sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cinco anos e muito mais

Marvel 616: 5 anos
Não vou, a essa altura do campeonato, recontar em detalhes, pela milionésima, vez como o UNIVERSO MARVEL 616 surgiu. Primeiro uma comunidade no Orkut, pessoas com interesses e lazeres em comum se comunicando e trocando ideias com frequência, até que apenas fóruns e bate-papos informais sobre o assunto não eram o suficiente. O passo seguinte, começar timidamente um site/blog com um conteúdo bem específico, chegando até isso que vocês podem ver hoje no www.marvel616.com. Mais representativo do que rememorarmos nossas origens, é celebrar na data de hoje a meia década (MEIA DÉCADA!!) que esse empreendimento completa. E pensar no futuro.


Nesses cinco anos fomos aos poucos mudando o layout do site, o conteúdo (e, mais ainda, a forma!) do que abordaríamos e não abordaríamos sobre a Marvel, e, mais importante, falamos sobre algo que gostamos, compartilhando isso com o máximo possível de gente que gosta tanto (ou mais) de HQs quanto nós. Nessa trajetória, acabamos por conhecer pessoas envolvidas de formas diferentes com o mundo dos quadrinhos e, na grande maioria das oportunidades, foram experiências gratificantes, fosse pela satisfação, fosse pela experiência adquirida. Editores, desenhistas, roteiristas, fãs, uns famosos, outros nem tanto, mas sempre aprendendo e tentando transmitir esse aprendizado a quem nos acompanha diariamente.

Videocasts, podcasts, entrevistas, até chegar a eventos espalhados pelo Brasil, tivemos a chance de ganhar a confiança e reconhecimento de gente que simplesmente gosta das HQs, animações, filmes, action figures, brinquedos, cosplay, praticamente qualquer coisa relacionada à Marvel (sempre dentro do possível) que apareceram no site nesses últimos cinco anos. O Marvel Day, nascido em 2010, já tem duas edições e nada para impedir que se torne um evento regular e cada vez maior.

Tivemos a sorte e o prazer de ter um contato próximo com grandes figuras nacionais nos quadrinhos Marvel, tais como Adriana Melo, Luke Ross, Mike Deodato, Will Conrad, e outros, apenas para descobrir o quanto, além de excelentes profissionais, também são tão fãs quanto qualquer um por aí. Criamos parcerias e laços com o editorial da Panini, Lopes e Saladino já nos aturam há um bom tempo, com a Coleciona Brinquedos, com a Comix, com o Estúdio Made in PB. E a ideia é expandir isso para muito mais.

Marvel 616: 5 anos
João, Cammy, Coveiro e Ed na FestComix 2011.


Marvel 616: 5 anos
(pequena) Parte de quem faz o site acontecer.

Marvel 616: 5 anos

Marvel 616: 5 anos
Marvel Day.

Marvel 616: 5 anos

Marvel 616: 5 anos
Marvel Day II.
Já tiramos até uma onda internacional. Recentemente o Coveiro esteve em Minas Gerais e até conseguiu uma propaganda do próprio C.B. Cebulski para que o desconhecido (hehehehe) Falcão de Aço ganhe seu “Grandes Clássicos”. Tive a sorte e o privilégio, junto com o Jeferson e o Helder, de participar de uma palestra e entrevista com o artista francês Olivier Coipel. Nosso colaborador Fabrício Marvel teve a cara de pau (ainda bem) de se enfiar na coletiva de imprensa de Hugh Jackman quando promovia o filme do Wolverine no Rio de Janeiro em nome do Marvel 616.

Marvel 616: 5 anos
Coveiro e Cebulski na FIQ.

Mas talvez o mais importante e marcante para todos nós, principalmente para mim, para o Coveiro e para o Ed, que estamos por aqui desde o primeiro dia de vida do site (desculpe, Cammy, mas você só é editora porque insistimos MUITO até aceitar! Hahahaha Mas já era nossa relações públicas desde o começo), é algo em que venho pensando nas últimas semanas. Explico. Todos no site temos nossas responsabilidades (por Stan Lee, o Coveiro tem 618 anos e dois coelhos para criar), e, por uma série de motivos profissionais, o tempo que posso dedicar atualmente a escrever resenhas, notícias, gravar podcasts (que já era escasso) simplesmente deixou de existir. Esse texto que escrevo está sendo feito entre um compromisso e outro, sempre de olho no relógio.

“Tá, e daí?”, você pode perguntar. Daí que se nesses cinco anos não tivéssemos nos tornado o que somos hoje, a minha total ausência (como a de qualquer outro dos editores) significaria atrasos irremediáveis, buracos e problemas em manter o grau de atualização e qualidade que sempre buscamos no Marvel 616. A quantidade de pessoas envolvidas rotineiramente hoje no site (Eu, Coveiro, Ed, Cammy, Brizola, Jeferson, Kinhu, Eduardo, Fernando, Felga, Léo; fico até com medo de esquecer o nome de alguém na hora de fazer a lista) fora os colaboradores, é imensa. O mais gratificante é o motivo pelo qual estão todos fazendo isso. Por gostar de quadrinhos, por gostar de conversar e conhecer cada vez mais o universo de possibilidades que esse lazer tem a proporcionar. Todos tem sua vida “fora” do site. Estou sentindo isso na pele, mas ao mesmo tempo feliz por, na minha quase total ausência, ter certeza que esse filho coletivo não deixa de funcionar e agregar cada vez mais fãs para compartilhar esse prazer.

Marvel 616: 5 anos
Luke Ross.


Marvel 616: 5 anos
Will Conrad.


Marvel 616: 5 anos
Mike Deodato.

Ainda me assusta, mesmo cinco anos depois, saber que literalmente milhares de pessoas leem, assistem e ouvem o que colocamos no ar diariamente. São cinco anos que gostaríamos que se tornassem dez, quinze. Longe de satisfeitos, pois queremos sempre mais, estamos sim orgulhosos, e faremos de tudo para que o Universo Marvel 616 seja tão longevo quanto possível, quanto é nosso prazer e divertimento em ler, discutir e conhecer aqueles que gostam de HQs. Como falei no primeiro parágrafo, que venha o futuro!


João

E se você acha que acabou, não esqueça que em breve o material prometido aqui irá ao ar, assim como muitas outras novidades e eventos em 2012.

comments powered by Disqus