quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Homem-Formiga: Dando um jeito na própria vida

Quando se trata de resolver seus problemas, sempre há uma pessoa certa para se chamar. Mas provavelmente essa pessoa não é Scott Lang, o Homem-Formiga. Afinal, o diminuto herói ainda não conseguiu sequer aprumar sua vida pessoal, quanto mais ajudar os outros. E mesmo que algumas coisas tenham até dado certo em suas últimas aventuras - e nem o mundo tenha acabado colidindo com um outro - tem muita coisa que Lang tem que ajeitar neste novo recomeço em sua nova série mensal.



Para quem não acompanhou as histórias do encadernado "Segundas Chances" (que eu recomendo muito), tudo o que você precisa saber de cara é que Scott acabou abandonando um bom emprego como segurança do Homem de Ferro Superior, mudou-se para Miami só pra acompanhar sua filha recém-ressuscitada que se mudou para lá com a mãe (e sua ex-mulher) e viu um dos seus poucos arqui-inimigos, o vilão Darren Cross, ressurgir e quase por em risco a vida de Cassie de novo. Fora isso tudo, Lang acabou conseguindo um bom financiamento e criou uma empresa de serviços de segurança. Ele até tem empregados, os ex-vilões Homem-Urso e Mecanus. Tudo financiado pela Sra Morgenstern, outrora heróina Miss Patriota nos tempos da Timely.

Oito meses se passaram na Marvel e enquanto em outras revistas sempre olhamos para o frente, vamos usar as páginas dessa revista para contar o que aconteceu com Scott neste meio tempo que o levou aonde está hoje - Na prisão. Então, voltamos a história para algum momento do passado em que Lang, Homem-Urso e Mecanus conseguiram impedir mais um roubo em uma das suas empresas clientes. O negócio estava funcionando bem, mas longe de ter o dinheiro para pagar o que devia a sua investidora. Por isso, a Sra Morgenstern decidiu ela mesma arrumar uma reunião com um grande cliente para Scott - o secretário do Departamento de Cultura de Miami. Tudo o que o herói precisava fazer era chegar na hora.

Antes da reunião, no entanto, Lang foi até o colégio da sua filha acompanhar o seu jogo semanal de basquete. Cassie havia se recuperada como nunca da cirurgiã de coração que foi forçada a fazer quando Darren Cross a sequestrou. Mas apesar de tudo terminar bem, a menina não aceitava ter perdido o pouco das partículas Pym que tinha. Agora, era uma garota normal como todas as outras e perder no jogo de basquete naquele dia não melhorou seu ânimo. No carro, ao lado da sua mãe, confessou tudo que lhe irritava e revelou quão estava chateada pela ausência de seu pai durante todo este tempo. Escondido ali, Scott ouviu aquilo tudo com pesar, mas estava disposto a continuar afastado da sua filha em troca de protegê-la de qualquer ataque de supervilão seu. Assim, continuaria a acompanhando em silêncio em tudo que ela fizesse, só para ficar de olho e protegê-la, mas nunca levando o crédito de ser um pai que se importava.

Passando para outra parte de Miami, onde hoje está localizada a empresa de tecnologia de Darren Cross, vemos que pai e filho recebem a visita de um misterioso homem artificial chamado de Corretor do Poder. O sujeito oferecia a Cross a oportunidade de ter em mãos um aplicativo chamado Capanga, capaz de derrotar qualquer "heróizinho" que se metesse na frente dos grandes (e inescrupulosos) empresários como Darren. Em um teste feito gratuitamente para mostrar como funcionava, o Tufão foi o vilão que o aplicativo indicou para caçar e atacar Lang. E não podia ser um dia pior e hora mais problemática para ele fazer isso.




Scott tinha acabado de chegar atrasado para a reunião de seu futuro e pomposo cliente, Fritz Harden. O sujeito parecia ser um fã inveterado do Quarteto Fantástico e parecia saber mais do que se esperava da vida heróica do Homem-Formiga. Parecia ser um negócio certo, mas havia uma complicação. O senhor Harden chamou alguém da polícia para ajudá-lo na entrevista dos negócios, o Detetive Blake Burdick, que notoriamente era o novo marido da ex-mulher de Lang e nunca gostou de Scott. Burdick fez de tudo para melar o contrato de Lang, mas quando o Tufão chegou apavorando todos ao redor, as negociações já estavam perdidas de cara.

