quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uma breve explicação sobre nosso protesto

Muita gente deve ter entrado esta noite em nosso site e se assustado ao se deparar com nossa logo "censurada" e as imagens dos personagens Marvel obscurescidos. Bom, os mais atenados de cara já devem ter sacado que este foi nosso protesto ao potencial problema que dois projetos de leis americanos estão para causar na internet do mundo todo. E se você estava por fora disto tudo, é bom ficar mais conectado nos assuntos sérios também, pois eles repercutem em muito em nossa brincadeira por aqui.

STOP SOPA

Os dois projetos supracitados acima tratam-se do SOPA (Stop Online Piracy Act) e do PIPA (Protect IP Act), dois projetos bastante similares mas respectivamente promovido pelos deputados e pelo senado estadunidense. Em base, a idéia dessas leis se implementadas é ter uma ação bem mais vigorosa sobre sites que não detenham nenhum direito sobre imagens que não sejam proprietários.

A idéia, que a princípio apenas serviria para proteger as gravadoras e editoras que estão perdendo seus lucros contra as versões digitalizadas, potencialmente poderia se tornar uma problemática maior, para todo o mundo livre da internet, um lugar que possibilitou as pessoas de todo mundo conhecer muitas culturas distantes, popularizar o conhecimento para qualquer um indiferente ao seu status e até mesmo ter acesso a real verdade de fatos que muitas vezes ficava obscurescidos pelos demais fontes do quarto poder, a Imprensa.

Antevendo isso, a Wikipedia, o mais famoso site de conhecimento de todo o mundo que dispensaria apresentaçoes, ficou fora do ar e monstrou como seria impactante hoje sua ausência em apenas um dia (Confira matéria aqui!). Outro grande influenciador do mundo virtual, o Google, preferiu ser mais ilustrativo e criou esta petição pública! E muitos assim, lá fora e mesmo no Brasil, seguiram exemplos.

Os sites de quadrinhos não escapariam desta. E não estou falando apenas dos 'furos' com imagens que escapam antes do dia de divulgação. Muitos sites não oficiais, iriam por água a baixo, de grandes a pequenos, simplesmente se apenas se antecipassem em colocar uma simples capa para realizar um review online de uma história sem antes pedir autorização para a editora. Numa visão apocalíptica de um futuro não muito distante se essa lei fosse aprovada, nosso site ficaria como mostro abaixo, sem cores, sem vida:

STOP SOPA

Fato é que esse único dia de protesto com repercussão mundial fez os políticos americanos recuarem um pouco seus planos. Nas últimas notícias que li, o representante do Comitê de Supervisão Doméstica e Reforma Governamental, Darrell Issa, proclamou a imprensa: “A voz da comunidade conectada foi ouvida. Devemos ter mais conhecimento sobre o funcionamento da internet, pois é essencial para os membros do congresso que as legislações antipirataria sejam funcionais e tenham aprovação ampla” (Retirado do NerDevils, que por sinal fez uma excelente cobertura de tudo). Talvez isso signifique aliviamos um pouco o aperto, mas não escapamos totalmente do sufoco.

Na minha opinião, e falo desta vez não apenas como editor do site, mas como pessoa que vem participando e criando na internet há doze anos, esse lugar, a internet, tem sido único e, se bem usado, como muitas vezes foi feito, pode propiciar oportunidades para qualquer um a qualquer momento. Basta ter uma boa idéia e força de vontade. A internet que difunde o MP3 exarcebadamente, é a mesma que abriu oportunidades para muitos jovens talentos serem descobertos por gravadoras. Este lugar que espalha cópias de filmes e E-books inadvertidamente, é o mesmo que abarca videos e escritos amadores de jovens que só aqui conseguem mostrar do que são capazes, quando em outros tempos mal seriam notados. Foi aqui que alguns caras (e uma garota) que apenas discutiam em fóruns de quadrinhos em tempos não tão bons no mercado, se juntaram e deram passos ousados para ver o quão mais poderiam fazer e trazer pro restate dos leitores.

É um bom lugar, que se for defendido pela luta certa, pode e vai se tornar sempre um lugar cheio de prosperidade para todos. Só é preciso ter o velho bom senso, assim como em todos os lugares.

Coveiro

comments powered by Disqus