terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O Espetacular Homem-Aranha: Mapeando o Zodíaco


A busca pelos dados roubados pela organização criminosa conhecida como Zodíaco pode causar estragos imensos à jovem Indústrias Parker. Algo que seu principal guarda-costas, o Homem-Aranha, e a SHIELD tentarão evitar a todo custo sem nada para os impedir... ou não?

O Homem-Aranha e o Gatuno invadem uma base submarina do Zodíaco para recuperar o Webware de pulso, mas os dados são espalhados por todas as bases do grupo pelo mundo, pra acelerar a descriptografia. Isso poderia soar como uma derrota, mas foi o modo previsto por Peter pra consertar a mancada de ter sido meramente roubado, e ao mesmo tempo localizar onde o Zodíaco está, rastreando os dados pelo globo.

Enquanto a procura é feita, Peter Parker inaugura sua mais nova sede em Nova York. O famoso Edifício Baxter, ex-lar e quartel-general do extinto Quarteto Fantástico foi totalmente reformulado pela IP, o que causa a fúria de Johnny Storm, o Tocha Humana, que parte pra cima de Peter pra cobrar explicações. Como implicantes adolescentes de longa data, os dois arrumam uma confusão no Baxter. Nisso acabamos descobrindo que Harry Osborn responde por "Harry Lyman" agora, e trabalha como administrador da IP.


Ao mesmo tempo, o Zodíaco invade um aeroporta-aviões da SHIELD pra matar o Leão, um dos membros presos pelo Homem-Aranha na edição anterior. O Zodíaco conta com Gêmeos, que preveem todos os passos da SHIELD e do Homem-Aranha, e seu líder Escorpião age para tudo dar certo conforme seus desígnios e previsões.

A SHIELD organiza vários grupos para atacar todas as bases ao mesmo tempo incluindo como líderes de esquadrão o Tocha Humana, Agente Coulson, Agente May, Gatuno, e Harpia com o Homem-Aranha. Mas a caminho do ataque, Peter recebe uma ligação de sua tia May um momento antes de ser atacada por soldados armados com equipamentos bélicos do Duende Verde, quando ela e seu marido estavam entregando na África uma das iniciativas da Fundação Tio Ben de instalações de energia solar. Peter nem pensa, ao menor sinal de protesto da Harpia, ele desvia do caminho para ajudar sua tia e larga Harpia no caminho.


Enquanto o Homem-Aranha luta e destrói os soldados duendes, a SHIELD prossegue sem ele, e não consegue achar dado nenhum, nem o líder do Zodíaco, prendendo alguns dos seus tenentes menos importantes. Analisando o rescaldo da confusão Peter descobre que o próximo ataque será em Londres, onde já vivem Anna-Maria Marconi e Sajani, duas das mais proficientes colaboradoras das Indústrias Parker. 

A solução para achar o Zodíaco em Londres seria sincronizar a tecnologia de reconhecimento facial do Homem-Aranha com as câmeras de vigilância das ruas da cidade, mas isso implicaria em avisar a prefeitura para conseguir a autorização. É claro que algo dá errado e a alguém faz a interface e o Zodíaco é localizado no Museu de História Natural de Londres. O alvo era a Pedra de Roseta, porque dentro dela havia um artefato que Escorpião queria. E para fugir, ele aciona cápsulas de veneno implantadas em seus companheiros, fazendo o Homem-Aranha ficar ocupado para salvar eles.

A interface desautorizada cria consequências, e Peter crê que Sajani estava tentando mais uma vez sabotar a empresa. E antes que aconteça mais danos na IP Peter deixa a empresa à disposição das autoridades para que ele esclareça tudo o que ocorreu, incluindo com seus acionistas, em especial um tal de Sr. Jacobs, que na verdade, é o Escorpião.


Paralelamente, vemos em especial no fim das histórias, alguém ou alguma figura recrutando antigos vilões do Aranha, em especial aqueles que perderam um ente querido, como o Rino e o Lagarto. Além disso, um desfigurado Norman Osborn está por trás dos ataques dos soldados duendes na África.

O engraçado do Homem-Aranha de Dan Slott é que ele pode ser um gênio, e às vezes até um líder e empresário, mas claramente quando ele tem que cuidar de sua vida social, ele é uma desgraça. A falta de jeito com as pessoas próximas a ele é o fruto de ter dedicado boa parte da sua vida adulta batendo em bandidos e não sabendo lidar com sua tia May. Apesar da boa intenção suas ações são exageradas quando envolvem a tia, tanto que leva um soco da Harpia quando ele acha que suas prioridades são mais importantes do que a de qualquer um. Por isso muita gente não gosta do Dan Slott, mas pra mim essa complexidade é necessária e muito autêntica na minha visão da personalidade do Peter.

A arte do Giuseppe Camuncoli é competente, mas como disseram nos comentários no último artigo, os olhos de várias personagens às vezes deixam todo mundo com cara de psicopata. O jeito é ele desenhar todo mundo de máscara... Todas as capas principais (e que ilustram o artigo) são de Alex Ross. Esta resenha está englobando as revistas O Espetacular Homem-Aranha 2 e 3, que no original foram publicadas em The Amazing Spider-Man 2 a 5.

Jeferson Vasconcellos

comments powered by Disqus