quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O longo drama de Marvelman terá fim em 2012?

Marvelman ou Miracleman, o mesmo nome para um personagem aclamado dos quadrinhos, que já passou pelas mãos célebres de muitos nomes de peso da indústria dos quadrinhos como Alan Moore e Neil Gaiman. Todavia, com a dança do mercado de quadrinhos, ele acabou sendo esquecido no limbo até a Marvel anunciar a compra de seus direitos em 2009, mas até agora nada de sua estréia de fato. Será que ainda veremos o personagem por aí?

MarvelMan

Como divulgamos anteriormente aqui, Marvelman (ou Miracleman) agora faz parte do hall de personagens da editora. Sua história, porém, é muito mais longa que isso e volta até 1953, quando a editora americana Fawcett Comics, que criou o personagem Capitão Marvel, descontinuou de publicar o título por conta de uma ação na justiça da DC comics. Podemos dizer que os dois personagens se pareciam demais. Na época, surgiu o Marvelman, que tinha muitas similaridades com o personagem anterior.

Ele era um jovem repórter chamado Micky Moran e que encontrou um astrofísico (ao invés de um mago) e que lhe concedeu poderes baseados em energia atômica. Para se transformar no Marvelman, ele teria que falar a palavra “Kimota”, que seria foneticamente o inverso de “Atomic”, ao invés do famoso Shazam. E ao invés do Capitão Marvel Jr e da Mary Marvel, seus companheiros eram o jovem Johnny Bates e Dicky Dauntless, respectivamente Kid Marvelman e Jovem Marvelman.

MarvelMan

Daí, somente em 82, Alan Moore voltaria com o personagem numa versão mais sombria, numa revista chamada “Warrior”, mas já no número 21, teve que mudar para Miracleman devido a questão de direitos do uso ‘Marvel’ nos quadrinhos requerido pela Casa das Idéias na época. A revista era de moderado sucesso e contava com nomes de peso nos desenhos – Garry Leach e Alan Davis. O personagem já era um cara maduro, casado, mas com sonhos de que poderia voar e de um mundo fantástico que não lembrava. Era uma fase do personagem que trabalhava temas que mais pra frente seriam bastante usados pelos roteiristas como superheróis vistos como algo terrível, vilões simpáticos ao público e explorando a mitologia de personagens fictícios. Alan Moore propunha que as aventuras dos anos 50 do personagem foram boa parte alucinações induzidas pelo governo em Moran enos outros através de uma tecnologia alienígena afim de criar deste jeito os primeiros superheróis. Coisa bem do Moore mesmo né? E a coisa ainda ia ficar mais obscura já que Moore propôs como final da história colocar o Miracleman e seus iguais como governantes totalitários do planeta controlando assim todo o mundo.

MarvelMan

Então, veio os anos 90 e um jovem Neil Gaiman assumiu a revista. Ele planejou escrever três séries com seis livros cada, que seriam a “Era de Ouro”, “Era de Prata” e a “Era Sombria”. A “Era de Ouro” aconteceria anos depois, numa utopia governada pelo Miracleman e outros parahumanos, num mundo modificado por tecnologia alieníena. O personagem se questionaria se teria feito a coisa certa. A trama se focaria bastante também nas pessoas comuns, tanto quanto nos poderosos. Então, passou-se para a “Era de Prata”, mas ela só teria mais duas edições, deixando de ser publicada antes mesmo de se encerrar, pois a editora da época, Eclipse Comics, veio a falir. Nessas duas poucas edições, o Jovem Miracleman seria ressuscitado e teria problema com o governo utópico do Miracleman. A edição 25 chegou a ser desenhada, mas nem colorida e impressa. Ela contaria com a ressurreição de Kid Miracleman. Por fim, a proposta da “Era Sombria” se focaria no retorno completo do Kid Miracleman e fecharia tudo.

MarvelMan

Após passar pelos nomes de Mick Angloe, Alan Moore, Neil Gaiman e brevemente por Marv Wolfman, o personagem cairia nas graças em 1996 nas mãos de Tood McFarlane, que comprou os direitos criativos da Eclipse. Em 1997, ele e Gaiman começaram a entrar em acordo sobre ceder os direitos de Miracleman em troca de ele ter de volta os de alguns dos personagens criados em Spawn pelo roteirista. A coisa acabou desandando nomeio do caminho por anos.

Quando na San Diego Comic Con de 2009, a Marvel anunciou ter os direitos e interesse de voltar com o personagem, foi tudo alegria. Mas a verdade até hoje, nada se fez com o personagem. Havia teorias na época de que eles compraram os direitos do personagem para vinculá-lo ao Sentinela, personagem pouco popular criado pelo Jenkins, mas isso (se verdade) foi descartado.

Contudo, em recente entrevista, Alonso garantiu que teríamos algo por vir. Em suas palavras, “Segurem-se! Teremos novidades sobre isso muito em breve”. É pouco, mas já deu esperanças aos fãs do personagem. Por hora, ficamos com a arte de divulgação da imagem a seguir:

MarvelMan

E continuamos esperando algum anúncio neste ano.

Coveiro

comments powered by Disqus