quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Marvel 616: Um nove que na verdade vale por DEZ



Toda vez que volto aqui para fazer essa postagem comemorativa de aniversário do 616 ou mesmo leio o texto de alguém que convidei para fazê-lo no meu lugar, pra mim é como abrir um álbum de fotografias da infância. Pra muita gente, nove anos pode parecer pouco, mas quem entende o básico de internet sabe que isso equivale a quase "um século". Tudo aqui corre muito rápido, as coisas mudam completamente do nada e aquilo que você tinha nas mãos que basicamente cuidava para conservar como um cantinho comum virtual entre amigos virá algo que hoje é parte da cultura popular mais citada nesse mundão da web.



O site ainda vai levar mais um ano para chegar a seus dez anos, mas ele é fruto de uma reunião que - aí sim - começou de forma praticamente natural por simples virtuosidade do destino um ano antes - exatamente no dia seis de janeiro de 2006. Aquela rede social nem existe atualmente, mas guarda boas lembranças. E certamente não era a plataforma o mais importante. O que valeu de lá foi que um ainda escasso, porém heróico e cheio de vida, grupo de leitores conseguiu se valer da parte boa que a internet oferece para sustentar aquela sua paixão pelos quadrinhos e poder trocar muitas ideias uns com os outros.

Quase ninguém pensava naqueles tempos em criar um site pra ganhar em cima dele. As páginas específicas que tínhamos eram mais que suficientes pro público pequeno do momento. Já outros sites de cultura pop em geral já tinham deixado as HQs em segundo plano, em prol das séries de TV ou filmes do momento. Nos cinemas, um Homem-Aranha e um X-Men surgiam a cada dois anos ou algo assim. E o pouco público que conseguia migrar nesse tempo pro mundo dos quadrinhos eram viajantes insólitos entre nós, velhos campeões de guerra (que convenhamos, nem sempre sabíamos tratá-los como pediria um bom anfitrião).



O site veio de um estalo entre eu e o João, da noite pro dia, como vocês bem já devem ter lido e relido em nossos recordatórios nas outras postagens comemorativas desta época. Achávamos apenas que seria um bom lugar alternativo e mais "convidativo" pra falar sobre quadrinhos para os novatos de nossa comunidade. Quem puxar nossas primeiras postagem do primeiro ano do 616 vai perceber a diferença da nossa pegada: Sem pretensões jornalísticas nenhuma, sempre com o jargão de fã para fã na cabeça.

Quem imaginaria que durante esses noves anos desde então a Marvel passaria por todos - velhos, novatos e mesmo leigos - como uma locomotiva ensandecida e dominando o mundo. Não era o que estávamos preparados naquele começo, nem na mais sonhadora das hipóteses imaginaríamos algo assim pro futuro. Daí, devem imaginar como ficamos soterrados para manter essa proposta de cobrir tudo que se podia sobre Marvel pra vocês. Mas encaramos com fome esse desafio e arregaçamos as mangas. No decorrer de tudo, reforçamos o time (com uma ou outra baixa com o passar dos anos), mas seguimos felizes curtindo uma rotina em que a Marvel nos preenchia todo dia (às vezes até 24 horas por dia).

A cada ano o volume de tudo só aumenta, junto com nosso compromisso. Mas isso é coisa que sempre tiramos de letra quando trata-se do assunto que mais gostamos de "jogar conversa fora". Praticamente sai de um jeito natural e, pensou eu, somente assim pode dar tão certo. É o "trabalho" que vem tão atrelado ao "prazer" que se confunde. Faz você passar três dias fazendo cobertura de um evento como se estivesse na Disney ou deixa você agitado durante a madrugada sem conseguir dormir até o tal trailer sair (e de quebra fica mais duas horas depois sem pregar o olho devido a emoção e agitação).



Então, quando muitas vezes me perguntam sobre o que considero diferencial do site, eu sou bem honesto para dizer que nunca penso de cara nos números ou no seu alcance, (e agradeço a minha equipe e aos leitores pelas conquistas disso) que são hoje em dia algo a se considerar. Quando penso no 616, eu o vejo ainda hoje como a mesma oportunidade de falar sobre o assunto que mais curto com outros iguais. A diferença é que hoje em dia somos muitos. E o dia parece muito curto pra poder falar sobre tanto.

Aqueles eram bons tempos, mas vivemos agora melhores!

Meus parabéns a todos nós!

Coveiro

-----


comments powered by Disqus