domingo, 6 de janeiro de 2019

Universo Marvel 616 faz DOZE anos e ganha uma nova logo de presente


Olá, leitores!

Como muita gente que nos acompanha desde sempre já deve saber, hoje é o aniversário de nosso site. Sim, o Universo Marvel 616 comemora mais um ano neste dia 6 de Janeiro, uma data que tem toda uma história curiosa e engraçada que envolve justamente o nome... ou melhor, o número que batiza este site. Você pode inclusive saber detalhes dela nos muitos links que postaremos lá no final deste texto.

Estamos completando doze anos de história, o que surpreende, tenha mais certeza que deixa a mim mais surpreso ainda. Chegamos ao ponto que fica completamente fora de mão de querer tentar resumir todas as vivências que eu e todo mundo que passou pelo editorial teve ao longo dessa década. Década? Mais que isso! Estamos a DOZE anos nessa empreitada se considerarmos só o site. Coloque um ano extra se você for da época que nos acompanhava quando éramos só uma comunidade no Orkut.

Doze anos tem muito significado. O primeiro é que se você está com a gente desde o começo já deve estar assustado como o tempo voa e a idade chega. Mas o significado principal é que atravessamos um longo período bem bonito de se acompanhar na Marvel - Cheio de altos e baixos nos quadrinhos, com a ascensão e glória nos cinemas, expansão e mais expansão nos cinemas e uma invasão da Marvel em outras mídias de tal forma que nunca antes foi imaginada quando começamos por aqui. Fizemos isso sempre com muito gosto, ininterruptamente e sempre testando novas formas de alcançar vocês, nossos leitores.

Assim como o seis sempre foi um número bem significativo pra gente, eu acabei considerando os nossos DOZE anos de vida uma data legal para se fazer algo simbólico também. Como os atentos já devem ter notado, sutilmente temos mudanças visuais no site - uma nova logomarca. Depois de dez anos com aquela imagem mais rotunda e cartunesca que eu ainda me orgulho de ter elaborado em 2008, achei por bem que era hora de tirar da prancheta umas ideias novas para uma logo diferente.



Desta vez, no entanto, eu preferi recorrer a ajuda de uma profissional para dar forma aquela ideia da minha cabeça e assim foi que a querida Thaissa Lages entrou nessa e criou a marca que vocês podem ver nessa postagem. Resumindo a história toda: (a) a primeira coisa que eu queria era dar todo o destaque aos números, mas sem abandonar o vermelho que virou padrão do site; (b) Depois, queria deixar mais subtendido a ideia de universo, mas podemos pensar em macro e microescalas, por isso os círculos dentro de círculos emulariam órbitas e planetas ou átomos; (c) Por fim, visualmente queria que pincelasse um pouco do uniforme do capitão universo, com uma pintada dos gráficos misteriosos do Hickman e até mesmo é possível ver um padrão "kirbyano" nela. É um padrão que se você voltar atrás verá em muitos lugares da Marvel esses círculos conectados. Foi algo que após muitas e muitas mexidas, chegou-se a um resultado que me deixou bem feliz com a versão final e espero que passe a mesma impressão pra vocês. E fica aqui meu agradecimento a Thaissa pelo trabalho e paciência nesse tempo.

Inicialmente, minha ideia era também trazer junto com a logo uma nova estrutura visual para o site, mas infelizmente não foi possível fechar esse novo template em tempo hábil. Contudo, as mudanças com a nova logomarca começaram a aparecer aos poucos por aqui, como também nas nossas demais redes sociais ainda ativas - Facebook, Twitter e Instagram (por sinal, já curtiu todas elas? Não deixa de compartilhar por lá também tudo do site, que é importante). Queria também já adiantar planos mais ousados para 2019, envolvendo outras mídias, mas acho que por agora vou deixar tudo no ar para evitar me comprometer e criar expectativas demais.

Fica aqui mais uma vez meu muito obrigado a todos que estão por aí sempre, os mais novos que gostaram e resolveram ficar e também aqueles que acabaram de chegar e curtiram o trabalho. Se o site tem esses tantos anos de vida aí é graças ao retorno de vocês, amigos!

Sérgio "Coveiro" Campos

-----

comments powered by Disqus