segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Novos Mutantes: Mau (Re)Começo

A batalha entre os X-Men e as tropas de Bastion pelo destino da jovem messias mutante deixou marcas profundas nos Novos Mutantes. O caos finalmente terminou (ao menos por ora); agora, seria a oportunidade para a equipe cuidar de suas feridas, tanto físicas quanto emocionais. Seria... não fossem novos inimigos e fantasmas do passado prestes a causar mais danos.



Como dito anteriormente, diferentes feridas são carregadas pelos Novos Mutantes. Karma perdeu uma perna, e agora precisa se acostumar a sua prótese cibernética. Warlock foi obrigado a consumir a energia vital dos agentes de Cameron Hodge, matando-os, e carrega consigo a culpa por esse ato brutal. Míssil sente que falhou como líder, tanto na luta contra Hodge como no resgate de Magia no Limbo.



Antes que a equipe desmorone, Ciclope sugere que eles tirem umas férias. No campo, tendo apenas uns aos outros e bastante cerveja como companhia, os Novos Mutantes tentam relaxar, relembram os velhos tempos, brincam. Míssil e a durona Danielle Moonstar até se beijam, quem diria! Apenas Illyana parece estranhamente tensa. E não é sem motivo: lembram daqueles militares vindos do Limbo? Pois é, eles foram atrás da jovem Fada e a capturaram. Mas por que eles estão fazendo isso? A resposta é uma longa história.



Cerca de quatro anos atrás, o General Ulysses foi enviado com sua tropa e o cientista Dr. Noc ao Limbo para desenvolver uma arma militar secreta. Qual a arma secreta? Bebês! Mas não eram quaisquer bebês: eram bebês mutantes - e não quaisquer bebês mutantes, mas os bebês mutantes usados anos atrás para abrir um portal entre a Terra e o Limbo (ato realizado pelo demônio N'astirth e pela ex-esposa de Ciclope, Madelyne Pryor, mostrado na célebre saga Inferno, da década de 1980!). Lá, a vida de Ulysses e seus soldados foi literalmente um inferno, tendo que desenvolver os experimentos (bem cruéis, por sinal) com os bebês e se defender das hordas de demônios que constantemente os atacavam.

Até que um dia, seus soldados acharam um cadáver loiro (Illyana? Lembrem-se, no Limbo não existe linearidade no tempo) com um amuleto de joias sangrentas; isso atraiu a Feiticeira Infernal (lembram dela?), que em busca das joias comandou uma invasão de demônios à base de Ulysses. Durante um mal-entendido, seu contato na Terra, o General Combest, entende que suas "armas especiais" foram mortas pelos demônios, e abandona Ulysses e seus homens para morrerem no Limbo.



Mas a vingança é doce (ou pelo menos assim dizem). Ulysses conseguiu voltar à Terra, embora ele e seus homens tenham partes de demônios enxertadas em seus corpos; pegou helicópteros de Combest sem permissão e, quando o traíra foi tomar satisfações, colocou seus "bebês" - agora bem grandinhos - pra darem um fim no infeliz. E foi assim que eles chegaram à Fada. Fim.



Fim? Claro que não! Porque Magia sentiu Megan ser capturada e levada ao Limbo, e decidiu resgatar seu desafeto. Warlock foi mandado a Utopia para alertar os X-Men, enquanto os demais Novos Mutantes foram ao Limbo, onde passaram semanas e semanas em companhia das tropas infernais de Magia, viajando em busca do rastro de seus inimigos. A passagem do tempo se refletiu em seus corpos (Mancha Solar ganhou até cavanhaque e aproveitou pra jogar charme na Magma, quem diria!), sobretudo em Illyana, cuja aparência fica cada vez mais demoníaca. As atitudes também, como sua decisão em ordenar a tortura da Feiticeira Infernal, mesmo que esta já tivesse dito tudo o que sabia.



Finalmente, o grupo encontra o portal usado por Ulysses. Mas dão de cara com os "bebês" infernais - os quais por sinal, os próprios Novos Mutantes haviam resgatado no passado e entregado para agentes do governo -, e ficam horrorizados com essa revelação. Mesmo deixando isso de lado para enfrentar os agora adolescentes mutantes, que cresceram acreditando que os Novos Mutantes os rejeitaram no passado, a equipe de Míssil é facilmente vencida. Moonstar tem seu braço cruelmente deslocado, Cifra é controlado por uma interferência no seu próprio poder com as linguagens, e os demais foram nocauteados sem piedade.

Como o título desse artigo (referência a "Mau Começo", primeiro livro da popular série literária Desventuras em Série, de Lemony Snicket) bem mostra, o recomeço das aventuras dos Novos Mutantes não foi dos melhores - mas só para eles, porque para nós leitores, as histórias (escritas por Zeb Wells e desenhadas por Leonard Kirk, em X-Men Extra 117, 118 e 120) fornecem uma trama bastante densa, complexa e emocionante! Fica a torcida pra que eles consigam superar esse problema, embora as chances não pareçam favoráveis...

Fernando Saker

comments powered by Disqus