terça-feira, 13 de agosto de 2019

Disney desacredita no desempenho d'Os Novos Mutantes, mas aposta no Quarteto e X-Men pela Marvel Studios

Na tarde de hoje, o site Variety publicou mais um artigo relativo a certa insatisfação inicial da Disney com alguns dos filmes da FOX que já sairam sob sua tutela e - portanto, fariam parte dos lucros dos novos acionistas. Apesar de conter na maior parte dele apenas conversa de corredores de bastidores da indústria, as informações podem implicar um pouco no desempenho de algumas franquias. E isso inclui o filme dos Novos Mutantes adiado pela enésima vez agora pra 2020.



Quem viu o nosso artigo de semanas atrás, leu que os executivos - que ganharam voz nas palavras de Bob Iger, Alan Bergman, Alan Horn, dentre outros - destacaram o fato de as produções da Disney já fecharem um ótimo desempenho até agora no ano neste semestre. E ao mesmo tempo, destacaram que por conta das produções da FOX, citando especificamente o caso de Fênix Negra, houve uma queda dos ganhos quando comparado a média de 'lucro por filme'. Para um executivo que conversou sem ser revelado com a Variety, ele "nunca viu uma demostração de tapa público como aquela".

De todos os filmes que acabaram saindo já com distribuição da Disney até aqui, apenas 'Superação: O Milagre da Fé', que saiu em Abril, é considerado um filme lucrativo (medido pelos custos de produção e divulgação com ganhos de bilheteria). Ele fez $50 milhões custando apenas $14 milhões. Já X-Men: Fênix Negra, a comédia Stuber e A Arte de correr na chuva são classificados como 'flops'. No bom português, uns fiascos.

Para os investidores, Bob Iger e a chefe financeira da Disney Christine McCarthy, tiveram que dar boas justificativas na última reunião com o grupo. Em reação, os nomes de Horn e Bergman, veteranos da Disney, foram citados como aqueles que irão "redefinir a estratégias dos futuros de filmes da 20th Century Fox daqui pra fdrente e aplicar a mesma disciplina de 'padrão de qualidade' a qual se submentem as produções Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm (esta última, também sofreu puxões de orelhas recentes e mudou sua estratégia).

A ideia é que depois dos filmes já prontos e produzidos, o estúdios sofra uma retração nas suas produções e se foque apenas no que é de interesse da Disney. Seguindo a cartilha do estúdio, deve fazer menos e com mais qualidade.

Dos filmes que já estão produzidos e devem sair, foram citados no artigo o drama de um astronauta vivido por Brad Pitt chamado Ad Astra e o mais que adiado Novos Mutantes. Este último deve sair, de qualquer jeito, mas a Disney parece "pouco impressionada" nas palavras da Variety e sem esperanças depois do desempenho de Fênix Negra. Principalmente pela temática de horror que deve restringir bastante os números de bilheteria. Falando em restrição, os rumores é que apesar de Bob Iger garantir que Deadpool se manterá com censura 'R', há um esforço dos executivos em tentar ver como ele poderia se integrar mais dentro do universo PG-13 do Universo Cinematográfico da Marvel.

Resultado de imagem para marvel616 novos mutantes

Ainda assim, para os Inverstidores, a Disney vendeu uma ideia bem otimista de que a aquisição da FOX levará a finalmente terem filmes do Quarteto Fantástico e dos X-Men com a merecida qualidade, mas pediu para terem calma ainda com todo o processo de transição dos personagens chegarem lá. Pelo que o texto demonstra, Kevin Feige deve acabar correndo na fila com o Quarteto Fantástico e os mutantes por pressão da própria Disney em querer mostrar aos investidores que a aquisição valeu a pena.

Para os investidores, além das já esperadas franquias de Avatar e Planeta dos Macacos serem continuadas e irem além, Bob Iger chegou a citar 'reboots' de filmes como 'Uma noite no Museu', 'Esqueceram de mim', e 'Diário de um Banana'. São todos esses três filmes de notório sucesso entre a faixa etária que a Disney mais preza, o público infantil. De resto, uma lista grande de produções que incluiam Flash Gordon, Liga dos Extraórdinários, Megaman, The Sims Movie e Assassin's Creed 2, além de uma série animações, foram todos cancelados ou os direitos de projetos devolvidos para saírem em outras mídias. Esse é o caso de  Magic: The Gathering, que será uma produção dos Irmãos Russos e pelo que se sabe foi recém-adquirido pela Netflix.

É, para uma compra grandiosa como essa, a Disney vai ter que ter um pouco de paciência pra ter seu retorno e começar a ver que valeu tudo a pena. É bom Avatar 2 realmente mostrar que é muito mais que um filme de efeitos especiais em 2021, viu...

Coveiro

comments powered by Disqus