sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vingadores: O Mundo do Amanhã


Oito meses depois pode fazer muita diferença. Principalmente depois dos drásticos eventos de Pecado Original, quando Steve Rogers toma ciência de que foi enganado esse tempo todo pelo seu colega Tony Stark e que a criação dos Vingadores nessa Nova Marvel tinha planos muito maiores do que ele poderia imaginar. Agora, os Vingadores unidos como conhecíamos não existem mais e o que resta são pedaços separados e cheios de ressentimento tentando encontrar a mesma solução para o problema.

No sistema Alpha Whaan, um verdadeiro exército de Ex Nihili tentam em vão salvar ma estrela com poucos anos de vida. No processo, cinco dos jardineiros morrem e custam a entender que uma Anã Amarela simplesmente tenha o destino fatídico de se apagar. Mas a Abismo explica que o universo e o multiverso estão passando por uma densa mudança e o ponto de compressão é a Terra. A Terra que foi tocada já por Ex Nihilo deveria viver e viver, mas pode ser o ponto onde tudo morre. E eles decidem todos ir para lá entender melhor o que está acontecendo.


Então, vamos para um outro mundo mais distante no Império Shiar. Dobra e Mancha Solar vão fazer uma visitinha ao mais novo casal de amigos. Míssil e Esmagadora enlaçaram um romance logo que se conheceram nos Vingadores e agora até mesmo já são pais. Isso, no entanto, não os impede de ser imediatamente convocados pelo amigo Roberto da Costa. A Terra e o Multiverso precisam deles e eles - principalmente a Izzy - estão ansiosos por ajudar. Enquanto isso, Estigma e Máscara Noturna estavam no campo orisiano quando encontram um Aleph destruído. E não se trata de um Aleph perdido depois da Guerra que vimos em Infinito. Estamos falando de um Aleph de outra realidade que foi jogado para a nossa.


Na Terra, nos deparamos com Hipérion e seus Filhos do Sol - agora crescidos - construindo uma imensa Máquina na Terra Selvagem. Junto a eles, estão a IMA, que agora é comandada pelo seu maior acionista, Roberto da Costa. Mais distante dali, bem reflexivo, estava Odison, aquele que outrora já foi Thor. Os dois grandes e poderosos guerreiros se vêem como quase irmãos e se preparam para a tragédia que está por vir. Serão eles capazes de sobreviver e vencer?

Passando para Nova York, descobrimos que a antiga Torre Stark está dominada pela SHIELD. Agora ela é a Estação Gólgota e os Iluminatti ainda tem interesse em informações perdidas lá dentro. Para recuperá-las, eles enviam seu mais novo membro - Amadeus Cho - que depois de conseguir transmitir os dados para os colegas é atacado pelo novo esquadrão de Vingadores comandada pelo Arcanjo. Entre seus membros estão o Gavião Arqueiro, Capitã Marvel e um exército de drones comandados por ninguém menos que Susan Richards. E eles estão caçando a todo custo os demais membros dos Illuminati. Eles capturam Cho e exigem respostas... que se depender do jovem gênio, nunca terão.


Na edição que segue, descobrimos mais dos planos de Roberto da Costa. O jovem bilionário conseguiu comprar as escondidas a IMA e começou a operá-la por meio de Holdings até ter segurança de se mostrar agora como seu sócio majoritário. Seu plano é ousado, mas pode dar certo. Junto com o bom uso da IMA e a inteligência intuitiva dos Filhos do Sol, o povo-zebra, ele criou um aparato capaz de catapultar uma equipe para uma distancia de milhares de multiversos a frente e assim tentar descobrir a origem de todo esse problema das incursos. Thor, Hipérion, Estigma, Máscara Noturna, Abismo e um grupo grande de Ex Nihili serão os Vingadores Mundiais. Já Beto, Dobra, Sam e Izzy ficaram aqui na intenção de reconstruir seus Novos Vingadores.

Alguns detalhes valem ser apontados aqui. Antes de se juntar ao time, Sam e Izzy deixaram seu bebê com o pai dela numa fazenda. Foram prestar homenagens ao avô da Esmagadora onde ficou erguida uma estátua dele com o uniforme de quando ele ainda era o Capitão Terror. O pequeno bebê Josian revelou que tinha poderes neste momento. Máscara Noturna parece estar mais jovem do que quando foi encontrado pelos Vingadores da primeira vez. Abismo e os Ex Nihili estudam a Terra e apontam detalhes sobre os pontos de incursão e as cicatrizes que foram deixadas em cada lugar, eles dividiram ecossistemas inteiros. Por fim, antes dos seus Vingadores Mundiais partirem, Beto avisa a Thor que ao cruzar aquela máquina é uma viagem sem volta. Os cientistas não teriam como recuperá-los e seria o fim deles. Mas o antigo Deus do Trovão acredita que aquele era um fim digno.


