quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gillen e o futuro dos Fabulosos X-Men

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e nos EUA!
* Artigo escrito pelo nosso colaborador Leonardo Bento!


O site americano Comic Book Resources tem uma seção semanal de entrevistas com um dos criadores da franquia mutante, o X-Position. O entrevistado dessa semana foi o roteirista de Uncanny X-Men, Kieron Gillen, que revelou as novidades do futuro da revista.

Roteirista dos últimos arcos da encarnação anterior da revista, Gillen foi o responsável pelo relançamento do título, em novembro.
A proposta, para esse que é o carro-chefe do lado de Ciclope após Schism, é reunir uma equipe sem precedentes de X-Men muito poderosos. Autodenominada de X-Tinction Team (algo como Equipe de Extinção), essa formação é composta por alguns ex-vilões e X-Men tradicionais: Ciclope, Emma Frost, Magneto, Perigo, Tempestade, Esperança, Namor, Colossus (com o poder do Fanático) e Magia.


O primeiro arco trouxe como vilão um dos tradicionais inimigos dos X-Men, Sinistro. A edição #4, que funciona como número de transição entre os dois primeiros arcos, é focada em um membro perdido d'A Falange. Gillen admitiu que queria um vilão icônico na primeira edição, e, como Apocalipse e Dentes de Sabre estavam sendo usados por outras revistas, optou por Sinistro; mas não da forma convencional - Gillen trouxe Sinistro como uma espécie e como alguém cujo plano de fugo é explodir sua própria cabeça. Sua motivação atual deriva de sua visão de que o mundo é um grande laboratório, e ele tem claro interesse em Esperança, uma vez que foi o primeiro a relacioná-la explicitamente com a Fênix.

A respeito da Senhora Sinistra, Gillen disse que a atual versão de Sinistro não exclui Claudine. Essa versão é basicamente um Frankenstein, idealizado, pelo próprio Sinistro, como um tipo perfeito. Claudine, por sua vez, é outro plano de contingência, outra tentativa dele de atingir a imortalidade.

Com uma conexão mostrada na história com os planos de Sinistro, o segundo vilão usado por Gillen foi a Falange. A ideia surgiu basicamente em conversa com Nick Lowe, como forma de optar por um vilão que cairia bem no traço de Brandon Peterson. O escritor não quer, entretanto, limitar-se a vilões tradicionais e, para o futuro, prometeu que trará novos inimigos.


A ideia de Ciclope de montar X-Tinction Team faz com que os fãs o vejam cada vez mais próximo dos antigos ideais de Magneto. Para o autor, embora ele esteja agindo mais como Magneto, tudo tem um fundamento: fazer qualquer coisa para lidar com qualquer situação, sempre tendo em mente a sobrevivência dos mutantes. Ele é a síntese de várias teorias, não pensando apenas como Magneto. Além disso, Gillen ressaltou que Magneto, longe do que Scott está fazendo, nunca montou uma super-equipe para proteger o mundo.

Quanto à chegada de Sebastian Shaw à ilha, o escritor disse que a reação de Scott será tratada e mais bem estabelecida por James Asmus. Gillen não pretende, portanto, tocar no assunto ou explorar exatamente as consequências dele no relacionamento entre Scott e Emma, embora o relacionamento passará por fortes atribulações em Uncanny.

Sobre o grande número de vilões em Utopia, não apenas aqueles que estão do lado dos X-Men, como os que estão sendo mantidos prisioneiros na ilha, Gillen disse que o terceiro arco mostrará Perigo lidando com a reabilitação destes. Foi sugerido que Daken entrasse para o X-Tinction Team, substituindo Wolverine, mas o autor lembrou que Scott não confia nada em Daken e há fortes motivos para explicar o porquê de Scott manter os outros ex-vilões nos X-Men.


Entrando na seara da política internacional, um leitor perguntou sobre o reconhecimento de Utopia como um Estado. O roteirista falou que a ilha ainda é uma área cinzenta, cujo status não foi muito bem estabelecido. Comparando-a com Genosha, Gillen disse que Genosha é um exemplo de insucesso para Utopia e que Magneto não pode ser chamado de governante se Genosha não tem mais população.

Em relação aos X-Men que deixaram Utopia e voltaram para Westchester, o autor disse que ainda não houve graves arrependimentos de ambos os lados, uma vez que ninguém voltou atrás na decisão. Gillen até afirmou que, se Jean estivesse viva, muito provavelmente ela não teria deixado o cisma acontecer - e, portanto, não precisaria tomar um lado.

Talvez a pergunta mais esperada da entrevista foi acerca da relação de Uncanny X-Men e Avengers vs. X-Men. Gillen confirmou que haverá tie-ins, a partir da edição #11, mas que trarão uma história que, embora se conecte ao evento, consegue funcionar por si mesma. Membros do X-Tinction Team e ligados aos Vingadores, Tempestade e Namor terão grande importância para a saga; Magia, por sua vez, terá muito destaque nos tie-ins.


Com isso, encerramos a cobertura do X-Position dessa semana. Até daqui a sete dias, com a entrevista com James Asmus, roteirista de Generation Hope!


Leonardo Bento

comments powered by Disqus