terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vingadores: Um vislumbre do nosso futuro!

Vingadores

Logo de cara, como vimos no primeiro capítulo do arco que marca a nova passagem dos Vingadores na Era Heróica, temos um problema temporal de proporções catastróficas acontecendo. É Kang quem chega ao nosso presente fugido de um futuro onde supostamente os filhos dos Mais poderosos Heróis da Terra seriam responsáveis por uma grande catástrofe. O contato é breve, mas o suficiente para promover uma ação dos heróis para tentar investigar tudo. Porém, para realizar essa viagem temporal, eles precisariam convocar mais um membro pro time.

E o último membro é Noh-Varr, o Marvel Boy, indicado por Wolverine, que conheceu o garoto durante a invasão ao “Mundo” na revista Reinado Sombrio Especial. O garoto, ainda inexperiente com seu novo papel como herói e protetor Kree deste mundo, se junta ao time receoso. Utilizando os recursos do laboratório de Tony Stark, ele dá andamento a feitura de uma espécie de máquina visualizadora do tempo. Através dela, o time capta várias possibilidades de futuros paralelos – universo MC2, 2099, Era do Apocalipse... e finalmente, a realidade onde seus filhos nasceram e matam Immortus (como visto no prólogo da primeira edição).

Vingadores

A transmissão logo é interrompida. Há algo de muito errado com o fluxo do tempo. Ele está danificado e deve ser consertado. Contudo, quando ainda decidiam que providencia tomar, a Torre Stark é invadida por ninguém menos do que o ex-vingador Magnum. Ele está muito revoltado com tudo que foi feito pelos Vingadores recentemente e está decidido a impedir que mais uma vez eles manchem o nome do time. A luta dura pouco, Magnum acaba fugindo e mais interrogações surgem na história. Isso no entanto fica para ser tratado em outro momento.

Vingadores

Os eventos caóticos daquele dia não se encerraram ali. Surgindo de um feixe cegante de luz branca, em pleno céus de Nova York, aparece uma versão diferente do mutante Apocalipse, acompanhando de versões ainda mais tenebrosas de seus cavaleiros. Os inimigos pegam os heróis de surpresa, que tentam conter a destruição o máximo que podem. Contudo, Stark percebe que Apocalipse está tão confuso quanto eles e nota que o perigo ali não se trata do vilão, mas do fluxo do tempo que está descontrolado.

Vingadores

Apocalipse e os cavaleiros somem pouco tempo depois, mas certamente não serão os últimos deslocados do tempo a surgir ali. Fica decidido pela comandante Maria Hill separar a equipe. Enquanto que Wolverine, Capitão América, Homem de Ferro e Noh-Varr irão montar uma máquina que permita-os avançar no tempo e investigar a origem de tudo, os demais ficarão para segurar as ameaças que por ventura surgirem em Nova York.

No meio das inúmeras surpresas que surgem do fluxo de tempo quebrado, como Galactus, gangues de rua dos primórdios de Nova York e dinossauros, também aparece o herói Killraven, que é pouco conhecido pela maioria dos leitores, tratando-se de uma versão de “Guerreiro bárbaro” de um “futuro alternativo apocalíptico” da Marvel, e que acaba se juntando aos demais heróis no presente para conter as loucuras que estão a toda hora surgindo.

Vingadores

Por outro lado, o time do futuro é abordado assim que chegam naquele tempo pela equipe dos Vingadores-mirins (ou “Novos Vingadores – Heróis do Amanhã”, como são mais conhecidos pelo desenho). Surpreendendo a geração mais antiga, a gurizada consegue derrubá-los e os leva desacordados até a versão mais velha de Banner (como vimos antes) e um idoso Tony Stark, usando uma versão mais antiga da sua armadura.

Ao que parece, Kang mentiu sobre a causa dos problemas no fluxo no tempo. Os velhos Banner e Stark afirmam que foi o vilão quem causou tudo isso em uma luta árdua contra Kang e que depois, arrependido, veio até eles recorrer ajuda. Para explicar melhor aos confusos heróis as razões do porquê foram levados até ali, o velho Stark mostra a sua versão mais jovem um mapa dos futuros eventos que estão para surgir e pontua exatamente onde houve a quebra da estrutura no tempo.

Vingadores

Clique aqui para ver o artigo US na época!

O legal do mapa é ver com cuidado vários eventos vindouros que estão por vir. Quem lê um pouco as histórias adiantadas que ainda não saíram por aqui, sabe exatamente do que estamos falando.Contudo, antes que mais detalhes possam ser dados, o fluxo do tempo volta a se dobrar na linha. Um clarão surge e o velho Stark dá as instruções ao único vingador que não deveria estar ali – Noh varr. Aponta para o local da linha onde ele deve corrigir a falha e num instante, tudo fica branco. Os heróis retornaram a mesma batalha contra o Apocalipse que travavam mais cedo.

Quando a ameaça do vilão mais uma vez se esvai, os quatro membros dos Vingadores que viajaram no tempo voltam para a base do Stark para refazer a máquina temporal. Desta vez, no entanto, eles vão mais além, para um ponto no futuro onde Ultron venceu a Guerra. Lá, eles devem convencer o robô assassino a perder aquela batalha, pois assim ele também seria mais uma vítima da tragédia temporal. Perder a batalha para vencer a guerra outro dia.

Vingadores

Os nossos heróis voltam ao seu tempo e no futuro, agora radicalmente alterado, os novos desmembramentos ocorrem. Ultron atende aos conselhos de Stark e permite ser derrotado. O fluxo do tempo é corrigido, mas algumas mudanças permanecem. No meio das ruínas de Nova York, permanece o herói Killraven.

Vingadores

Já naquele futuro, mesmo com a ameaça temporal evitada, o velho Stark chama de lado sua versão mais jovem para orientá-la a evitar o holocausto causado por Ultron, custe o que custar. Então, antes que todos partam, lhe entrega o mesmo dispositivo que Kang usa para ameaçá-los no primeiro capítulo, o dispositivo do juízo final projetado pelo próprio Stark.

Então, quando os Vingadores finalmente partem, acontece a última surpresa deste arco. O arrependido Kang se volta contra as versões velhas do Hulk e do Tony, matando-os para assim prevenir que seja derrotado no futuro. Em reação automática, os jovens filhos dos Vingadores o atacam, repetindo assim a mesma cena que vimos no prólogo, no qual no final, Kang morre. O ciclo é fechado, mas a trama até seu final é longa.

Vingadores

Bem, antes de pontuar esse artigo, alguns comentários devem ser feitos. As dimensões aqui plantadas por Bendis certamente são ousadas e pretensiosas, mas nos animam por já termos uma boa idéia de que muita coisa está de fato se escrevendo atualmente lá fora. Contudo, o arco em si acabou sendo por demais confuso e cheio de informações pouco trabalhadas nessas seis edições. Pra completar, como vem ultimamente acontecendo cada vez mais, a arte de Romitinha tem ficado mais desleixada do que o normal, e isso compromete em boa parte o entendi mento do que se passa. Não foi lá um bom começo, mas pode ser que as sementes façam crescer coisas mais interessantes no futuro.

Coveiro

comments powered by Disqus