Foi por muito pouco que o Homem-Formiga não bateu as botas nessa. Ele só escapou porque o aplicativo cancelou o ataque do Tufão devido a falta de pagamento do cliente. O Corretor do Poder exigiu dinheiro na escala de 1 bilhão para Darren, que não tinha certamente como pagar aquele preço exorbitante. Sua vingança para com o Homem-Formiga ficaria para depois. E o contrato com o Departamento de Arte de Miami foi por água abaixo tendo em vista o tamanho do estrago que aquele confronto já desencadeou em um só dia.


Na edição que segue, vemos uma coisa inusitada, mas não inesperada vindo de dois ex-supervilões. Mecanus e o Homem-Formiga foram ter uma reunião de trabalho com Augustine Cross e seu Tio Fogo Cruzado. Mesmo estando o Homem-Urso relutante em trair Lang, uma maleta cheia de dólares rapidamente fazia qualquer um esquecer o que era fidelidade. Todavia, aparentemente aquele encontro nada tinha a ver com o Homem-Formiga em si (na verdade, o contrato prometia deixar Lang e sua filha em paz). Augustine queria era a capacidade de Mecanus em Hackear sistemas impossíveis.

Longe dali, Scott Lang partia para mais uma reunião com uma cliente em potencial. Foi até a casa de shows da cidade e encontrou com a senhorita Marlena Howard. Ela era a secretária da cliente, que exigia um serviço de ponta de guarda-costas durante a apresentação que teria naquela noite na Arena. Ao finalmente adentrar o Camarim, Scott se depara com um rosto familiar que não imaginava ver de novo - Darla Deering! O nome pode soar completamente estranho para quem não leu as histórias da Fundação Futuro de Matt Fraction e Mike Alreed, mas tudo que vale saber aqui é que Darla foi membro da equipe na época como Miss Coisa e chegou a ter um caso com Scott Lang.

O problema todo é que apesar de tudo aparentemente ter terminado bem entre eles ao final daquele volume, algumas rusgas aconteceram desde então. Por isso, o leitor não deve estranhar quando Darla junta seus anéis, veste a "carapaça de coisa" e parte pra cima do ex-namorado. Numa breve recapitulação feita dentro da cabeça do Homem-Formiga descobrimos que depois de tudo que aconteceu, Scott foi um babaca com Darla ao sumir da vida dela sem sequer acabar o namoro.



E se uma ex-namorada raivosa já não era problema grande pra Lang, eis que surge o Mágico, um rapaz cujo testes para abrir o show de Darla não deu muito certo e ele estava ali para se vingar de ter sido dispensado. Atacando o ex-casal com truques mortíferos de cartas e enviando uma horda de pombos e coelhos assassinos, o Mágico logo se revelou sendo mais do que aparentava. Era na verdade filho da versão original do Mágico, ex-vilão mequetrefe do Hank Pym nos tempos de Gigante. Juntos para lidar com a situação, Darla e Lang combinaram um ataque que levou o jovem ilusionista a lona.

Fora de perigo, Scott e Darla decidiram por de lado a briga e sentar para conversar. Foi o momento que Scott teve para se redimir e pedir desculpas por tudo que fez a moça. Ela agora podia se contentar de ter finalmente um fim praquele seu relacionamento e decidiu até mesmo contratar o Homem-Formiga como Guarda-Costas pro seu show aquela noite. Quando Darla se afasta, descobrimos que aquele encontro não foi nada coincidente. Ela e sua agente combinaram tudo pra dar uma lição no ex e até mesmo usaram o aplicativo Capanga para convocar O Mágico e forçar aquela luta. E tudo foi filmado por um drone para ser parte de um reality show que Darla estava para começar.

E, como se a loucura não fosse suficiente para Lang naquele dia, ele acabou recebendo a visita de ninguém menos que o novo Capitão América.

Para quem viu o volume anterior ou mesmo conhece o trabalho de Nick Spencer em Inimigos Superiores do Homem-Aranha, já sabe que ele é um escritor sem igual para  a comédia. De longe, esta versão de Scott Lang é a melhor trabalhada até agora, tendo um humor inclusive até muito mais sarcástico que do filme e sempre arracando boas risadas. Isso tudo sem esquecer de saber trabalhar bem dramas pessoais do seu personagem e ter uma sensibilidade na medida certa para a história. Ramon Rosanas é quem cuida da arte e tem o tino certo para dar expressões mais que necessária aos personagens dessa história, sem tirar o brilha das suas sequencias de ação. Para quem quer acompanhar as histórias do diminuto herói, é só ler a nova Avante, Vingadores. O que foi resumido aqui se encontra no número 2 já em bancas.

Coveiro


comments powered by Disqus