quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Hickman e Brevoort falam sobre o destino do Universo 616 e do Quarteto Fantástico

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

E ontem tivemos o fatídico fim, o dia em que o universo Marvel que era antes ressurgiu como um novo. Não é um reboot, não é um relauch! É praticamente uma maneira mais certeira e bem escrita de aparar pontas soltas e colocar nos trilhos a cronologia que estávamos acompanhando há mais de 50 anos. E o site Comic Book Resources pegou o autor de tudo, Jonathan Hickman, e seu editor responsável, Tom Brevoort, para dar as últimas explicações sobre a saga. Confira os principais trechos do papo deles a seguir:


"As pessoas são livres para interpretar a história da maneira como elas quiserem, mas eu acho que alguém pode argumentar que Destino foi, por muito tempo, a pessoa mais heroica dessa história, e eu acho que você pode argumentar no final que ele venceu tanto quanto qualquer outro. Isso é uma das coisas mais legais dessa história" disse Hickman sobre o final do então maior protagonista da história até o momento em que ele perdeu tudo ao reconhecer Reed como alguém melhor. "Eu não sei se o Destino confessou algo assim antes, especificamente. Você pode até encontrar algo em alguma história, provavelmente. É provável que alguém prove que eu estou errado nos comentários, mas foi um grande momento em que Destino admite isso, e isso lhe custou tudo. Foi algo grande tanto figurativamente como literalmente" disse ele.

"As últimas páginas da edição 9 que saiu tem um grande impacto, apesar de que o Destino tem andado por aí já em 'Invencível Homem de Ferro' com a face curada e perfeitamente normal" explicou Brevoort. "Todo mundo quis saber o que aconteceu e como foi que Destino conseguiu curar seu rosto" - disse ele sobre como foram ainda mantidas as expectativas mesmo com tal revelação antecipada - "Quando você lê a ultima páginas, ainda é pego de surpresa. Ainda tem aquele teor de revelação, mesmo que você já saiba como ele iria ficar".

"É efetivamente um novo multiverso" disse Brevoort sobre como será o status quo daqui pra frente. "A maior e mais importante coisa aqui que ninguém no mundo irá gostar, e é a única coisa que eu ainda fico cutucando, é o fato de que o universo Marvel não será mais o 616 :(. Eu nem sei se no final das Guerras Secretas há ainda seiscentos e dezesseis universos. Mas haverá infinitos deles. Realidades que nós conhecíamos e outras novas que nunca foram visitadas serão constantemente criadas, e então mapeadas e exploradas por Reed Richards e sua família. E eles começaram restaurando aquele Universo Marvel. Então, realmente, agora ele é o Universo Prime (ou poderíamos traduzir como Universo Primordial?)".

Maldito Brevoort! O que nós do site vamos fazer? Enfim, continuemos... hahahah...

"Toda a coisa foi organicamente acontecendo, e que trabalhou em nosso benefício, foi que estávamos antecipadamente escrevendo essencialmente o que seria a última história do Quarteto Fantástico" disse Jonathan Hickman, que ficou célebre pela sua passagem memorável pelo grupo anos atrás. "Eu me lembro de estar numa reunião quando isso estava ficando óbvio e eu perguntei a Mark Waid se ele estava de boa com aquilo, com o caminho que estávamos tomando. E ele estava. Eu tinha a bênção de Mark Waid, que foi o mais importante pra mim. Nós meio que concordávamos com o jeito que a coisa estava sendo tomada".

"Até certo ponto, nós decidimos que essa seria a última história do Quarteto Fantástico, ao menos por um tempo próximo" disse Brevoort categoricamente. "Nós não começamos necessariamente com esse objetivo lá no começo em Vingadores #1. Dito isso, foi quase que um ponto final natural porque muito dessas coisas foram criadas organicamente na fase do Jonathan no Quarteto Fantástico. Meio que serve como uma pedra fundamental em tudo isso".

Brevoort voltou a salientar que muita gente achava que antes de chegar ao fim das Guerras Secretas, Reed e sua família morreria ao final do evento e por isso não estavam no novo universo. Só que Reed, Sue e nem sua família morreram. Eles estão vivos e isso foi ainda uma grande surpresa mesmo com o atraso das Guerras Secretas. Hickman confirmou que desde o começo pensaram em nunca matá-los e ter um evento livre dessa necessidade, pois é algo que sente que é desnecessário e que é totalmente o oposto do que quer dos personagens que trabalhou por tanto tempo.


A grande observação aqui é que a família que deu início a tudo no Universo Marvel original nos quadrinhos é agora a que cria o novo universo Marvel. É uma metalinguagem a ser considerada pelos leitores e que realmente foi uma direção pensada por Hickman. Parte da Família Fantástica ainda andará por aí, como é o caso de Ben Grim nos Guardiões da Galáxia e Johnny Storm nos Inumanos. Mas nenhum dos outros está morto, lembrou Brevoort mais uma vez, e disse que será inevitável revermos Reed, Sue, Franklin, Val e o resto da fundação futuro em algum ponto mais pra frente. Isso pode ser mais pra frente ou mais próximo do que imaginamos, mas quando acontecer, ele espera que seja algo memorável.

A hipótese de ter uma revista com a Família Fantástica explorando esses universo recém criados não foi descartada inclusive. Hickman levantou a questão de mais uma vez achar que é ridículo a Marvel querer se livrar desta franquia de uma maneira definitiva. Brevoort ressaltou que o Quarteto já passou por altos e baixos antes, mas que nunca foi de grandes vendagens ou público, mas que as pessoas sempre os viam sendo publicados mais como uma sensação de conforto. Assim, a revista dá uma pausa por um tempo agora, assim como Thor já deixou de ser publicado por um tempo após a Queda dos Vingadores.

"Ainda é um baita gibi pros dias de hoje. E eu acho que a ausência faz parte do que mexe com as pessoas para que elas o desejem de volta, e aí é só esperar para termos um grande nome de talento para executar este retorno" disse Brevoort pra fechar o assunto.


A entrevista é longa e toca em muito mais. Os dois falam bastante sobre a bela arte de Esad Ribic nesta obra e como algumas decisões foram feitas por conta do artista nesta última edição. Discutiram sobre os atrasos que levaram a encerrar a história só esse ano e como foi propositalmente dúbio a cena do Pantera Negra neste último capítulo.

Por fim, para alegria de muita gente e eu incluso, Hickman anunciou que as duas edições finais de SHIELD serão seu próximo passo antes de um merecido descanso. Sobre o futuro nos quadrinhos, tudo é muito incerto, mas ele prometeu que tem conversado bastante com Tom sobre isso.

Coveiro

comments powered by Disqus