segunda-feira, 15 de julho de 2019

Jon Watts fala sobre a abordagem dos poderes e integração do Mysterio no UCM

Em conversa com o site Polygon, o diretor de Homem-Aranha: Longe de Casa, Jon Watts, detalhou um pouco mais sobre o processo de introduzir o Mysterio ao Universo Cinematográfico da Marvel, inspirações em capas de quadrinhos e até mesmo como preferiu abordar o lance do Sentido de Aranha neste novo filme do teioso. Veja a tradução da entrevista na integra a seguir:



Quanto de Guerra Infinita e Ultimato tiveram efeito no processo do filme?

Eu era um dos poucos escolhidos que sabia o que iria acontecer em Guerra Infinita e Ultimato. Nós desenvolvemos este filme enquanto aqueles que estavam sendo filmados e editados. Então, sim, eu sempre soube o que iria acontecer, e sabia que seria a pessoa que lidaria com as consequências desses filmes.

Sua concepção do filme começou com a morte de Tony ou como Mysterio como um novo personagem?

Havia uma espécie de três blocos de construção nos quais desenvolvemos uma história. Um estava obviamente lidando com os eventos da morte do Tony no Ultimato. O segundo foi apenas a ideia de férias europeias. Então o terceiro foi Mysterio. Então essas são as três coisas que sabíamos que iríamos incorporar neste filme. O truque era apenas descobrir como fazer com que todas se encaixassem de maneira coesa.

Por que Mysterio?

Eu acho que todo mundo estava bem a bordo com o Mysterio desde o começo. A oportunidade de fazer alguns visuais incríveis foi realmente intrigante para mim. A questão era como iríamos reinventá-lo para este filme enquanto ainda fosse algo verdadeiro para o personagem.

Os "poderes" de Mysterio parecem um caixa de areia pra um diretor ...

Uma caixa de areia, mas também areia movediça. Quando você está nesse mundo e literalmente tudo é possível visualmente, é perigoso e você pode se perder. Então, para mim, era realmente me concentrar em um ponto específico da história e um ponto de entrada emocional para Peter e Mysterio, para ajudar a conduzir essa sequência e direcionar esses visuais.

Houve alguma imagem específica com a qual você começou? Que você teve que começar a por na tela?

Lembro-me de fazer isso como um esboço de miniatura de um pequeno Homem-Aranha cercado por cacos de vidro quebrados que mostram várias versões de seu reflexo com o gigante Mysterio aparecendo acima dele. É aí que começamos para essa sequência. Em um vazio negro. Há uma capa dos quadrinhos muito parecida com um pequeno Homem-Aranha nela. Ele está em um parque de diversões com um Mysterio gigante pairando sobre ele, porque ele enganou o Homem-Aranha ao pensar que ele é pequeno.



Como o "Arrepio do Peter" se tornou uma parte fundamental do arco de Peter nesse filme?

Nós não queríamos ficar muito granulares quando se tratava das regras do Sentido de Aranha, mas era uma coisa simples o suficiente para Peter ter sido atingido no rosto por aquela banana no início do filme para que você soubesse que isso coisa que ele geralmente tem, essa coisa que vimos ele usar em filmes anteriores, não está funcionando tão bem quanto deveria. A razão simples é que ele precisa de uma pausa. Ele está mentindo para si mesmo sobre seus sentimentos em relação a Tony; ele está exausto. Quer dizer, desde o De volta ao lar, ele esteve no espaço! Ele foi estalado e voltou. Ele assistiu seu mentor morrer. Ele passou por muito. Então, se o seu Sentido de Aranha / Arrepio do Peter não estiver operando no nível ideal, pense que é compreensível.

Como você concebeu uma ameaça que viveria no mundo pós-Ultimato, mas ainda assim seria derrotada por um Homem-Aranha sozinho?

Eu trapaceei um pouco tendo um monte de vilões falsos para a primeira metade do filme, para ele assumir e “derrotar”, apenas para ser trazido de volta à Terra por Mysterio. Eu acho que o que assusta Mysterio é sua capacidade de moldar a realidade e controlar a verdade e fazer com que as pessoas não saibam o que é real e o que não é. Essa é uma ideia aterradora.

Como você conseguiu dar conexões a Mysterio para Stark? Eu não esperava ver Peter Billingsley do Homem de Ferro aparecer de volta no UCM!

Sempre que eu assistia a qualquer filme, eu estava assistindo a história principal que eles estavam tentando contar, mas toda vez que havia alguns atores secundários ou terciários no fundo, eu sempre pensava, tipo, o que eles são? O que estão fazendo? Tipo, o que aconteceu com eles? Eles ainda estão por perto, certo? Então, o que eles estão fazendo? Quando começamos a desvendar essa ideia da história de Mysterio e de como ele estava ligado a Tony, pareceu certo cavar mais do universo Marvel e descobrir quem mais poderia ser parte de sua equipe. Esse é um momento tão memorável do Homem de Ferro 1 que pareceu certo trazê-lo de volta.



Eu achei a revelação uma boa conexão com o De volta ao lar. O abutre era um cara limpando sucata após a Batalha de Nova York e que foi impedido de ganhar com isso. Mysterio é um ex-funcionário da Stark Industries despedido por um egocêntrico.

Estou sempre tentando usar o Homem-Aranha para explorar o nível mais no chão desse universo maluco. Se Adrian Toomes era o cara literalmente pé no chão, limpando as consequências desses eventos loucos no nível dos Vingadores, você sabe, Quentin Beck é o cara da gerência média. Ele é o cara nos bastidores, garantindo que toda a tecnologia funcione. As pessoas só notam as pessoas na vanguarda e as pessoas nas capas das revistas e na TV. Mas a realidade é que há tantas pessoas trabalhando nos bastidores o tempo todo para fazer o mundo girar. Eles podem ser esquecidos na mistura. Eu pensei que fazia sentido para Beck ser um desses caras.

Homem-Aranha: Longe de Casa estreia em 5 de Julho de 2019 no Brasil e terá no elenco Tom Holland (Peter Parker), Jacob Batalon (Ned), Zendaya (MJ), Tony Revolori (Flash), Angourie Rice (Betty), Marisa Tomei (Tia May), Jake Gyllenhall (Mysterio), Numan Acar (Dmitri), Martin Starr (Mr. Harrington), J.B. Smoove (Mr.Bell), Remy Hii (Brad Davis), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Cobie Smulders (Maria Hill), dentre outros. A direção do filme é de novo por conta de Jon Watts.

Coveiro

comments powered by Disqus