sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Homem-Aranha 2099: A Vida de Mike O'Mara

Devido aos eventos de Superior Homem-Aranha, Miguel O'Hara permaneceu preso no presente. Sem alternativas para voltar para casa de imediato, ele decidiu se disfarçar de Mike O'Hara, um empregado na recém-fundada Alchemax. E, agora, Peter David pode voltar aos roteiros de um dos personagens que ele consagrou nos anos 90 para mostrar como está sendo a vida de Miguel preso no passado.



A história começa com Miguel se mudando para um novo apartamento e conhecendo alguns seus novos vizinhos. Na Alchemax, Mike e Tiberius Stone estão discutindo sobre os problemas éticos referentes à venda de Esmaga-Aranhas para ditaduras africanas, quando o prédio é atacado por um sujeito de armadura vindo do futuro procurando pelo "Homem-Aranha do ano 2099". Ele se revela um agente do T.O.T.E.M., a mesma agência para a qual trabalha o Homem-Aranha 2211, e foi enviado para matar Miguel devido à problemas cronológicos que o Miguel ainda irá fazer. Os dois se enfrentam e, durante a confronto, o Homem-Aranha 2099 se depara com Liz Allen.

Ela rapidamente deduz que o novo Homem-Aranha é um funcionário da Alchemax e começa a investigar, chegando em Mike. Ela vai ao apartamento de Miguel, confrontá-lo com a informação dessa descoberta. Sem alternativas, Miguel conta meias-verdades para Liz, assumindo ser um viajante no tempo vindo de 2099, mas inventando uma desculpa completamente esfarrapada sobre quem seria e suas motivações no passado.



Depois disso, Miguel e Tiberius partem para um país africano para negociar a entrega dos Esmaga-Aranhas ao governo local. Logo na chegada ao aeroporto, eles são atacados por rebeldes e Tiberius é sequestrado. Ele é levado até a líder deles, Mussaret, que quer que Tiberius grave um vídeo cancelando a venda. Enquanto Tiberius aceita gravar o vídeo, o Homem-Aranha consegue rastreá-lo até o esconderijo em que ele estava mantido cativo. Mas ele não foi o único. O novo agente da Alchemax, Escorpião, também invade o lugar, levando várias unidades Esmaga-Aranha consigo.




Apesar de ambos terem o mesmo objetivo, o Homem-Aranha 2099 e o Escorpião se enfrentam, uma vez que o vilão o confunde (ou não se importa em "confundi-lo") com o Aranha do presente. Durante a luta, o prédio em que Tiberius está desaba e Mussaret se sacrifica ao salvá-lo, o que faz com que o empresário reveja certas ideias. Durante a luta, Miguel consegue projetar um holograma no Escorpião para fazer os Esmaga-Aranha pensarem que o vilão é o verdadeiro Aranha do presente. Isso força o Escorpião a destruir quase todos os robôs em batalha e sendo derrubado no processo. Após a batalha, Tiberius cancela a venda dos Esmaga-Aranha, sob a alegação de que eles serão usados contra a população civil, e usa as unidades restantes para forçar a deposição do ditador que as encomendou. Mas, se Miguel abrir a boca sobre "estar orgulhoso" da decisão do patrão/avô, ele estará demitido.




Peter David voltou ao personagem que criou e praticamente desenvolveu sozinho nos anos 90 e, da mesma forma como aconteceu com X-Factor, ele não decepciona. Entregando o personagem em um contexto completamente diferente, preso no passado e longe da atmosfera cyberpunk original, o autor consegue ainda assim deixar o personagem reconhecível para os fãs de longa data e interessante aos novos. Por sua vez, William Sliney faz uma arte que não compromete.

Essas quatro histórias foram publicadas originalmente em Spider-Man 2099 vol.2 1 a 4 e, no Brasil, em O Espetacular Homem-Aranha 3 a 6.

Paulo Artur

comments powered by Disqus