Então, seguimos agora para o outro lado da história onde conhecemos mais dos Vingadores da SHIELD. O grupo segue pistas dos illuminati que os levam até o espaço aéreo italiano e em Roma encontram uma projeção holográfica sólida criada pelo Fera e o Hulk, agora chamado de Doutor Jade. A imagem se tornou interativa assim que mexeram numa jogada de xadrez e claramente era um recado para o agora envelhecido Steve Rogers. "Aceite suas deficiências e ajuste-se de acordo" e "melhor aperfeiçoar sua estratégia" diziam os dois iluminatti. Obviamente, o velho Rogers reagiu de mau humor a provocação.

Mais tarde, durante uma reunião da equipe, Rogers avaliava a situação com a Arcanjo, agora como era chamada a Susan. Disse que ela tinha agora sua confiança e poderia ter mais acesso aos detalhes que a Capitã Marvel que acabara de chegar trazia. O cenário era complicado, fora dos EUA, a ONU parecia agora aceitar a situação de "heróis" salvando o planeta a qualquer custo. Porém, o "herói" que dava as caras era Terrax, da Cabala, que vinha com o discurso aceitável de "durmam tranquilamente sabendo que eles garantiriam o amanhã". A ONU aceitou essas palavras e fez vista grossa com a exigência da Cabala tomar Wakanda para si (como visto na última edição). Capitã Marvel revelou imagens das cenas que vimos de T'challa e Shuri tentando fugir de sua Terra Natal.

Outra informação é que o Capitão Britânia se juntou aos illuminati, mas Rogers não poderia fazer muita coisa. Sua irmã, o familiar mais próximo, estava protegida no lugar que chamaram de Nação X e lá os Vingadores não eram bem quistos. O mesmo problema tinham para conseguir chegar ao Fera. Raio Negro estava desconectado dos outros membros dos Illuminati, mas o acesso a Attilan também era restrito. Por fim, Steve tomou ciência de que Roberto da Costa comprou a IMA e seja lá o que ele estava fazendo, parecia que era grande. Com isso, a Capitã Marvel fez uma piadinha sobre dispensar o pessoal com grana da equipe e Rogers não gostou nada.


Nessa parte da reunião, a Arcanjo foi dispensada. É falado que Jessica e Natasha simplesmente sumiram, tiraram seus localizadores e com o treinamento que possuem se tornam impossíveis de serem encontradas. Por fim, Rogers dá uma bronca na Capitã e avisa que da próxima vez quer ter alguma informação mais concreta sobre a localização de Stark e Richards. Ao olhar o video estático de Terrax na ONU também promete que a vez deles está chegando.

Antes de terminar, nos deparamos com uma esperada traição. Em algum lugar do planeta, Richards e Susan se encontram e tomamos ciência de que a Arcanjo é uma infiltrada no jogo. Eles comentam da prisão de Cho e Reed pergunta sobre seus filhos. Aparentemente, Reed pediu algo ao pequeno Franklin que ele não conseguiu executar e se sente decepcionado. Por fim, Val manda um recado para seu pai. Susan entrega o bilhete, mas alerta que até mesmo a pequena gênio pode errar. Lá estava escrito apenas "Pai, você não pode vencer. Hora de bolar um jeito de não perder".


E assim, temos as primeiras e vibrantes histórias dos Vingadores neste mundo que mudou tanto em oito meses. Hickman conseguiu dar ainda mais tensão ao clima de suas histórias e me deixou particularmente ansioso tanto para saber o que aconteceu até este ponto dessa história saltada até o que está por vir no futuro. O bom enredo vem bem acompanhado da arte de Jimmy Cheung, Paco Medina, Nick Bradshaw, Dustin Weaver, Steffano Caselli e Mike Deodato Jr e disparado Vingadores se torna a revista mensal aqui publicada mais almejada todo mês! O resumo dessas histórias foram publicadas aqui nas edições 27 e 28 da revista mensal da Panini.

Coveiro

comments powered by Disqus