terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Magneto: Descobertas familiares

Se há alguém que não dá sorte com famílias, esse alguém é Magneto: sua esposa, Magda, fugiu dele ao testemunhar o que ele era capaz de fazer movido pelo ódio; sua primeira filha, Anya, morreu num incêndio (o que motivou o ódio citado antes). Embora ainda tenha três filhos vivos, Erik não tem o melhor relacionamento com eles: Pietro o odeia, Wanda tirou seus poderes antes de sumir, e Lorna (que ele provavelmente nem sabe ser sua filha) está perdida no espaço.


O ex-vilão quase pôde ter uma família durante a Dinastia M, mas acabou pondo tudo a perder. Mas uma descoberta recente pode levar o outrora terrorista mutante a buscar se reaproximar de seus descendentes...

Esta história, roteirizada por Allan Heinberg e ilustrada por Olivier Coipel (por sinal, Psylocke desenhada por Coipel! Beleza, um sonho fanboy a menos pra ser realizado!), dá continuidade a uma trama deixada em aberto muito tempo atrás em relação aos Jovens Vingadores: afinal, Wiccano e Célere são realmente reencarnações dos filhos da Feiticeira Escarlate?

É essa pergunta que Magneto começa a se fazer quando o Dr. Nêmesis apresenta imagens da equipe de adolescentes para ele. Tecnicamente, claro, isso seria impossível: não só os dois jovens nasceram em famílias diferentes, mas ambos são mais velhos do que deveriam ser, se fossem os filhos de Wanda. Ainda assim, eles são idênticos - e na opinião de Erik, ambos se parecem muito com sua filha...


O que leva Magneto à questão seguinte: se eles são mesmo filhos de Wanda - e por consequência, seus netos -, ele deveria ir atrás deles? Ciclope o aconselha a pensar com calma e não tomar decisões precipitadas; Wolverine não é tão bonzinho e deixa bem claro que Erik não deve procurar os dois. Se fizer isso, Logan o adverte de que ele estará comprando briga não só com os X-Men, mas também com os Vingadores (com o número de integrantes que as duas equipes têm atualmente, comprar briga com uma delas já é perigoso, imagina com as duas...). Faz sentido: afinal, algum de vocês confiaria em um ex-terrorista e assassino para cuidar de adolescentes?


Mas, por outro lado: algum de vocês deixaria de pensar em encontrar seus netos? Pois é, Magneto também não. Vasculhando os escombros de Utopia (que vale lembrar, antes de ser Utopia foi o Asteroide M, lar de Magneto), ele encontra velhas fotos de Pietro e Wanda ainda bem jovens. Comparando-as à foto dos Jovens Vingadores, ele parece cada vez mais convencido de que está ligado aos dois adolescentes.

Sabendo que não pode fazer nada para impedi-lo, Ciclope concede uns dias de folga ao seu atual colega de equipe, sob a condição de que ele não fará nada que possa preocupar os X-Men. Magneto promete que Scott não precisa se preocupar com nada. Será?


Esta breve história foi publicada no Brasil em X-Men Extra 120. Interessante observar que ela termina com um "continua...", ou seja, ela é apenas o pontapé inicial para algo muito maior por vir. Quando e em que revista veremos a continuidade dessa história, ainda não sabemos. Mas que promete ser um encontro familiar bastante inusitado, promete!

Enquanto esse encontro não chega, encerro o artigo com minha imagem favorita dessa história:



Valeu, Coipel!!

Fernando Saker

comments powered by Disqus