quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Extraordinários X-Men: Tempos de desespero

Após as Guerras Secretas, o universo Marvel pode estar numa fase totalmente diferente e nova, mas algo nunca muda: a situação difícil de ser um mutante nele. Uma das maiores tragédias para essa população está acontecendo nesse momento, e talvez dessa vez os esforços dos X-Men não sejam capaz de salvá-la.



Lembram que, pouco tempo atrás, as névoas terrígenas foram liberadas na atmosfera terrestre? Já sabíamos que uma das consequências era que inumanos latentes despertassem seus poderes, mas essas névoas também trouxeram um “presente” para os mutantes: uma doença letal chamada “varíola M”, que além de mata-los diretamente, aumentou ainda mais a intolerância dos humanos contra eles, com medo de também se contaminarem. E, como desgraça pouca é bobagem, algo feito por Scott Summers, o Ciclope, tornou os mutantes ainda mais odiados – mesmo que até o momento a gente não tenha como saber que feito tão hediondo foi esse.

Com toda essa tragédia ao seu redor, coube a Ororo Munroe, a Tempestade, assumir o comando dos X-Men e tomar difíceis decisões. Uma delas foi transportar toda a escola e seus alunos para o Limbo, para onde Magia tem levado novos refugiados como a pequena mutante Sapna e seus pais humanos, enquanto o Homem de Gelo ajuda a coordenar a situação. Mas só os três seriam incapazes de fazer grande coisa pelo seu povo sozinhos – era preciso buscar ajuda.



E foi o que eles fizeram. Illyana encontrou seu irmão, Colossus, na fazenda coletiva onde eles moraram com seus pais no passado. Apesar da desesperança de Piotr com o presente, sua irmã o fez perceber que o passado não foi tão melhor assim. Juntos, os dois decidiram ir atrás de Kurt Wagner, o Noturno, sem saber que naquele mesmo instante ele era atacado e nocauteado por um grupo de inimigos.

Enquanto isso, Ororo e Bobby foram atrás da jovem Jean Grey, vinda do passado, que decidiu largar a vida de X-Man e seguir em frente como uma universitária em Manhattan (...onde estão os outros X-Men do passado? Mostraremos isso ainda essa semana; aguardem!). Embora ela estivesse com medo das consequências das ações de Ciclope, seus colegas mostraram que as névoas terrígenas eram uma ameaça ainda pior, matando vários mutantes e esterilizando toda sua população – um verdadeiro genocídio em andamento.



Mesmo sabendo do quanto seus amigos precisavam dela, Jean recusou o convite para voltar aos X-Men, querendo aproveitar sua única chance de viver como uma jovem normal, sem o medo de sua morte estar predeterminada como aconteceu com sua versão do presente – e, embora pareça uma decisão egoísta, alguém pode realmente culpá-la?

Apesar da recusa, Jean não deixou Tempestade e Homem de Gelo partirem de mãos vazias: ela os avisou de que, durante uma de suas sondagens mentais, ela detectou a presença de alguém que nem deveria existir. E, numa nevasca, os dois localizaram seu alvo com a ajuda de um sentinela. E esse alvo era... Logan? Mas... como ele poderia estar vivo? E por que ele parece tão mais velho do que deveria parecer?



Essa história, presente na nova primeira edição de X-Men, dá o ponto de partida para Extraordinários X-Men, a série seguindo a equipe tradicional dos X-Men, com roteiro de Jeff Lemire e arte (surpreendentemente agradável, pelo menos na opinião deste que vos escreve) de Humberto Ramos. Nela, já é possível perceber o desespero dos mutantes, embora muitas perguntas fiquem no ar. Esperamos que pelo menos algumas respostas venham nos próximos meses.

Por fim, repito: esse é o ponto de partida para a equipe tradicional dos X-Men... só que ela não é a única: há outros dois grupos usando esse mesmo nome por aí no mesmo instante e na mesma revista. Quem são eles, e o que eles estão fazendo? Quem leu a revista já sabe; quem não leu vai descobrir amanhã e depois...

comments powered by Disqus