sexta-feira, 12 de julho de 2019

Alguns segredos da Arma+ são revelados em quadrinho do Capitão América e Wolverine

Lembra quando postamos aqui uns teasers que lembravam documentos governamentais sobre o projeto Arma Plus? Pois é, esta semana saiu a edição Wolverine & Captain America: Weapon Plus # 1 que não só remete aqueles personagens citados, como traz mais outros personagens da Marvel que agora parecem ter se envolvido no projeto e mostra que há uma conspiração muito maior do que pensávamos quanto a isso dentro do UCM.


A edição foi assinada pelo escritor Ethan Sacks e pelo artista brasileiro Diogenes Neves, focada no recém ressuscitado Wolverine e no Capitão América montando uma parceira para desvendar mais verdades sobre o projeto Arma Plus. Segundo gravação antiga feita pelo Fantomex, o Arma Plus chegou a rodar CONCOMITANTEMENTE vários projetos, mas não só isso - Há alguns experimentos ainda rolando por aí.


clique pra ampliar!

Para quem não lembra, o Arma Plus foi uma história maior em cima do original projeto Arma X, concebida nas histórias dos Novos X-Men por Grant Morrison e Igor Kordey. É o programa secreto responsável pelo Projeto Rebirth, que deu origem ao primeiro super-soldado do mundo. Após o desaparecimento do Capitão América, apelidado ali de Arma I, o projeto continuou sob a alcunha do Arma Plus tentando criar novos super-soldados, eventualmente levando a Weapon X que se concentrava em usar mutantes como Wolverine. Morrison revelou que o X da palavra era na verdade um 10 escrito como algorismo romano.

O próprio Morrison revelou mais tarde que o projeto também desenvolveu novas armas na realidade artificial, uma delas conhecida como o Mundo. E uma dessas armas são já bem conhecidas por nós, é o caso do Fantomex (Arma XIII) e das Irmãs Cuccos (Arma XIV). Deadpool em algum momento chegou a ser referenciado também como uma dessas Armas aí na fase do Liefeld, mas nunca foi algo mantido por escritores anteriores e oficializado pela Marvel na sequência. Wade supostamente seria uma Arma IX enquanto que Garrison Kane, que chegou a se chamar de nova Arma X, era a verdade para ser a Arma XI. Mas como falei, isso ainda é algo marginal ao canon.

A nova edição traz então algo a mais, tenta explicar quem são as outras Armas e as maiores pistas vem com um quadro que traz um anotações em um quadro-negro em um laboratório antigo da Arma Plus quee Logan e Steve Rogers invadem. E no final, temos um teaser que ainda continua a dar pistas e promete uma outra edição a trabalhar mais disto.

Então tudo começa com o Arma I, que seria os frutos do projeto Renascimento original. Teriamos não só Steve Rogers aí como também o primeiro teste feito com o soro do supersoldado em um soldado negro, Isaiah Bradley, o avô do Patriota dos Jovens Vingadores. O vilão Protocida, Clinton McIntyre chegou a receber de forma parcial o mesmo tratamento, mas ele era um projeto instável que acabou congelado.

Em histórias anteriores, sugeriram que o Arma II foi desenvolvido através da experimentação em animais. Morrison insinuou no passado que ele imaginou que eles seriam os seus protagonistas animais ciberneticamente aprimorados de sua e da minissérie de Vertigo Comics de 2005 de Frank Quitely, We3, como os frutos da Arma II. Obviamente isso não é canônico e na nova história temos a revelação de que o verdadeira Arma II é o Força Bruta, uma equipe de animais melhorados ciberneticamente introduzidos no Universo Marvel nos anos 90. No quadro, temos anotado que o projeto foi elaborado pelo Doutor Randall Pierce e a dupla de heróis encontra membros do Força Bruta nessa mesma história.




É sabido também que os projetos do Arma III seriam de Harry Pizer, um mutante sem pele mas que desenvolveu um controle além do normal de seus músculos, tornando-os elásticos e capazes de agir como tentáculos a parte. A sua história foi apresentada em Uncanny X-Force #21 
O quadro também revela que o Dr. Tad Sallis era o principal cientista da Arma IV. Ele tentou desenvolver um tratamento anti-armas biologicas com soldados usando SO-2, e isso o levou a ele mesmo a se transformar no Homem-Coisa. O que é uma grande surpresa. 

Já Nick Fury era o líder do Weapon V, o projeto que estudava simbiontes como Venom. Este projeto foi explorado com mais detalhes na edição especial da Teia do Venom: Ve'Nam. É bom dar uma lida nela. 

Já sobre o Arma VI foi dito já antes que ele chegou a realizar experimentos em minorias étnicas encarceradas. Nesta edição, revela-se que o experimento que transformou Luke Cage em o Poderosos foi um desses experimentos do Weapon VI executado pelo Doutor  Noah Burstein. Só que Cage não foi o único, o vilão Warhawk passou pelo mesmo processo. É mais uma surpresa ligada a essa conspiração.

Já o Arma VII seria do já bem conhecido Bazuca, um vilão do Demolidor. Ele apareceu primeiro em Daredevil #232 - God and Country, mas sua relação com o projeto Arma Plus só foi montada depois. Na revista mensal Wolverine Origins isso foi melhor trabalhado, onde se explicava que para torná-lo um supersoldado, ele deixou de ser parte homem para receber um upgrade em forma de um endoesqueleto. 

A arma VIII é ainda um mistério. Ela e a Arma IX teriam se concentrado em criminosos e psicopatas. E apesar de não sabermos nada sobre o Arma VIII, temos pistas sobre a Arma IX. Arma IX teve codinome "Psique" e um "M. Hunt ”foi o líder do projeto.  Se considerarem que Rob Liefeld disse que Deadpool foi planejado para ser a Arma IX, faz então sentido o que foi posto já que ele não deixa de ser um psicopata. Contudo, esse M. Hunt deve se tratar Doutor Michael Hunt, o psiquiatra que já tratou a Mary Tifóide no passado. O teaser no final é meio misterioso, mas ajuda nessa parte com a Arma IX pois vemos dois rostos numa máscara e isso lembra algo da Mary Tiphoid. A própria Mary Tifóide já foi antes apontada como a Muntante Zero e usada como arma do governo durante a Iniciativa dos Vingadores.



Então, chegamos ao Arma X, que conhecemos bem a história. O arma XI não foi esclarecido, mas o Arma XII já foi anteriormente estabelecido que é o Caçador (New X-Men #129), que capta seus adversários dentro de uma mente coletiva. Já falamos também antes do Arma XIII como Fantomex e Arma XIV com as clones da Emma Frost, as Cuccoos. Em outras histórias já tivemos uma Arma XV, que era o Super Sentinela Ultimation (New X-Men #143) e o Arma XVI , o Allgod, uma forma de arma religiosa (Dark Reign: The List - Wolverine Vol 1).

A revista então deixa em aberto até aí a indentidade do Arma VIII e do Arma XI, mas o destaque vai pra existência de um Arma XXX. Ou seja, existem então 30 projetos do tipo criado? Há espaço nesse meio tempo pra que alguns recentes personagens da Marvel se encaixem aí nesse meio como o projeto do American Kaiju (dos Vingadores da América) e do Arma H (do crossover do Hulk com a revista do Arma X).


Bom, vamos aguardar o que a Marvel pensa em fazer com todo esse plot amarrando diferentes personagens. A premissa é pra lá de interessante, além de trazer a tona uma das grandes contribuições de Morrinson nos X-Men de volta.

Coveiro

comments powered by Disqus