segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fabulosos X-Men: A Herança (Maldita ou Bendita?) de Charles Xavier - Parte 1



Charles Xavier está morto.A grande baixa do evento conhecido como Vingadores Vs X-Men, o fundador da principal equipe mutante deixou uma grande herança para seus alunos. Resta saber se vale a pena assumir a herança deixada pelo criador dos X-Men.

A história, aparentemente, começa sem qualquer conexão com os X-Men. Em uma cidade da Carolina do Sul, há um ano, um casal está discutindo e iniciando uma separação em decorrência de problemas conjugais. Matthew, aparentemente, não consegue ficar longe de seu computador. 

No entanto, o casal nunca irá concretizar a separação. A esposa é morta em um ataque provocado por Skrulls, que estão invadindo a terra (Invasão Secreta, lembram?). Matthew está prestes a morrer no ataque, quando a cabeça do Skrull explode. Matthew vê sua casa completamente destruída, enquanto a SHIELD anuncia a invasão alienígena. 

Já nos dias atuais, Matthew é interpelado por sua cunhada. Visivelmente nervoso, Matthew quer se distanciar daquele local. Mas não consegue, o que eleva seu nível de estresse. Em razão disso, Matthew provoca uma forte explosão, que acaba com todos os presentes.



Em seu escritório,  a advogada mais forte do Universo Marvel, Jennifer Walters, presta atendimento a um cliente por meio do telefone, quando recebe uma correspondência que a faz pular da cadeira.  Qual será o conteúdo do documento?

Enquanto isso, o Fabulosos X-Men de Ciclope, mais precisamente Magneto, Emma, Magia e Cristal, estão em Madripoor, caçando Mística. Ciclope, atormentado por cenas do passado, tenta conversar (sem muito sucesso), com Eva Bell, ainda muito afetada pelo eventos ocorridos na sessão de treinamento de campo.

Sem encontrar Raven em Madripoor, a equipe designada para localizá-la retorna à nova Escola Xavier. Extremamente abalada, Blair se tranca no banheiro da escola. Ciclope é aconselhado a esperar Alison a se recuperar antes de discutir com ela qualquer assunto. Enquanto isso, Ciclope convida Ligação Direta para voltar para a equipe, em razão de sua atuação contra os sentinelas.




Se recuperando da última batalha, a Escola Jean Grey recebe a visita da Mulher-Hulk, para tratar de um assunto legal: A leitura do Testamento e última vontade de Charles Xavier. E já destaca uma exigência: É necessária a presença de Scott Summers para o início dos trabalhos.

A equipe mutante da Escola Jean Grey fica consternada ao saber da necessidade da presença de Scott Summers para leitura do testamento de Charles Xavier. A preocupação aumenta ao saberem que Wolverine reverteu a propriedade da escola para Xavier, de modo que haveria possibilidade de Scott se tornar o novo dono do imóvel. 

Wolverine insiste para abrir logo o testamento, mas Walters insiste na presença de Summers. Fera, então, revela que sabe onde está Ciclope (mas sabe como é, destruir realidades toma muito tempo). Sem mais rodeios, a equipe da Escola Jean Grey vai até a nova Escola Xavier, localizada no Canadá, no antigo complexo da Arma X, para alegria de Logan. 

Ao chegarem no local, uma conversa tensa entre as equipes se inicia, mas, ao menos, não houve a clássica porradaria entre heróis. Ciclope, sem muitas opções, reúne Cristal, Kitty, Magia, Emma e seguem para Escola Jean Grey, deixando os alunos fora da leitura do testamento.

Com a chegada de todos, Walters inicia a leitura e os presentes tomam um susto (Emma cai na risada, obviamente): Charles Xavier se casou com Raven Darkholme. Fera, então, percebe um dispositivo que estava junto ao testamento. Ao ativá-lo, uma versão holográfica de Charles Xavier surge, revelando que há um temível e sombrio segredo (mais um para coleção).




Paralelamente a isso, Matthew segue cada vez mais aterrorizado. E tamanha destruição não ia passar desapercebida por Maria Hill. Mas a intervenção da SHIELD só piora as coisas. Mas afinal, quem é Matthew? Resposta: O segredo sombrio de Charles Xavier.

Matthew é um mutante, que Xavier descobriu nos primeiros dias dos X-Men. Talvez o mutante mais poderoso que o telepata já viu. Matty apresentou seus poderes aos oito anos de idade. Ao despertar, o jovem simplesmente obliterou sua casa, juntamente com os respectivos pais. Na primeira abordagem com Matty, Xavier quase morreu. 

Adotando uma imagem psíquica de um garoto de oito anos, Charles conseguiu uma aproximação com Matty. Extremamente preocupado com os poderes do garoto e com o fato de que ele não conseguir controlá-los, Xavier "lobotomizou" o garoto, primeiro apagando a memória dele daqueles eventos e incluindo uma série de travas psíquicas para que ele nunca mais tivesse como manifestar seus poderes. 

Desde então, Xavier acompanha a vida de Matty, para verificar se as travas ainda estão funcionando. As visitas eram por meio da imagem psíquica criada por Xavier, que também passou a envelhecer conforme o tempo ia passando. 



Mas, um dia, Matty percebe a farsa, o que obriga Charles a revelar a verdade. As lembranças de Matty retornam, assim como todos os problemas. Matt, assim, pede para que Xavier apague tudo novamente. Xavier o faz. E passa a vigiar o garoto à distância. Assim, a gravação se encerra, com a mensagem de que Ciclope e Wolverine devem reunir uma pequena equipe com Rachel para verificar se os bloqueios ainda permanecem. Após isso, será revelado o restante do testamento.

Obviamente, a transmissão foi interrompida diversas vezes. E, por vezes, os herdeiros de Xavier quiseram se matar. Agora, só resta se unirem para cumprir o último desejo de Xavier. Uma pena que a Matt está completamente descontrolado, destruindo tudo que se vê pela frente.

Se o arco anterior já não foi grande coisa, o presente é ainda pior. Arrastado, sem graça e se utilizando de temas muito batidos (outro segredo sujo de Xavier? Outro mutante super forte que Xavier esconde? Já não bastava o Vulcano?), Bendis dá claros sinais que está sem muitas ideias para conduzir a equipe de Scott Summers. E isso porque estamos falando do começo de um arco extremamente longo (Até aqui foram três edições: Uncanny X-Men 23-25, publicadas aqui no Brasil em X-Men 23-25).



Conseguirão os herdeiros de Xavier resolver o problema sem se matarem no processo? Conseguirá este pobre redator fazer os próximos resumos desse arco? Não resta muita escolha a não ser ler as próximas edições para saber.

Rafael Felga 

comments powered by Disqus