

comments powered by Disqus